Conheça a estrutura de esgotamento sanitário em Manaus

Uma conexão, inúmeros benefícios!


A Águas de Manaus chegou na cidade em 2018 e vem expandindo a rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário na capital amazonense. Hoje, já são mais de 600 quilômetros de redes coletoras, associadas a mais de 60 Estações de Tratamento (ETEs). Conheça mais sobre nossos serviços.

E você? Já conectou o seu imóvel à rede de coleta de esgoto?

Veja a importância de conectar sua residência na rede de coleta de esgoto

Entenda o que é
Saneamento Básico:
confira os vídeos

Com a chegada da coleta e o tratamento de esgoto em seu imóvel, você terá uma série de benefícios:

Evita Doenças

Doenças com maiores incidências devido à falta de saneamento: Hepatite A, Leptospirose, Disenteria, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, agravamento das epidemias de Dengue e Zika.

Diminui a Poluição

Em locais onde não há saneamento, os esgotos sanitários e o lixo doméstico são jogados nos rios sem qualquer tratamento.

Valoriza o Imóvel

Um imóvel conectado à rede de esgoto vale mais. Imóveis em bairros similares, mas que se diferenciam pelo acesso ao saneamento, têm grandes variações de valor. Os ligados às redes de coleta de esgoto e distribuição de água são quase 14% mais valorizados.

Menos Desigualdade

Esgotos correndo a céu aberto, ligações ilegais na canalização que contaminam a água e lixo sendo jogado em locais inapropriados contribuem para a proliferação de doenças e pioram a desigualdade social.

ete

Quanto mais residências conectadas às redes de esgoto, maior será a qualidade de vida em Manaus

 A importância
do esgoto tratado


A água é um bem natural finito. Apesar de morarmos na maior bacia hidrográfica do planeta, precisamos preservá-la para as próximas gerações. A água é utilizada em vários momentos de nosso cotidiano: Lavar as mãos, tomar banho, lavar louça, roupas e usar a descarga do vaso são ações do nosso dia a dia.

Toda água utilizada em algum destes momentos vira esgoto e, se não tiver a destinação correta, vai poluir o meio ambiente, se acumular nas ruas, ser despejada nos rios e igarapés de maneira incorreta e trazer uma série de outros prejuízos. Para que isso não aconteça, o serviço de esgotamento sanitário é necessário.

As redes de coleta e as estações de tratamento garantem que os efluentes sejam despoluídos antes de voltar para a natureza. E isso vai prevenir doenças, melhorar a saúde pública colocar Manaus em um patamar de qualidade de vida digna de uma metrópole. 

menina

Saiba mais sobre a importância de conectar sua casa na rede de esgoto

O esgoto é formado pela água que, após a utilização, tem as suas características naturais alteradas, tornando-se imprópria para o uso por conter matéria orgânica (fezes, urina, gorduras, resíduos do banho, etc) vindo da descarga e ralos da sua casa.

O esgoto pode ter origem doméstica, ou seja, aquele que é produzido pela utilização de água em atividades do dia a dia de uma residência, como lavagem de peças de roupa e de utensílios de cozinha, limpeza de cômodos, banho, descarga de vasos sanitários e outros. A água que escorre pelos ralos de estabelecimentos comerciais e de indústrias também cai na rede de esgoto e deve ser transportada para receber o devido tratamento, por meio das tubulações.

São as tubulações que ligam à rede de esgoto todas as descargas da casa: vaso sanitário, ralo do chuveiro, pias e tanque de lavar roupas.
*Atenção: a água de chuva que vem das calhas, da varanda ou do quintal não deve ser ligada à rede de esgoto.

Quando o imóvel está ligado à rede de coleta e tratamento de esgoto, toda a água que utilizamos desce pela rede interna da casa, segue pela rede de coleta que passa na rua e vai para uma Estação de Tratamento de Esgoto. De lá, a água resultante pode ir para o meio ambiente sem causar poluição ou ser usada como água de reúso.

Remover os poluentes da água previamente usada pela população, de forma a devolvê-la aos corpos hídricos em boas condições e de acordo com os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais. Para tanto, foram criadas as ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto. Além disso, obter benefícios ambientais, sociais e a melhoria nos índices de saúde da população.

Ao deixar as casas, o esgoto é encaminhado por tubulações para as redes coletoras e o destino final é a ETE. Nesses locais, ele passa por diversos processos químicos, físicos e/ou biológicos, que garantem a retirada dos poluentes de forma eficaz. Isso é importante para garantir a sustentabilidade desse recurso, que é finito, para todos os seres vivos que dependem dele, bem como oferecer melhores condições de vida para as pessoas.

O tratamento do esgoto consiste em devolver a água utilizada pela população para a natureza com nível próximo a 90% de pureza:
• Entre as várias etapas do tratamento, ocorrem a remoção de materiais grosseiros, como objetos sólidos  (papéis, plástico e outros), areia e gordura.
• Depois disso, os resíduos de areia e de gordura são retirados.
• Já sem sólidos visíveis, o esgoto é enviado para o tratamento biológico no tanque de aeração. Lá, ele é exposto à ação de seres microscópicos, que promovem reações bioquímicas e condensam em flocos de lodo a matéria orgânica que até então estava dissolvida no efluente. Depois do tratamento biológico, o líquido é submetido a um processo de decantação, onde o lodo é separado da parte líquida. O lodo produzido é desidratado e levado para um aterro sanitário. Já o esgoto clarificado e tratado é devolvido para o meio ambiente.

Entenda o sistema de tratamento de esgoto

coleta e tratamento de esgoto
A Águas de Manaus

O sistema de esgotamento sanitário da Águas de Manaus possui uma extensão superior a 500 quilômetros de redes coletoras associadas a 60 estações de tratamento de esgoto.

lab

© Copyright 2022  - Águas de Manaus - Todos os Direitos Reservados.