Notícias

Ver notícia

O acesso à água potável direto nas torneiras só possível após a comunidade receber a estrutura da Águas de Manaus

Desde a chegada da água tratada, a cerca de oito meses, na comunidade São Francisco, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade, aproximadamente duas mil pessoas vivem uma nova realidade. Com acesso à água potável nas torneiras, por meio dos mais de mil metros de tubulações instaladas, a qualidade de vida dos moradores desta área recebeu uma verdadeira “alavancada”.

As mudanças podem ser percebidas por todos, em especial, pelos moradores mais antigos da comunidade. “Quando cheguei aqui, há mais de 40 anos, pegava água do igarapé. Andava com balde na cabeça para garantir ter água em casa. Com o tempo tudo foi ficando poluído e tínhamos que pegar água de locais mais longe. Daí veio o poço, mesmo assim não tínhamos garantia da qualidade da água”, disse a dona de casa Graciete de Oliveira, que faz parte das mais de duas mil pessoas beneficiadas.

O local começou a receber as estruturas da Águas de Manaus em junho de 2022. Depois da instalação das tubulações de médio porte e de ramais que possibilitariam a chegada da água às residências, a empresa precisou realizar outra obra: a interligação da rede à tubulação de grande porte, na avenida do Turismo. Com a conclusão do serviço, mais de duas mil pessoas passaram a receber água tratada e certificada dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Ao todo foram cerca de quatro meses a obra. Para nós, é uma grande satisfação oferecer saúde, qualidade de vida e dignidade, por meio de nossos serviços. Após universalizar o acesso à água tem como foco acompanhar o ritmo de crescimento da cidade e tornar Manaus uma referência nacional em saneamento”, destacou o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.

Por se tratar de uma comunidade de área vulnerável, todos os moradores foram cadastrados na tarifa manauara, benefício que concede 50% de desconto no valor da tarifa de água e esgoto. Atualmente, Manaus é a capital brasileira com maior número de pessoas que recebem o benefício no setor. Ao todo, cerca de 550 mil pessoas estão sendo alcançadas.

“A tarifa fez uma grande diferença, principalmente para nós, que juntamos cada centavo para pagar as contas. Hoje temos água de qualidade nas torneiras e ainda conseguimos honrar nossos compromissos financeiros”, reforçou Graciete.

Compartilhar:

Veja Também

Página Inicial Saiba mais
Página Inicial

 

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Manaus oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.