Notícias

Ver notícia

Objetivo é sensibilizar os empresários sobre a relação da água com o ser humano e a importância da evolução do saneamento

O Dia Mundial da Água, celebrado na quarta-feira, dia 22 de março, foi celebrado com programação especial do HUB ODS Amazonas. O evento “Dia Mundial da Água: Cuidando da Vida, Cuidando do Planeta” é resultado de uma parceria da concessionária com o Movimento +Água, iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil para a aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica no país.

O HUB ODS da Rede Brasil do Pacto Global tem como objetivo engajar as empresas e organizações dos estados e municípios brasileiros com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Amazonas. Além da Águas de Manaus e do Movimento +Água, também participaram do evento empresas como Instituto Soka, Honda, além de Secretarias Municipais de Educação (Ocas do Conhecimento) e de Saúde (Vigilância Sanitária), Unicef e Fiocruz.

Esta é a primeira iniciativa com esse modelo no mundo. Com isso, a Rede Brasil do Pacto Global busca ampliar e regionalizar o trabalho, entendendo melhor as necessidades de cada parte do País, que atualmente é a segunda maior rede do mundo.

Na ação realizada nesta quarta-feira foram abordados temos como o impacto do saneamento ambiental nas crianças e nos adolescentes, a importância da água tratada em regiões com alagações cíclicas em Manaus, a correlação entre saneamento e saúde e os compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs).

“Aqui estamos criando uma motivação e sensibilização para atingirmos os objetivos das ODSs. Para nós, fazer este evento no Dia Mundial da Água, na nossa sede, recebendo empresas e entidades é muito importante. É o momento de reafirmamos para a sociedade manauara o nosso compromisso com o saneamento na cidade”, destacou Semy Ferraz, relações institucionais da Águas de Manaus.

Parceria

A concessionária Águas de Manaus é uma das primeiras empresas a se engajar no HUB ODS Amazonas. O programa tem como meta acelerar o desenvolvimento sustentável dos diferentes estados brasileiros, por meio do engajamento do setor empresarial com a agenda 2023.

O diretor-presidente Diego Dal Magro participou do debate abordando o tema “Água e Saneamento”. “O HUB vem com a proposta de discutirmos ações sustentáveis envolvendo empresas e instituições. Estamos na maior bacia hidrográfica do mundo e a valorização deste bem é de extrema importância para a preservação e melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Dal Magro.

O Hub ODS Amazonas conta com a participação de 66 empresas e instituições locais.

Sobre o Dia Mundial da Água

Desde 1993, no dia 22 de março é comemorado do Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro em dezembro de 1992. O intuito é chamar a atenção da população mundial sobre a importância da água.

Os Estados-membros foram convidados a dedicar o Dia, como forma de promover a conscientização, por meio de publicação e da difusão de documentários e publicações, além de organizar conferências, seminários, exposições e mesas-redondas relacionadas à conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos, bem como a importância da água para a sobrevivência humana e para manutenção da saúde.

“Estamos criando essa conexão com vários agentes privados e públicos com o intuito conscientizar sobre a importância da água. São ações concretas que podem realmente inspirar novas atitudes para preservação dos nossos recursos hídricos tanto para Amazônia como para o mundo todo”, afirmou o vice-presidente o Instituto Soka, Milton Fujiyoshi.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro das obras, manutenções e paradas programadas realizadas pela Águas de Manaus.

TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA Saiba mais
TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA

Estes Termos Gerais de Uso de Sites e Aplicativos da AEGEA (“Termos”) são aplicáveis à utilização do(s) Site(s) e/ou Aplicativo(s) da AEG...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido