Notícias

Ver notícia

Aproximadamente 70 profissionais da imprensa participaram de evento no sábado, 15 de outubro.

As particularidades de se fazer saneamento básico em uma cidade como Manaus foram abordadas no primeiro workshop Saneamento em Pauta, realizado pela Águas de Manaus no sábado, 15 de outubro. Aproximadamente 70 jornalistas que atuam em veículos de imprensa da capital amazonense participaram do encontro, no salão de eventos do restaurante Coco Bambu, localizado no shopping Ponta Negra, na zona Oeste da cidade.

A capacitação foi focada em temas que costumam ser abordados diariamente na imprensa manauara. As palestras destacaram o histórico da empresa em Manaus, os processos de captação, tratamento, controle, qualidade e distribuição da água e de coleta e tratamento do esgotamento sanitário, além do trabalho de manutenção feito nas ruas da capital amazonense.

 

“Fizemos uma programação que foi de encontro com os principais questionamentos dos jornalistas. Ter essa troca com eles é fundamental para que possamos abrir um diálogo cada vez maior com a população. Foi um evento muito produtivo nesse sentido. Pudemos ouvi-los e também apresentar esse trabalho que estamos fazendo há quatro anos na capital amazonense”, disse o diretor-presidente da empresa, Thiago Terada.

A iniciativa ganhou elogios dos jornalistas presentes. “Foi uma grande aula. A Águas de Manaus fez uma exposição muito clara do que a empresa é, de onde a empresa quer chegar e, com certeza, a gente, da imprensa, muito mais capacidade de levar informação correta para o nosso telespectador”, afirmou a jornalista Andrea Vale, gerente de jornalismo da TV Norte.

Levar à população a relação direta entre saneamento básico e saúde foi uma das maiores lições deixadas no workshop, segundo a repórter da Revista PIM Amazônia, Tanair Maria.

“É de suma importância que nós, jornalistas, saibamos de como tudo isso funciona para passar para a população a importância que se tem para não usar ligações irregulares, para fazer tudo ordenado. Eu espero que vários desses eventos venham a se multiplicar e que nós, jornalistas, consigamos, de forma clara, passar para a população tudo o que nós aprendemos aqui e vai ser de grande utilidade, e saber que, a cada 1 real investido em saneamento, são economizados 4 reais em saúde”, acrescentou.

Prêmio de Jornalismo

A concessionária está com inscrições abertas para a primeira edição do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental. A premiação realizada pela concessionária tem o intuito de reconhecer profissionais da comunicação que, por meio de reportagens em texto, áudio e vídeo, ampliaram discussões sobre os impactos positivos do abastecimento de água tratada e do esgotamento sanitário na capital amazonense.

Os jornalistas podem se inscrever até o dia 18 de novembro de 2022, às 23h59 (horário de Manaus), pelo hotsite http://www.premioaguasdemanaus.com.br/.  No endereço, também é possível consultar o regulamento. O prêmio reconhecerá matérias produzidas e publicadas no período compreendido entre 1º de novembro de 2021 e 18 de novembro de 2022.

Podem participar profissionais diplomados e/ou registrados no Ministério do Trabalho. Serão entregues prêmios para primeiro e segundo lugar nas categorias: jornalismo impresso, radiojornalismo, webjornalismo, telejornalismo e fotojornalismo.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas de Manaus.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Manaus.

Página Inicial Saiba mais
Página Inicial