Notícias

Ver notícia

População ganha novo espaço, para acompanhar testes e aferir a qualidade dos hidrômetros. Objetivo é dar mais transparência e lisura aos serviços oferecidos pela concessionária

Com o objetivo de manter a transparência dos serviços oferecidos à população, em especial na verificação dos hidrômetros, a Águas de Manaus inaugurou nesta terça-feira (19), o novo Laboratório de Hidrometria. Ele está localizado na sede da empresa, que fica no bairro Aleixo e é aberto ao público em geral. O atendimento será feito por meio de agendamento solicitado pelo cliente que deseje aferir a qualidade do equipamento, que já é regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que mede o consumo mensal de água.

Estiveram presentes no evento, o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Amazonas (Ipem-AM), Márcio André Oliveira Brito, o diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe Campos, o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade Ferreira Júnior, que são órgãos que fiscalizam a concessionária, além do diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, e do diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

Anteriormente, o laboratório funcionava no complexo de produção de água da Ponta do Ismael, localizado no bairro Compensa. Um acordo de cooperação técnica, assinado em 2021, possibilitou a mudança para o novo espaço. Além de facilitar o acesso da população, o novo laboratório vai agilizar as solicitações feitas pela população referentes a verificação dos hidrômetros, tornando o processo mais eficiente e transparente.

“Este tipo de serviço beneficia o consumidor de Manaus. Acompanhamos estas demandas junto à empresa para garantir que o cliente não seja lesado. Temos um bom relacionamento com a concessionária, que sempre manteve a transparência em relação à inspeção dos serviços prestados”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

O novo laboratório terá o serviço inspecionado pelo Ipem-AM. “Aqui temos a estrutura necessária, dentro dos padrões exigidos pelo órgão, para garantir que o resultado das perícias seja de excelência. Esse novo laboratório é mais amplo e vai proporcionar uma maior agilidade nas verificações de hidrômetros residenciais, aumentando a capacidade de ensaios realizados pelo Ipem”, frisou o engenheiro Márcio André Brito, diretor-presidente do Ipem-AM.

O laboratório conta com equipamentos que simulam todo o processo pelo qual o hidrômetro passa para realizar a contagem de água consumida pelo morador. A intensão é que diante disto, o equipamento possa ser avaliado dentro das condições reais as quais ele funciona. Além do Procon e Ipem, a Ageman também irá fiscalizar o serviço, como forma de assegurar que a concessionária esteja cumprindo as obrigações dos serviços prestados, conforme contrato.

“Nosso papel é fiscalizar as empresas concessoras de serviços públicos em Manaus. Queremos garantir que a população seja atendida da melhor forma possível evitando prejuízos, neste caso, no abastecimento de água”, ressaltou o diretor-presidente da agência reguladora, Elson Andrade Ferreira Júnior.

Hidrômetro
O equipamento é utilizado para medir e registrar o volume de água consumido por um imóvel, residencial ou comercial. Por conter selo do Inmetro, ele é fiscalizado pelo Ipem-AM. Os técnicos do órgão também atuam no laboratório de hidrometria, garantindo a lisura do processo.

Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, a empresa trabalha de forma transparente, afim de promover o bom relacionamento tanto com os órgãos fiscalizadores, quando com a população manauara. “Somos auditados periodicamente, e para nós esta uma das formas de reafirmar o nosso compromisso com a transparência dos serviços que prestamos à cidade de Manaus. Fazemos questão de manter parcerias com órgãos de defesa ao consumidor como forma de construir uma relação sólida e de confiança com a população”, ressaltou.

Como solicitar o serviço
O consumidor que solicitar o serviço poderá acompanhar desde a retirada do equipamento, que é realizada por equipes da concessionária, aos ensaios realizados no laboratório e que é realizado pelo Ipem-AM. Após a perícia técnica, o instituto de pesos e medidas emite o laudo com os resultados.

“Nossos equipamentos são aprovados pelo Inmetro, cumprimos todas as regulamentações para manter o bom funcionamento deles. Em contrapartida, também dos disponibilizamos para atender o consumidor que se sentir lesado, oferecendo o serviço de verificação dos hidrômetros, que são fiscalizados e auditados por todos órgãos competentes relacionados ao serviço”, destacou o diretor-executivo da concessionária, Diogo Dal Magro.

Para solicitar o serviço de verificação de hidrômetros, os consumidores devem entrar em contato com a concessionária, por meio dos canais oficiais de relacionamento, que funcionam 24 horas por dia: 0800-092-0195 (SAC e Whatsapp), site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.

O consumidor também pode fazer a solicitação por meio da Ouvidoria do Ipem-AM, acessando o link: https://servicos.ipem.am.gov.br/fale-conosco/ ou pelo número 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro das obras, manutenções e paradas programadas realizadas pela Águas de Manaus.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Teste de Formulário Saiba mais
Teste de Formulário