Notícias

Ver notícia

Após cerca de nove anos de existência, aproximadamente de 12 mil pessoas passaram a receber água tratada nas torneiras pela primeira vez

Em Manaus, moradores de áreas vulneráveis, que antes não tinham acesso à água tratada, passaram a receber estrutura da Águas de Manaus e hoje já contam com o líquido, de forma potável. A universalização do acesso à água é resultado dos investimentos que a concessionária fez na capital amazonense. Na comunidade João Paulo IV, que fica no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, a água chegou nas torneiras há sete meses e transformou a vida daquela população.

Apesar da comunidade existir há quase nove anos, foi somente com a chegada da concessionária ao local que os moradores começaram a ter acesso a este item, essencial para a vida. “Antes a nossa vida era muito difícil. Para ter água a gente tinha que carregar no balde, fazer ligação clandestina – e corria o risco de contaminação-, ou comprar de quem tinha poço, mas mesmo assim dependíamos de ter energia para ‘puxar’ a água”, lembrou a dona de casa Noemea Maia, que mora no local com as duas filhas desde o início da ocupação.

No entanto quando a concessionária chegou na comunidade não representou apenas a chegada da água, pois através do cadastro realizado no local, essas pessoas passaram a ter também comprovante de residência. “Quando chegávamos em uma loja para fazer qualquer tipo de compra, a primeira coisa que pediam era o comprovante de residência e nós não tínhamos. Depois que a empresa entrou aqui, até isso mudou. Hoje podemos dizer que temos uma casa, com endereço certo e temos como comprovar isso”, disse Noemea.

Ao todo, aproximadamente 12 mil pessoas que vivem na comunidade João Paulo IV foram favorecidos com o acesso à água tratada. Por se tratar de uma área em condições de vulnerabilidade, todos foram incluídos na Tarifa Manauara, benefício que concede desconto de 50% no valor da tarifa de água e esgoto.

“Entendemos esta população não tem condições financeiras favoráveis e quando realizamos o mapeamento, já cadastramos todos na Tarifa Manauara. A responsabilidade social é um dos pilares da administração do saneamento que fazemos na cidade de Manaus”, destacou o relações institucionais da Águas de Manaus, Semy Ferraz.

Direito à água

João Paulo IV faz parte das mais de 30 comunidades que foram mapeadas pela concessionária para receber estrutura de água regular. A empresa buscou soluções para adaptar redes de abastecimento, fazendo a água chegar até pontos de difícil acesso, como em becos, palafitas, rip-raps e locais distantes dos grandes centros da cidade.

“Ampliamos nossos serviços para garantir que todos os manauaras tenham acesso à água tratada. Com uma equipe comprometida conseguimos universalizar o acesso à água e o reflexo disso tudo é a transformação positiva da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Manaus e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA Saiba mais
TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA

Estes Termos Gerais de Uso de Sites e Aplicativos da AEGEA (“Termos”) são aplicáveis à utilização do(s) Site(s) e/ou Aplicativo(s) da AEG...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.