Os atendimentos na campanha “Natal com o nome limpo” desenvolvida em parceria da Águas de Manaus e Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) terminaram com um número expressivo de acordos firmados. O mutirão ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, na sede do Procon, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com o levantamento da Águas de Manaus, foram realizados 301 atendimentos, ao todo, resultando em 234 acordos. O número de conciliações ainda deve aumentar ao longo dos próximos dias. Isso porque a empresa se comprometeu a resolver as pendências dos outros 67 clientes. Parte deles necessita de vistorias nas residências para selar o acordo.

Há ainda um grupo de usuários que não conseguiu senhas para o atendimento no Procon, mas que foi cadastrado pelos funcionários da Águas de Manaus. A equipe da concessionária fará contato com estes clientes e agendará o atendimento nas lojas físicas da Águas de Manaus, oferecendo os mesmos moldes do acordo do ”Natal com o nome limpo”.

“Procuramos dar assistência a todos os clientes que nos procuraram e conseguimos atingir um percentual de conciliações satisfatório no decorrer da ação, com centenas de acordos firmados com a concessionária. Agora, vamos seguir no atendimento aos outros clientes. Vamos fazer os contatos e acredito que todos os casos pendentes terminem em acordo”, afirmou o gerente comercial da Águas de Manaus, Waldyr Vilanova.

Waldyr afirma ainda que as conciliações ocorreram de forma pacífica, já que os clientes definiram a melhor forma de pagar, sem exigência de parcelas pré-fixadas, valor mínimo ou taxa de entrada. “Sempre destacamos que quem define a melhor forma de pagar o valor das parcelas é o usuário. A ação foi muito positiva e a quantidade de acordos foi bem significativa”, destacou Vilanova.

Uma das pessoas beneficiadas na campanha foi a aposentada Geruza Braga. Moradora do bairro da União, na zona Centro-Sul, ela conseguiu resolver uma pendência que já durava dez anos. “Enfrentava um problema no meu imóvel desde 2008. Como eu me mudei dele há alguns anos, acabei deixando de lado. Mas, hoje, consegui resolver. Eu jamais havia conseguido parcelar algo nem em dez vezes sem juros. Aqui, consegui fechar um acordo com a Águas de Manaus em 98 parcelas. Saio muito satisfeita”, disse Geruza.

Outra pessoa que saiu da sede do Procon com o nome limpo foi o serigrafista Evaldo José, que acabou com uma dívida de seis anos. Ele já havia tentado acordo em outras oportunidades, mas sem sucesso. “Procurei a concessionária há uns dois anos atrás. Mas me fizeram uma proposta alta, pedindo entrada. Não tinha condições. Dessa vez, deu tudo certo. Consegui parcelar a dívida em 99 vezes e o atendimento foi muito bom, com pessoas compreensivas. Fiquei aliviado em resolver essa situação.”, disse Evaldo.

O gestor do Procon-AM, Jalil Fraxe, elogiou a postura da Águas de Manaus na ação. “Fomos muito bem recebidos pela Águas de Manaus e a campanha foi feita para beneficiar diretamente o consumidor. A concessionária de água era uma das empresas que mais recebíamos reclamações. E esses indicadores estão diminuindo. Já conseguimos uma melhoria nos acordos de conciliação com a empresa, que tem dado uma resposta ao consumidor. Essa campanha retirou o nome de centenas de pessoas do SPC e Serasa. Eles vão ter um melhor poder de compra nesse natal e entrar 2019 com o nome limpo”, disse.

As ações de negociações de débitos já são uma rotina para a concessionária nos atendimentos do programa itinerante ‘Vem Com a Gente’ que já contabilizam mais de 30 mil atendimentos em Manaus em pouco mais de três meses de atuação. Ao participar de campanhas como o ‘Natal Com Nome Limpo’, a Águas de Manaus reforça o compromisso com a capital amazonense e torna-se referência na resolução de pendências de usuários com a concessionária.