Notícias

Ver notícia

Estrutura ocupa área de 20 mil metros quadrados, e vai reduzir a emissão de carbono (CO2) em mais de 2,6 toneladas métricas por ano.

 

Manaus ganhou, nesta quinta-feira (02), a maior usina de energia fotovoltaica (energia solar) da região Norte do Brasil, na modalidade de Geração Distribuída. A unidade vai gerar 3,7 GWh por ano. Este volume de energia limpa reduz a emissão de 2,6 toneladas métricas de carbono (CO2). O número se iguala ao volume de carbono produzido por 560 automóveis em um ano e tem um efeito semelhante ao de um plantio de 43 mil árvores nativas.

A energia fotovoltaica é limpa e renovável, já que é produzida totalmente a partir da luz solar. Além disso, é uma opção silenciosa, resistente e que traz baixo impacto ambiental nos locais onde é instalada. A maior usina solar da região Norte ocupa uma área de 20 mil metros quadrados na BR-174, no ramal da Fazenda Esperança e possui 2,55 MWp de potência instalada. Oito inversores e 4.960 placas solares formam o complexo energético.

A usina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, a Brasol, empresa do grupo Siemens e a Expertise Energia.  O evento de inauguração contou com a participação dos titulares da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Ebenezer Bezerra, do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Ferreira, e da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água) da Prefeitura de Manaus, Arone Bentes, além de representantes do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE).

“Parabenizo pela iniciativa, pelo avanço, pelo compromisso com o meio ambiente. A Prefeitura fica muito feliz de ver esse investimento da Águas de Manaus. Isso serve de exemplo e referência para que outras empresas da iniciativa privada adotem essa energia limpa”, destacou Ebenezer Bezerra.

ENERGIA LIMPA

Inicialmente, o complexo de energia limpa irá atender 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense. A Ageman e a UGPM-Água vão acompanhar a operação.

O grupo Aegea, do qual a Águas de Manaus faz parte, assumiu no ano passado uma meta de reduzir 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, em uma operação inédita para empresas de saneamento no Brasil.

“Estamos investindo em ações sustentáveis na maior cidade da Amazônia. É um motivo de muito orgulho integrar essa parceria com a Prefeitura de Manaus”, destacou o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.

Energia fotovoltaica

Mas, afinal, o que é energia fotovoltaica? Ela é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a luz solar para gerar eletricidade, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será também a quantidade de eletricidade produzida. O sistema de captação não causa impactos ambientais na natureza e tem uma vida útil de alta durabilidade. A tecnologia é uma das mais avançadas no quesito de fontes renováveis de energia.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Manaus oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Águas de Manaus Saiba mais
Águas de Manaus

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.