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Após nove meses da gestão da Aegea Saneamento à frente dos serviços de água e tratamento de esgoto na cidade, através da concessionária Águas de Manaus, melhorias importantes já impactam no dia a dia da população. O tempo de execução dos serviços que são solicitados da empresa reduziu em relação ao primeiro semestre de 2018.
Atualmente, as solicitações para correção de vazamentos e falta de água estão sendo resolvidas com maior agilidade, em menos de 24 horas após a situação chegar ao conhecimento da concessionária. As equipes da empresa atuam diariamente nas ruas da capital, em três turnos. A concessionária realiza, mensalmente, mais de 3 mil serviços na cidade.
Segundo dados das Gerências de Serviços e de Operações da Águas de Manaus, até o ano passado, o tempo médio de resposta para os atendimentos girava em torno de 39 horas corridas. Atualmente, este prazo foi reduzido para 12 horas. Já o tempo de reparo de vazamento de água caiu para 15 horas corridas. Os serviços de manutenção em redes de esgoto são concluídos, hoje, em uma média de 18 horas.
De acordo com o Gerente de Operações, Leonardo Menna, o principal motivo para a redução é o trabalho das equipes nas ruas, que se revezam em três turnos, no intuito de causar menor transtorno aos moradores. “A redução do tempo de atendimentos é evidente. As equipes que vão para as ruas são compostas de profissionais capacitados para resolver qualquer tipo de problema. Eles foram divididos em três turnos para melhor atender a cidade. A Águas de Manaus está 24h em campo, para resolver as demandas em todos os bairros que atendemos”, destaca.
Neste período, os bairros com maiores demandas de serviços estão localizados nas zonas Sul e Oeste. Entre eles os bairros da Cachoeirinha, São Raimundo e Raiz. Todos foram visitados pelas equipes do projeto de atendimento itinerante “Vem com a Gente” nos últimos meses. “Nestes casos, não são demandas só de vazamentos, mas de falta de água, novas ligações e outras. Estamos trabalhando para melhor atender nossos usuários”, afirma Leonardo Menna. Outros bairros localizados nas zonas Norte e Leste também demandam bastante serviços da concessionária. Todos vem sendo solucionados após o registro de ocorrências na central de atendimento da empresa.
PARCERIA COM AS COMUNIDADES – A Águas de Manaus também recebe muitas demandas que chegam até a empresa através dos líderes comunitários, que fazem parte no programa “Afluentes”. No projeto, as lideranças informam os problemas detectados diretamente às equipes da Águas de Manaus, através de grupos de Whatsapp. Isso proporciona uma solução mais rápida ao problema. O líder comunitário do Jorge Teixeira, 1ª etapa, Edvan Alves confirma que o tempo de execução do serviço da Águas de Manaus melhorou nos últimos meses.Ele também se diz satisfeito com a parceria proposta pela empresa de aproximação com os líderes comunitários, garantindo assim a resolução das demandas em tempo hábil e dando maior atenção aos moradores. “Temos algumas demandas na questão do vazamento e asfalto no bairro, mas o tempo de atendimento da Águas de Manaus melhorou consideravelmente, principalmente em relação ao feedback que temos do setor operacional da empresa. Nós recebemos a reclamação dos moradores, informamos a empresa e temos essa resposta imediata. Essa parceria melhorou muito a nossa vida”, concluiu.
TECNOLOGIA – Para facilitar os trabalhos em campo, a concessionária também vem investindo em novos equipamentos. Recentemente, a Águas de Manaus passou a utilizar uma máquina chamada valetadeira, que tem muita utilidade em obras com limitação de espaço, como por exemplo intervenções em becos e calçadas. Ela abre valas profundas com precisão, agiliza as obras e ainda oferece maior segurança aos colaboradores da empresa. A produtividade do equipamento é superior ao de uma retroescavadeira tradicional, chegando a triplicar a produção nos canteiros de obras e a reduzir o tempo de execução destas intervenções.
IMPORTÂNCIA DO REGISTRO – O primeiro passo para qualquer pessoa que deseja solicitar um serviço da Águas de Manaus é procurar um dos canais oficiais de relacionamento da empresa. É somente após o registo da ocorrência que o serviço pode ser realizado. Alguns deles podem ser acionados 24h por dia, como o SAC 0800 092 0195, o site www.aguasdemanaus.com.br e o aplicativo “Águas APP”, disponível gratuitamente para smartphones IOS e Android.
A concessionária também possui pontos de atendimento nos PAC´s Alvorada, Compensa, Cidade Nova, São José, shopping Cidade Leste e Via Norte, além da loja central, localizada na rua Leonardo Malcher, 1237. Os atendimentos nos pontos físicos funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. A loja da Leonardo Malcher também funciona aos sábados, até o meio-dia. O cliente ainda pode procurar as vans do programa itinerante “Vem com a Gente”, que atualmente estão no bairro Lírio do Vale, na zona Oeste. Serviços como renegociação de débitos, cadastro na tarifa social e troca de titularidade de conta também podem ser solicitados nos pontos físicos da empresa.