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A Águas de Manaus vem trabalhando para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 na cidade, através de ações em parceria com o poder público e organizações da sociedade civil. A concessionária está entregando, ao longo da semana, mil cestas básicas e 12 mil copos de água tratada para pessoas em situação de vulnerabilidade, através de parceiros da empresa.
As primeiras doações foram repassadas, na tarde de terça-feira (26) ao Fundo Manaus Solidária da Prefeitura de Manaus, que ficou com 500 cestas e 250 caixas com 6 mil copos de água potável. A outra metade do volume de doações será entregue para instituições de todas as regiões da cidade nos próximos dias.
O gerente de responsabilidade social da Águas de Manaus, Semy Ferraz, reforçou que a empresa tem feito todos os esforços para prestar um serviço essencial no combate a Covid-19 e ajudar, na medida do possível, a mitigar os impactos na vida dos que mais precisam. “A água tratada que produzimos tem um papel fundamental na batalha que a cidade trava contra a doença, já que a principal recomendação contra o coronavírus é a higiene constante das mãos. Nossas equipes seguem trabalhando para que a cidade continue recebendo água de qualidade nas torneiras. E através de parceiros como a Prefeitura, estamos unindo forças para que outros efeitos da pandemia não sejam sentidos pela população mais necessitada neste momento”, destacou Semy.
A vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Fabíola Ribeiro, agradeceu a ação realizada pela concessionária e lembrou que, no período da pandemia da Covid-19, a entidade está à disposição da sociedade para receber doações. “É um gesto muito nobre por parte da empresa. Uma das coisas que as famílias em vulnerabilidade mais precisam neste momento de pandemia são alimentos. As doações feitas pela Águas de Manaus são fundamentais para que a gente consiga acolher as pessoas que mais precisam”, reforçou Fabíola.
INTEGRAÇÃO – A Águas de Manaus também fará outras ações enquanto a pandemia durar na cidade. Desde o início dos casos de Covid-19 no Estado, a empresa tem se movimentado para combater a disseminação da doença, seja entre seus próprios colaboradores ou com a sociedade em geral.
Através de outra parceria com a Prefeitura, a concessionária está revitalizando 13 pias em espaços públicos, que foram instaladas no ano passado em locais como as praças da região central. Os equipamentos foram alvo de vandalismo, mas, desde a semana passada, passam por reformas, para possibilitar que todos e em especial pessoas em situação de rua reforcem a higiene e, assim, também evitem a propagação do novo coronavírus. Unidades do SAMU também receberam pias, que seguem sendo utilizadas diariamente pelos socorristas.
A Águas de Manaus também está fornecendo diariamente 70 mil litros de água com hipoclorito concentrado, que estão sendo utilizados pela Prefeitura na sanitização de pontos de grande circulação de pessoas, como feiras, mercados e terminais de ônibus. A concessionária utiliza o hipoclorito concentrado em larga escala no processo de tratamento de água e abastece os caminhões pipa com a solução diretamente na geradora de cloro do Complexo da Ponta do Ismael, na Compensa. Mais de 50 pontos da cidade já foram sanitizados através dessa parceria.
MOVIMENTO – Ao longo do ano passado, a Águas de Manaus efetuou a doação de mais de 60 mil EPI´s para profissionais que atuam em unidades de saúde do Governo e da Prefeitura e 4 mil máscaras de tecido para entidades comunitárias. Em uma parceria firmada com o Unicef, a Águas de Manaus distribuiu kits de higiene entre 25 instituições de caridade e associações comunitárias, que beneficiaram mais de 7.200 pessoas.
A concessionária também suspendeu os atendimentos presenciais nos PAC´s e lojas desde março de 2020, para evitar aglomerações e reforçou seus canais virtuais e passou a disponibilizar o atendimento de porta em porta, para que seus clientes possam resolver pendências sem sair de casa. Desde a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no Amazonas, a empresa implementou o regime de trabalho em home office para evitar riscos de contaminação nas unidades, que foram certificadas pelo selo Safe Guard Covid-19 que atestam as medidas preventivas tomadas pela companhia. Os colaboradores que precisam manter os serviços nas ruas da cidade recebem EPI´s e reforço diário de orientações sobre como se proteger da doença.