Notícias

Ver notícia

Evento contou com a participação de mais de 600 lideranças de comunidades de todas as zonas da cidade.

Mais de 600 líderes comunitários que fazem parte do programa Afluentes participaram de uma confraternização promovida pela Águas de Manaus. O evento, realizado na manhã dessa quarta-feira (13), na sede administrativa da concessionária, foi um momento de celebrar os avanços do saneamento na cidade e de reafirmar o bom relacionamento da empresa com os representantes das comunidades de todas as zonas de Manaus.

“Esta parceria, que existe desde 2018, é muito importante. A empresa se coloca à disposição da comunidade de maneira que todos conseguimos conversar com os gestores. Esse reconhecimento e valorização do trabalho das lideranças comunitárias é percebido no dia a dia dos moradores, seja com as resoluções rápidas das demandas ou de momentos como este, de confraternização”, destacou o líder comunitário do bairro bairro Educandos, Gil Eanes.

Na confraternização, foram lembrados os projetos que levaram água tratada para comunidades que não tinham acesso ao serviço, como Itaporanga, Fé em Deus e Vida Nova, todos na zona Norte da cidade. Outro destaque foi o avanço do sistema de esgotamento sanitário, que já chegou em comunidades de palafitas como o Beco Nonato, além de bairros das zonas Norte, Sul e Oeste da cidade.

“O trabalho de avanço no saneamento em Manaus é fruto do relacionamento com as pessoas. São os líderes comunitários que nos indicam onde precisamos atuar seja levando nossa estrutura ou fazendo melhorias em cada ponto da cidade. Comemoramos as conquistas de 2023 e já anunciamos os desafios que temos para o próximo ano com o avanço do esgotamento sanitário”, ressaltou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Entre as conquistas de 2023, está a atenção às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, com o lançamento do Tarifa 10.

“Nosso principal pilar é o relacionamento com a população e a atenção às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. Diante disto, lançamos neste ano o Tarifa 10, que atende as famílias que vivem nesta situação. Hoje, somando as duas tarifas sociais – Manauara e 10 – temos mais de 130 mil famílias que são assistidas. Hoje, estas pessoas estão sendo representadas pelos líderes comunitários”, reforçou o gerente de Responsabilidade Social, Semy Ferraz.

Afluentes

Criado em agosto de 2018 com 135 cadastrados, o Afluentes tem hoje 1.283 líderes participantes. Por meio do programa, essas lideranças têm contato direto com a concessionária, para levar relatos sobre ocorrências nos seus respectivos bairros e comunidades, além de organizar programações que beneficiam moradores como melhorias do serviço, ações itinerantes e de voluntariado.

O evento contou com a participação de mais de 600 lideranças comunitárias

Desafios

Após a universalização do serviço de abastecimento de água, a Águas de Manaus inicia agora mais avanços para o saneamento de Manaus: a expansão do serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Para os próximos anos, a concessionária tem metas de ampliar o sistema com implantação de redes coletoras em todas as zonas da cidade e a construção de novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O objetivo é alcançar, nos próximos 10 anos, a universalização do serviço.

“Temos muitos desafios pela frente e a participação da população é muito importante. O saneamento é feito de estrutura, mas, acima de tudo, é feito de pessoas. Cada morador tem sua contribuição para que as melhorias nos índices de saúde, educação, meio ambiente, cheguem através do saneamento”, sintetizou o diretor executivo da concessionária, Celso Paschoal.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Manaus oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Águas de Manaus Saiba mais
Águas de Manaus