Dicas

Antes de anotar todas as dicas de economia de água é bom lembrar que a empresa responsável por tratar e levar a água para os moradores da cidade é a Águas de Manaus. A água desperdiçada não pode ser aproveitada nem por você, nem pelos outros e nem pela Águas de Manaus. Então quando alguém desperdiça todos perdem, inclusive a natureza!

Aqui você pode aprender a fazer a sua parte evitando desperdício e garantindo economia na conta de água! É importante saber: Nas contas de água todo o volume registrado pelo hidrômetro é considerado consumo e esse aparelho apura estes três fatores:

CONSUMO EFETIVO

DESPERDÍCIO

VAZAMENTO

O que é percebido como consumo real. Varia de acordo com as necessidades em cada domicílio

Perdas voluntárias durante as atividades domésticas e causadas pelo mau uso da água e por maus hábitos

Perdas involuntárias, geralmente não aparentes, em torneiras, sanitários, caixas d’agua e outros

Preste atenção nessas informações:

Saiba como identificar vazamentos:

Agora é hora de colocar em prática as dicas de economia e consertar os vazamentos encontrados. Assim você evita desperdício de água, colabora com a natureza e ainda reduz sua conta de água.

A construção do ramal interno do seu imóvel, responsável pela interligação da sua casa à rede de esgoto é de extrema importância para a sua saúde e higiene.

Ao ligar sua casa à rede coletora de esgoto, você também estará cumprindo o Código Sanitário de Manaus, que estabelece em seu artigo 14, § 2º, que onde houver redes públicas de água ou esgoto, em condições de atendimento, as edificações novas ou já existentes serão, obrigatoriamente, a elas ligadas e por elas respectivamente abastecidas ou esgotadas.

A ligação à rede de esgoto é obrigatória?

O que fazer com a fossa?

Por que a água da chuva e esgoto não podem ir pela mesma tubulação?

O que não jogar no esgoto?

Sim. Em locais onde já existem redes de esgoto disponíveis a ligação é obrigatória, conforme a Lei Federal 11.445 e o Código de Postura do Município, formado pela Lei 392/97.

Quando você ligar seu imóvel à rede de esgoto, a sua fossa séptica deverá ser totalmente esgotada e aterrada. A extinção da fossa é de responsabilidade do cliente.

A rede de esgoto não é dimensionada para escoar água da chuva. Uma ligação desse tipo pode sobrecarregar a tubulação, causando seu rompimento e retorno da sujeira para dentro do seu imóvel.

Para que não ocorra entupimento e refluxo de esgoto para dentro do seu imóvel, objetos como fraldas, absorventes, preservativos, restos de alimento, entre outros não devem ser lançados no vaso sanitário, pias ou ralos.