Notícias

Ver notícia

Obras no Conjunto Augusto Montenegro compreendem mais de 1,9 mil metros de rede coletora, que irá destinar os efluentes para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Qualidade de vida, saúde e preservação do meio ambiente são alguns dos benefícios que chegam com o sistema de esgotamento sanitário, um serviço que vem sendo ampliado na cidade. A mais nova região a contar com redes de coleta e tratamento de esgoto da cidade é o conjunto Augusto Montenegro, localizado no bairro Lírio do Vale, zona Oeste. Ao todo estão sendo implantados 1,9 mil metros de rede coletora.

As obras têm previsão para serem concluídas no mês de novembro. O serviço consiste em realizar a implantação da rede coletora, deixando o Tubo de Inspeção e Limpeza (TIL) instalado na frente da residência e disponível para que cada morador faça a sua ligação, conforme estabelecido na legislação vigente. Ao todo, serão realizadas 230 ligações, beneficiando mais de 1.000 moradores da localidade.

O serviço está em ampliação na cidade, com várias frentes de obras

 “Manaus é uma das cidades que mais avança em estrutura de esgotamento sanitário no país. Temos metas de investimentos e ampliação, para que esse serviço chegue cada vez a mais pessoas em Manaus. O esgoto tratado traz impactos ambientais, sociais, na saúde e na qualidade de vida da cidade”, destaca o diretor-executivo da Águas de Manaus, Celso Paschoal.

As novas redes coletoras irão destinar o esgoto das residências para uma ETE, localizada no próprio Lírio do Vale. A estação tem capacidade para tratar cerca de 7,3 milhões de litros de esgoto por mês, dando a destinação correta aos efluentes e evitando que eles sejam despejados diretamente na natureza.

Morador da área, o biólogo Reney Figueiredo, relata sobre a importância do saneamento, sobretudo da adesão à rede de esgotamento sanitário, para a recuperação do meio ambiente.

“Com o tratamento do esgoto, temos a conservação meio ambiente, o que dá sustentabilidade para cadeia alimentar dos animais. O crescimento das áreas urbanas tem afetado muito o meio ambiente e é importante que a gente reverta tudo isso que está acontecendo com os igarapés, que pensemos no futuro. As nossas ações vão agregar valores para o futuro. A gente não quer um igarapé morto. O saneamento e o meio ambiente têm que andar juntos, de ‘mãos dadas’ sempre”, destaca. 

Ao todo estão sendo implantados 1,9 mil metros de rede coletora

 Futuro do esgotamento sanitário

 Atualmente, Manaus possui 113 Estações de Tratamento de Esgoto em operação e mais de 900 quilômetros de rede coletora. Com esta estrutura são tratados, por dia, aproximadamente 57 milhões de litros de esgoto.

O serviço está em ampliação na cidade, com várias frentes de obras. Na zona Centro-Sul, ruas do bairro Nossa Senhora das Graças, São Geraldo e Adrianópolis já começaram a receber a estrutura.

Ao todo, serão realizadas 230 ligações, beneficiando mais de 1.000 moradores da localidade

Na zona Sul, o projeto contempla os bairros Praça 14 de Janeiro, Cachoeirinha e Centro. Nesta área da cidade também estão sendo executados serviços em áreas de palafitas. Na zona Norte, comunidades do bairro Cidade Nova também recebem o serviço.

“Quando expandimos o saneamento na cidade estamos garantindo que a população tenha direito à saúde, melhoria na qualidade de vida e dignidade. Além disto, contribuímos também com a preservação do meio ambiente. É importante que a população se sensibilize e entenda a importância de se conectar às nossas redes para que todo esgoto gerado seja tratado antes de retornar à natureza”, ressalta o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas de Manaus.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Manaus é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Manaus.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Manaus trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.