A Águas de Manaus reuniu-se, na manhã desta terça-feira (28), no Distrito Norte da concessionária, na Cidade Nova, com cerca de 50 representantes de associações de moradores e lideranças comunitárias daquela área da cidade. O encontro foi promovido para ouvir as solicitações da população, esclarecer dúvidas e definir uma pauta de demandas que possa atender as necessidades prioritárias por meio de um planejamento estratégico de trabalho.
A programação é mais uma etapa do projeto “Afluentes”, lançado no início de agosto pela concessionária para garantir a integração entre as associações de moradores e a empresa, estabelecendo um canal aberto de comunicação com a comunidade.  O programa já é realizado em diversas concessões da Aegea, que adquiriu a Águas de Manaus recentemente  e chega a capital Amazonense reconhecendo e valorizando os trabalhos realizados pelos líderes comunitários.
“A comunidade atendeu o nosso convite e compareceu. A reunião foi muito produtiva e dessa forma podemos criar uma pauta das demandas e estabelecer as prioridades para atender as necessidades de cada bairro, localidade e executar os serviços”, informou o gerente de Projetos Sociais da Águas de Manaus, Semyr Ferraz.
A parceria entre a população e a concessionária foi avaliada como positiva pelas lideranças presentes e já tem novo encontro marcado para acontecer, em  outubro próximo. Durante a reunião, todos se manifestaram com sugestões e propostas como o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Boas Novas, Valcimar Maciel, que agradeceu o convite da Águas de Manaus e destacou a interação da empresa com a comunidade:
“Agora está havendo uma participação direta da empresa junto com as comunidades dando condições para que as pessoas possam ter uma qualidade de vida melhor. A resposta tem sido mais rápida as nossa solicitações “, disse.
Já para o líder comunitário do bairro Alfredo Nascimento, José Filomeno Neto, o “Bebé”, “as coisas vão melhorar bastante no sistema de abastecimento da comunidade, que antes não tinha água na parte alta da localidade e agora já tem”. Outras propostas foram colocadas na agenda de trabalho da equipe de Projetos Sociais da Águas de Manaus.
Ação Conjunta
Além de um atendimento personalizado às lideranças comunitárias, realizado pela equipe de Projetos Sociais, as ações do programa incluem: visitas às associações de moradores; palestras nos bairros; e encontros com representantes da companhia. Os líderes são convidados para participar de eventos importantes para a comunidade às quais representam, como lançamentos e inaugurações de obras.
Entre os destaques do programa “Afluentes” estão os encontros mensais promovidos nas concessionárias com a presença da diretoria e de gerentes. Além de fazer um balanço dos investimentos e ações desenvolvidas na cidade, as reuniões são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, ouvir e oferecer uma resposta às solicitações da comunidade.
Interação
Programas socioambientais fazem parte do quadro de ações da Aegea Saneamento nas 49 cidades onde a empresa opera no Brasil, incluído Manaus.
Para os próximos cinco anos a empresa irá investir aproximadamente R$ 880 milhões, em projetos e programas de tratamento de água e esgoto na cidade.