Notícias

Ver notícia

Ampliação no acesso ao saneamento básico está diretamente ligado à melhoria em índices de saúde pública.

Neste domingo (07), é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Em Manaus, a saúde pública vem apresentando resultados como a diminuição de casos de doenças de veiculação hídrica. Um dos principais agentes para a melhoria nesses índices é a ampliação do acesso ao saneamento básico.

Duas das principais doenças de veiculação hídrica, a Hepatite A e diarreia tiveram queda no número de casos. Segundo a FVS, os casos de Hepatite A tiveram redução de 76,6% de 2019 para 2023, quando foram confirmados oito casos da doença em Manaus.

Já em relação aos casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDA), houve uma queda de 31% no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período no ano passado.

“A água é um bem essencial para a população. É importante também que a água que foi utilizada seja destinada adequadamente. Quando você tem um esgoto que corre a céu aberto, isso pode ser arriscado para a população, uma vez que é possível que lá se transmitam doenças e ali se proliferam alguns patógenos”, aponta o responsável pela Vigilância Ambiental na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Elder Figueira.

Importância do saneamento básico
Em 2023, o abastecimento de água tratada foi universalizado na capital. Nos últimos cinco anos e meio, mais de 200 mil moradores de áreas vulneráveis tiveram acesso aos serviços de água pela primeira vez. Os serviços de coleta e tratamento de esgoto estão em expansão, com universalização prevista para 2033.

A chegada do esgotamento sanitário representa diversos benefícios a uma comunidade, que vão desde a recuperação de rios e igarapés até a melhoria na saúde pública. Recentemente, a concessionária Águas de Manaus lançou o programa Trata Bem Manaus, que traça um plano para a universalização do esgotamento na capital, a partir de obras de implantação de redes coletoras, construção e modernização de estações de esgoto e também ações de conscientização junto à população.

“Temos esse compromisso com Manaus. Saneamento básico é dignidade. Um dos principais benefícios é sentido na saúde, e a redução desses índices é fruto do trabalho feito na cidade, e isso se reflete também em indicadores de mortalidade infantil e evasão escolar. Isso é uma corrente que vai do abastecimento de água tratada e chega ao sistema de esgotamento sanitário, que está em expansão”, afirma o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Manaus é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Manaus.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro das obras, manutenções e paradas programadas realizadas pela Águas de Manaus.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Manaus oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.