Compliance

A Águas de Manaus busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades. Para divulgar e apoiar todas as iniciativas da empresa, estabelecemos um Programa de Compliance que promove uma cultura de integridade com base nos valores e no Código de Conduta da Aegea.

O Programa de Compliance é conduzido pela Gerência de Integridade e conta com o apoio de um Grupo de Gestão de Ética. Com a responsabilidade de avaliar e acompanhar as eventuais investigações, este grupo assume a tarefa de garantir a idoneidade de todo o processo realizado pelo Grupo Apurador.

Por meio de uma atuação pautada pela imparcialidade, o Grupo de Gestão de Ética também tem como objetivo assegurar o sigilo absoluto antes, durante e depois da conclusão das investigações, não permitindo que o denunciante sofra qualquer tipo retaliação.

A Águas de Manaus trabalha o Compliance baseado em três pilares que norteiam o sistema e promovem atitudes éticas e íntegras em nossa rotina.

PREVENÇÃO

DETECÇÃO

CORREÇÃO

Verifica os riscos iminentes ao negócio e estabelece políticas e procedimentos que contam com o apoio de comunicações e treinamentos constantes para colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

As suspeitas relatadas são apuradas com a finalidade de esclarecer os fatos e promover a verdade. O processo é conduzido com completa confidencialidade e respeito aos envolvidos.

É a consequência do segundo pilar – Detecção. As falhas identificadas ou as possíveis atitudes inadequadas devem ser corrigidas imediatamente e, quando cabível, uma medida disciplinar será aplicada.

Conheça mais sobre o Programa de Compliance da Aegea

Políticas e Princípios

Foram desenvolvidas políticas de Compliance, que regulamentam cada item com rigor de detalhes e os desdobram em várias regras práticas. O objetivo é deixar claro o que pode e o que não pode ser feito, pois são procedimentos que fazem parte da rotina das operações.

Uma agenda intensa de comunicação e treinamentos é feita permeando todas as localidades de atuação. Todos os colaboradores recebem um Código de Conduta impresso e têm acesso a materiais on-line, como vídeos de conscientização, para incentivar a adoção das práticas recomendadas.

Código de Conduta – Colaboradores
Código de Conduta – Parceiro de Negócio
Política de Cumprimento do Código de Conduta
Política Antissuborno e Anticorrupção
Política Antissuborno e Anticorrupção (versão resumida)
Política de Extorsão e Proibição de Pagamento de Facilitação
Política de Brindes e Hospitalidades
Política de Doações, Contribuições e Patrocínio
Política do Canal de Ética
Política de Consequências e Medidas Disciplinares

Canal de Ética

Reforçando sua atuação transparente e íntegra em todos os seus negócios, a Aegea estabeleceu um Canal de Ética. Por meio dele, colaboradores, fornecedores, usuários, autoridades, servidores públicos e demais públicos de relacionamento podem registrar, anonimamente, alegações e preocupações em relação a atitudes que violam o Código de Conduta e a legislação.

Os contatos são consolidados por empresa independente e encaminhados para análise do Grupo Apurador, composto por membros da Administração, que se reúnem mensalmente para avaliar as denúncias formalizadas. Com a finalidade de garantir a idoneidade de todo o processo realizado pelo Grupo Apurador, o Grupo de Gestão de Ética avalia e acompanha eventuais investigações.

Todas as denúncias são tratadas de forma confidencial e sigilosa, não trazendo qualquer exposição ao relator. Não permitimos qualquer forma de discriminações ou retaliações resultantes do fornecimento de informações, participação em investigações ou em processos decorrentes da apuração das denúncias. É simples, seguro e anônimo, e disponibiliza a opção de acompanhar o resultado de sua denúncia.

ATENDIMENTO TELEFÔNICO

ATENDIMENTO ONLINE

Ligue para o telefone 0800 648 6301 para ser atendido por um profissional da empresa Contato Seguro.

Acesse o site Contato Seguro, clique na opção “Faça aqui sua denúncia” e preencha os campos.