Notícias

Ver notícia

Unidades do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, agora contam com pias públicas instaladas pela concessionária Águas de Manaus. As estruturas foram pensadas para atender às necessidades de higiene dos profissionais da saúde que estão diariamente nas ruas da cidade, atendendo diversas ocorrências.

As pias seguem o mesmo padrão das que foram instaladas em espaços públicos nos últimos meses, contando com o acionamento por pedal, além de dispensador de sabão e cartaz informativo com o passo a passo da higienização correta das mãos.

As pias estão nas unidades do Samu da Compensa, Alvorada, Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte e na Avenida Autaz Mirim, na zona Leste de Manaus.

Agora, Manaus conta com 19 pias instaladas em pontos estratégicos e espaços públicos em diferentes zonas da cidade: Manaus Moderna (2), Praça da Matriz (2), Praça dos Remédios (2), Praça da Saudade, Praça Chile, Praça Nossa Senhora de Nazaré, Praça da Polícia, Praça do Congresso, Rua Ferreira Pena, praça do Fórum Henoch Reis na Av. Paraíba, sede da Águas de Manaus e nas unidades do Samu. Além das torneiras, a empresa também disponibiliza o sabão para a lavagem das mãos.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Manaus visa atender a população no período de enfrentamento à pandemia. Por isso, a concessionária orienta os moradores da capital e frequentadores das praças a zelar pelo patrimônio público, garantindo a continuidade desse serviço gratuito.

“Iniciamos esse trabalho no pico da pandemia, para garantir que todos tivessem acesso a água tratada, para se prevenir da doença. Logo em seguida, recebemos um pedido para instalação no Samu e prontamente atendemos. Os profissionais que atuam nessas unidades estão diariamente nas ruas, em uma função que ajuda a salvar muitas vidas. Por isso, eles também merecem a atenção da concessionária. Montamos a mesma estrutura utilizada nas praças, onde as pessoas conseguem acionar o sistema de água sem tocar efetivamente no local, fazendo a higiene das mãos sem o risco de contágio da doença”, disse Luiz Couto, diretor-executivo da Águas de Manaus.

O diretor-técnico do Samu Manaus, Domício de Melo Magalhães Filho, destacou a importância do equipamento para as equipes que chegam de um atendimento e podem realizar toda a assepsia antes de adentrar a unidade. “As quatro bases que ganharam a nova pia são as bases das equipes que atendem o chamado de suspeitas da Covid-19, então é muito estratégico termos esse equipamento aqui, para que possamos descartar todo o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e já realizar a higienização do corpo e assim estar apto aos próximos atendimentos”, disse.

 

Titular da secretaria Municipal de saúde (Semsa), Marcelo Magaldi também celebrou a parceria. “O Samu 192 é um serviço de excelência na cidade de Manaus e tem cumprido a dura missão de atender as pessoas suspeitas de Covid-19. No mês de abril, o serviço chegou a atender a mais de cem chamados de pacientes com suspeita de contaminação do vírus, foi um mês muito duro para todos. Firmar parceria com a Águas de Manaus vem somar no auxílio e proteção desses profissionais que tanto se dedicam a população”, ressaltou Magadi.

Diretor-executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto, formalizou a entrega das pias ao secretário municipal de saúde Marcelo Magaldi. Diretor da Ageman, Fábio Alho, também esteve presente

 

 

VIGILÂNCIA– As primeiras pias foram instaladas no fim do mês de abril. Após atos de vandalismo e furto dos equipamentos registrados logo após a instalação, a concessionária atuou com a reposição das pias furtadas. Para minimizar a depredação das torneiras, a Águas de Manaus começou a monitorar a manutenção dos equipamentos através de rondas diárias de segurança. A Guarda Municipal também reforça a vigilância dos equipamentos e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) solicitou o suporte da Polícia Militar.

 

“Essa parceria entre concessionária e o poder público vem rendendo muitos frutos. Estamos atendendo as pessoas mais vulneráveis durante a pandemia. São todas iniciativas importantes e que somam esforços no sentido de dar maior controle dessa pandemia na cidade de Manaus”, comentou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

 

A Águas de Manaus reforça que qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa ou denúncia de vandalismo das pias, deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP. A população também pode fazer denúncias sobre depredação e vandalismo às autoridades policiais.

 

LAVAR AS MÃOS –  Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, viroses e o novo coronavírus.

 

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, com a lavagem das mãos com água e sabão, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Também é necessário evitar abraços, apertos de mãos e beijos no rosto.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro das obras, manutenções e paradas programadas realizadas pela Águas de Manaus.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Teste de Formulário Saiba mais
Teste de Formulário

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido