Notícias

Ver notícia

A concessionária Águas de Manaus está selecionando escolas e faculdades para participarem de visitas guiadas nas estações de tratamento de água e esgoto da capital. No projeto “Portas Abertas”, estudantes a partir de 12 anos de idade podem conhecer o funcionamento do processo de captação, tratamento, produção e distribuição da água, além da estrutura de tratamento de esgoto que atende vários bairros da cidade.

As visitas ocorrem periodicamente nas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e 2), localizada na Ponta do Ismael, Zona Oeste. Além de acompanhar todo o processo de tratamento, os estudantes tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do saneamento básico da cidade.

A Ponta do Ismael fornece água tratada para a cidade desde o começo do século XX. Em 1906, os ingleses construíram a estação do bombeamento no local. A unidade funcionou até os anos 70, quando foi substituída pela pela ETA I, que opera até hoje. Nos anos 2000, a Ponta do Ismael ganhou o novo ponto de captação e tratamento de água, a ETA II. Mais de 600 milhões de litros de água tratada são produzidos diariamente na Ponta do Ismael.

Além dos estudantes terem a oportunidade de saber como ocorre a produção e distribuição de água, o projeto “Portas Abertas” também leva os visitantes a conhecerem a maior Estação de Tratamento de Esgoto do Norte do Brasil, a ETE Timbiras, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte. Inaugurada em 2018, a unidade tem capacidade para tratar 230 litros por segundo e devolve a água ao igarapé com nível de pureza superior a 95%, beneficiando mais de 100 mil moradores dos bairros e comunidades do entorno.

 

AGENDE SUA VISITA– As escolas e instituições que têm interesse em agendar visitas para conhecer a infraestrutura e todo o processo de levar água e tratar o esgoto da população, podem enviar um e-mail para [email protected]. As visitas acontecem às quartas e sextas-feiras no horário de 9h às 11h de acordo com a disponibilidade, nas estações de água e esgoto.

No ano passado, cerca de 1000 mil pessoas participaram das visitas do “Portas Abertas”, incluindo alguns líderes comunitários dos bairros. “Geralmente recebemos visitas de escolas, faculdades e lideranças comunitárias. No entanto, qualquer pessoa acima de 12 anos de idade pode solicitar a visitação e será programado conforme a disponibilidade. Quando se tratar de escolas ou faculdades, o número mínimo é de 15 e o máximo de 30 pessoas por visita”, reforçou a Coordenadora de Responsabilidade Social, Geaneide Vilhena.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro das obras, manutenções e paradas programadas realizadas pela Águas de Manaus.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Manaus.

Águas de Manaus Saiba mais
Águas de Manaus

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.