Notícias

Ver notícia

Iniciativa busca regionalizar as ações do Pacto e tem parceria com o Instituto Soka Amazônia, que já atua no estado. Águas de Manaus está engajada na ação

 

O Amazonas é o primeiro estado da região Norte do Brasil a contar com um HUB ODS da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (17), em um evento online, que reuniu alguns dos atores envolvidos no projeto.

O HUB ODS da Rede Brasil do Pacto Global tem como objetivo engajar as empresas e organizações dos estados e municípios brasileiros com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Amazonas. O HUB ODS Amazonas, em parceria com o Instituto Soka Amazonia, é o quinto HUB lançado no país. Além deste, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina também contam com a iniciativa.

Com os HUB ODS, a primeira iniciativa com esse modelo no mundo, a Rede Brasil do Pacto Global busca ampliar ainda mais a sua rede, que já tem mais de 1500 signatários, e regionalizar o trabalho, entendendo melhor as necessidades de cada parte do país.

“O setor empresarial, cada vez mais, entende que é fundamental atuar em alinhamento com os ODS e que a sustentabilidade deve fazer parte das estratégias de negócios. Mas é importante lembrar que cada empresa, estado e cidade tem suas particularidades e necessidades. Por isso é fundamental termos estratégias locais de atuação. Sabemos o quanto o Amazonas, pela questão da floresta, mas também dos povos originários, do polo industrial e outras características é chave para que consigamos atingir os ODS, fundamentais para o nosso futuro e também para o presente”, afirmou Helen Pedroso, diretora de relações institucionais da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

 

No programa, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU firma parcerias com organizações ou redes já existentes, em acordos exclusivos de atuação em cada estado. Com isso, serão feitos diagnósticos e estudos sobre os ODS mais relevantes nas regiões, chegando até em níveis municipais.

“Os Hubs são uma forma única de atuação do Pacto Global no mundo. O Brasil tem atualmente a segunda maior rede local, sendo a que mais cresce, e entendemos que a localização dos ODS em cada região será fundamental para avançarmos ainda mais nessa agenda”, afirmou Helen.

As parcerias regionais terão apoio operacional do Pacto Global, que já tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade corporativa, e os membros do HUB ODS terão acesso a programas, treinamentos, capacitações e eventos organizados pelo hub.

PARCERIA – A concessionária Águas de Manaus é uma das primeiras empresas a se engajar no HUB ODS Amazonas. O diretor-presidente Thiago Terada participou do debate no evento de lançamento da iniciativa. “O HUB é uma jornada de transformação. Por isso, é importante que outras empresas se engajem no projeto. Temos um dos ativos mais importantes do Planeta que é a Amazônia. E vivemos numa cidade no coração desse ativo. Por isso, é necessário valorizar e preservar isso para as futuras gerações, através de ações  sustentáveis”, disse Terada. Também participaram do debate de lançamento do HUB ODS Amazonas, Akira Sato, Diretor Presidente do Instituto Soka Amazônia; Phelippe Daou Junior, CEO do grupo Rede Amazônica e Helen Pedroso, Diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Manaus.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro das obras, manutenções e paradas programadas realizadas pela Águas de Manaus.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Teste de Formulário Saiba mais
Teste de Formulário