Notícias

Ver notícia

Programa oferece 50% de desconto em faturas; Manaus é capital brasileira com mais cadastros.

 

Manaus é a capital brasileira com mais cadastros na Tarifa Social, benefício que oferece à população mais vulnerável um desconto de 50% nas contas de água e de esgoto. Recentemente, o número de famílias cadastradas no projeto que, na cidade, ganhou o nome de Tarifa Social Manauara, chegou a 114 mil na capital, o que significa que, hoje, aproximadamente 500 mil pessoas têm acesso ao benefício na cidade.

Desde a chegada da água tratada à Comunidade das Flores, zona Norte da capital amazonense, em setembro do ano passado, a população que mora no local também foi cadastrada na Tarifa Social. A autônoma Isonete Bastos, de 34 anos, comemora a nova realidade. “O meu maior sonho era poder abrir a torneira e ter água. Parece ser uma coisa simples, mas, pra gente, é algo muito importante. É uma vitória”, resume.

Para ela, ter o desconto de 50% ajudou na divisão das contas da casa. “A tarifa é muito boa para a gente pagar, pelo preço, porque, às vezes, as condições financeiras pesam, ainda mais quando você tem filho. Esse benefício nos proporciona manter as contas em dia. Isso sem falar que a tarifa mostra o quanto a gente consome, então é uma forma até de ajudar que a gente evite o desperdício de água”, acrescenta.

Passo a passo

Para se cadastrar e se tornar beneficiário, o titular da conta precisa apenas estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, com o Bolsa Família. Após a solicitação, as equipes da empresa realizam análise dos dados para a liberação do benefício. A família passará a ter o desconto de 50% no valor da fatura, desde que não ultrapasse o consumo de 15 mil litros de água por mês.

Quem deseja solicitar o benefício precisa apenas comparecer em qualquer ponto de atendimento ao cliente nos PACs e na loja física da concessionária, na Avenida Leonardo Malcher, 1237. A adesão ao programa é simples e de forma gratuita, com a apresentação do cartão Bolsa Família, documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.

Ao se cadastrar, o cliente obtém 50% de desconto no pagamento da tarifa, pois o benefício recai sobre a primeira faixa de consumo, que automaticamente é estendida de 0 a 10 metros cúbicos para 0 a 15 metros cúbicos por mês. Isso representa 15 caixas de mil litros de água. Os dados estão à disposição dos usuários na própria fatura mensal, em cumprimento à Lei nº 2.001, de 26 de junho de 2015, Art. 1.º.

“Esse é um mecanismo que leva dignidade a essas pessoas, para elas receberem uma conta que conseguem pagar, recebendo um serviço de qualidade. Além disso, a nossa ampliação do esgotamento sanitário em Manaus já começa a chegar a esses locais, como está ocorrendo, de forma pioneira, no Beco Nonato, no bairro da Cachoeirinha”, aponta o Relações Institucionais da Águas de Manaus, Semy Ferraz.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Manaus oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.