Notícias

Ver notícia

A exposição iniciou na última sexta-feira (03) e é uma parceria da Águas de Manaus com a Prefeitura Municipal de Manaus.

 

Um dos temas mais discutidos na atualidade, a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação dos recursos naturais, será abordado durante a exposição “Água Viva, Mundo Vivo”. A ação é uma parceria da Águas de Manaus com a Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e irá disponibilizar atividades lúdicas e interativas com o público no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no shopping Manauara.

A exposição ganhou o pontapé inicial nesta sexta-feira (03), com visitação de alunos do ensino infantil da Escola Municipal Adelaide Tavares. A ação foi elaborada como forma de sensibilizar e reforçar sobre a importância da água para a vida. O tema foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Água, que é celebrado no próximo dia 22 de março.

Diante da importância e da relação que a concessionária tem com o tema água, a Águas de Manaus leva para o espaço alguns itens do Museu Estação Fonte do Saber, criada em 2022, e que funciona na sede da empresa. Através das atividades, o público tem contato com o ciclo da água em um ambiente que simula um laboratório de ciências.

“Esta é uma grande oportunidade de oferecermos conhecimento sobre o tema que é tão importante, tanto para o presente como para o futuro da nossa sociedade. Nosso maior objetivo é colaborar com a sensibilização ambiental e com civilidade do público. Água é vida e temos que cuidar para que esta vida seja mantida com saúde”, destacou Semy Ferraz, relações institucionais da Águas de Manaus.

Parceira da Águas de Manaus, a coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, destaca a importância do uso consciente deste recurso natural, a fim de cuidar das fontes de água como forma de garantir a preservação do meio ambiente e da saúde da população.

“Em nossas Ocas trabalhamos diariamente este tema, pois sabemos da importância em conscientizar os menores para que eles reproduzam todo conhecimento adquirido em casa. É uma cadeia de informações e mudanças de atitude que não pode ser quebrada”, afirmou a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, Érica Kelly Amorim.

Quem visitar o espaço terá a oportunidade de conhecer e interagir com os instrumentos disponibilizados. Dentre eles estão:

Estação de geração de energia elétrica: Com uma bicicleta, o visitante pelada para gerar energia suficiente para acionar bombas que levarão água até as caixas d’água do Teatro Amazonas. A ideia é tornar evidente o alto consumo de energia nas unidades de tratamento de água e esgoto.
Hidrômetro: Os visitantes conhecerão o equipamento que mede o consumo interno das residências, despertando a consciência para uso correto da água, bem como o acompanhamento através do instrumento.

Diorama com painéis explorando a arte RGB: Aqui o objetivo é mostrar o papel e a importância da participação da população nos processos de preservação da vida no planeta. Neste espaço, os visitantes poderão visualizar paisagens conflitantes da cidade de Manaus, com ou sem tratamento de esgoto.

Além dos equipamentos de interação, haverá ainda distribuição de gibs e exibição de vídeo educativos.

Funcionamento

A abertura da exposição ocorre no dia 03 de março, às 14h. A visitação, de segunda a sexta-feira, tem entrada gratuita , com horário das 10h às 22h, no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM, no piso Açaí do Manauara Shopping). O público poderá conferir a mostra até o dia 28 de março.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Manaus e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Manaus.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro das obras, manutenções e paradas programadas realizadas pela Águas de Manaus.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.