Notícias

Ver notícia

Evento na sede da Águas de Manaus teve debates sobre o tema.

Um novo compromisso pela preservação da Amazônia, envolvendo poder público e empresas privadas, foi oficializado nesta quarta-feira (04), com o lançamento do Movimento Impacto Amazônia. A iniciativa do Pacto Global da ONU foi apresentada pela primeira vez no Brasil em um evento na sede da Águas de Manaus, uma das empresas que participam da mobilização.

As agendas de saneamento básico e segurança hídrica foram discutidas em uma série de painéis. A programação contou com falas da ONU, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Unicef, Águas de Manaus, Eletrobras, BID Invest, Coca-Cola do Brasil e de outras organizações com atuação em todo o país.

“É importante envolver a sociedade, grandes formadores de opinião, empresas. É um ecossistema que tem consequências positivas quando trabalhado junto e com um objetivo comum. A Águas de Manaus participa ativamente deste movimento. Nós somos prestadores de serviço e levamos água potável e tratamento de esgoto, então entendemos que temos muito a contribuir e também a aprender para que, cada vez mais, a cidade tenha qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil a ter como foco uma região.

“Manaus está dentro do principal bioma regulador climático do mundo, inclusive a região possui o maior reservatório de água do mundo. É emblemático a gente fazer o lançamento no Brasil do Movimento Impacto Amazônia aqui. Agradecemos a Águas de Manaus por ter sediado o evento e pela parceria”, afirma Camila Valverde, diretora do Pacto Global da ONU no Brasil.

As empresas que aderirem ao Movimento assumem o compromisso de, até 2030, implementar iniciativas e projetos que assegurem que a operação e a cadeia de valor da companhia não contribuam com o desmatamento e promovam ações para manter a floresta em pé.

“Esse é um evento importante. A gente conseguiu unir a comunidade para olhar o tema da água de forma mais profunda, transversal. Foi importante essa linguagem que foi trazida para o evento, com a participação dos especialistas. Teve muitas pitadas criativas e ao mesmo tempo que faz com que a gente pense no futuro”, destacou João Carlos dos Santos, especialista em Agricultura Sustentável da Coca-Cola do Brasil.

Impacto Amazônia
Por meio do engajamento dos setores público e privado, o Movimento Impacto Amazônia desenvolverá diversas ações específicas do Movimento e outras com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para isso, serão colocados em prática planos de ação, diligências, apoio a projetos de bioeconomia nas comunidades amazônicas e o fortalecimento aos povos originários.

O Impacto Amazônia contará com uma estratégia de engajamento e desenvolvimento de ações junto às empresas que contempla dois pilares chaves: enfrentamento do desmatamento e manutenção da floresta em pé.

Compartilhar:

Veja Também

TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA Saiba mais
TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA

Estes Termos Gerais de Uso de Sites e Aplicativos da AEGEA (“Termos”) são aplicáveis à utilização do(s) Site(s) e/ou Aplicativo(s) da AEG...

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.