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A concessionária de Águas de Manaus recebeu hoje, dia 12 de dezembro, o Selo Empresa Amiga da Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) pelo volume de acordos judiciais firmados com seus clientes. Em 2019, a concessionária realizou mais de 4 mil audiências para sanar ações envolvendo pendências como desabastecimento e autoconsumo. Vale destacar que cerca de 80% delas eram referentes a gestões passadas. A Águas de Manaus começou a operar na cidade em junho de 2018 e adotou uma nova postura com seus clientes.

 

De acordo com a Gerente do Setor Jurídico da Águas de Manaus, Carolina Gregório, as 4 mil audiências ocorreram entre os meses de maio até novembro deste ano. Neste ano, mais de 2,5 mil acordos com os consumidores já foram realizados. “Com a postura da empresa, durante o mutirão de realizar mais de 53% de acordos, conseguimos reforçar nossas defesas e subsídios, após ajustes internos, aumentando o número de desistências das ações e improcedências”, destaca.

 

O Selo Empresa Amiga da Justiça é concedido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e possui relação com a quantidade de acordos firmados no âmbito do judiciário estadual. “Esta premiação tem total relação com o volume de acordos firmados, além das visitas que fizemos a cada magistrado apresentando a empresa, das ações realizadas e dos projetos para beneficiar a população nos próximos anos. Este reconhecimento é importante pois muda a percepção do judiciário da empresa, que está aqui para resolver, se aproximar do cliente, implementar meios administrativos de resolução dos conflitos e só encaminha à esfera judicial os assuntos críticos e que merecem debate. É uma conquista inédita do grupo”, diz Carolina.

 

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, o selo reforça a nova postura da empresa com a população da cidade. Ele destaca uma série de melhorias que a empresa tem promovido através deste bom relacionamento. “Um de nossos pilares desde que chegamos em Manaus é o de se relacionar bem com a população da cidade. Isso tem ajudado a melhorar o nosso serviço diariamente, seja através dos nossos programas como o Vem com a Gente, que vai de bairro em bairro oferecendo nossos serviços e promovendo melhorias, ou com o Afluentes, que fez um canal direto com lideranças comunitárias para receber demandas. Também promovemos ações como o ‘Manaus no Coração’, oferecendo projetos educacionais, culturais, capacitações profissionais e adoção de espaços públicos”, disse o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis.

 

Durante a cerimônia, o presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões de Oliveira, elogiou a postura das empresas premiadas. Além da Águas de Manaus, outras cinco empresas foram agraciadas com o selo. “As empresas parceiras têm respondido nosso chamado e a sociedade aplaude, porque a Justiça tem chegado onde nunca chegou. Essas empresas, que agora são premiadas, representam a pacificação social e isso nos anima muito”, destacou Yedo.

 

O diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, recebeu o prêmio das mãos do  presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões.  Foto: Raphael Alves/TJAM

 

CREDIBILIDADE – O selo Empresa Amiga da Justiça está alinhado ao Pacto pela Medição, no qual o TJAM pretende suscitar políticas públicas para o tratamento adequado de conflitos de interesse. O selo foi lançado com o objetivo de convocar grandes litigantes em uma mobilização para que, em curto e médio prazo, as empresas sugiram medidas destinadas a solucionar conflitos com sua clientela.  A implantação do selo Empresa Amiga da Justiça está sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Outro ponto positivo para as empresas que aderirem ao selo é poder ter sua marca fortalecida a partir da obtenção do título.  Pela proposta inicial, a concessão do selo se dará após assinatura do termo de compromisso público, entre a empresa e o TJAM, para a redução de litígios judiciais e para viabilização de meios adequados para resolução de conflitos. A manutenção do selo se dará após avaliação semestral dos resultados alcançados, tendo a empresa obtido o percentual de redução acordado em ao menos um trimestre dos dois que compõem o semestre.

 

Para fins de manutenção do selo, de acordo com o TJAM, serão considerados apenas o percentual de redução de novos processos acordados e a implementação de uma política de tratamento adequado de conflitos no âmbito extrajudicial, bem como a participação em ações promovidas pelo tribunal para soluções massivas de litígios.

 

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