A concessionária Águas de Manaus entregou nesta quarta-feira (07), o novo reservatório de água tratada da Cidade Nova. A obra vai dobrar a capacidade de reservação no Complexo do Distrito Norte, localizado na esquina das avenidas Pedro Massa e Noel Nutels, na Cidade Nova, reforçando o abastecimento em 91 bairros, comunidades e conjuntos habitacionais que recebem água do local. Cerca de 200 mil moradores nas zonas Norte e Centro-Oeste de Manaus serão beneficiados.

De acordo com o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, a entrega do novo reservatório faz parte do planejamento para garantir o abastecimento da capital acompanhando o crescimento urbano. “Esta é mais uma intervenção que a Águas de Manaus vem fazendo e que acompanha o crescimento da cidade. Esta unidade tem a capacidade para 7 milhões de litros de água, dobrando a capacidade dos reservatórios que já abastecem a região”, destacou.

Além disso, o diretor destacou as entregas previstas ainda para este ano dos reservatórios dos bairros Colônia Santo Antônio e Cidade de Deus. “Estamos fazendo uma série de intervenções para melhorar a qualidade de vida das pessoas da cidade. Com a inauguração deste novo reservatório na Cidade Nova, basicamente mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas. É um investimento importante para garantir que 98% da população continue tendo acesso a água tratada”, alegou Medicis.

O novo reservatório possui 12 metros de altura, começou a ser erguido no fim do ano passado e tem capacidade de armazenar até 7 milhões de litros de água tratada. O Distrito Norte possui atualmente outros dois reservatórios, que juntos, somam 7,5 milhões de litros. Com a unidade inaugurada nesta quarta-feira, o complexo passará a operar com 14,5 milhões de litros.

Além de dobrar a reserva de água tratada nas zonas Norte e Centro-Oeste, a nova unidade vai ajudar a reduzir as oscilações na pressão de água, além de facilitar a implantação de expansões de redes na área. Este ano, a Águas de Manaus já inaugurou outros dois reservatórios nos bairros Jorge Teixeira e Compensa.

“A Águas de Manaus já disponibiliza água tratada para 98% da cidade. O que estamos fazendo agora é acompanhar o crescimento de Manaus. Uma obra dessa garante um abastecimento de qualidade, 24h por dia para a população da região, mesmo diante de uma manutenção emergencial ou qualquer alteração no sistema. Queremos avançar e tornar Manaus uma cidade referência em saneamento básico”, disse o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis.

 


Diretor-presidente Renato Medicis e autoridades como o Prefeito Arthur Neto, estiveram na inauguração

 

NOVOS RESERVATÓRIOS – O reservatório da Cidade Nova é o terceiro inaugurado pela Águas de Manaus neste ano. Antes dele, as unidades do Jorge Teixeira, na zona Leste e da Compensa, na zona Oeste, foram entregues. Outros dois reservatórios, localizados na Cidade de Deus e Colônia Santo Antônio devem ser agregados ao sistema de abastecimento nos próximos meses.

Juntas, as novas unidades acrescentam 30 milhões de litros à reservação de água tratada na cidade, melhorando a qualidade de vida de uma população aproximada de 500 mil pessoas na capital. Atualmente, a Águas de Manaus administra 182 reservatórios na cidade, que reservam 226 milhões de litros de água tratada.

A cada hora, 26 milhões de litros são captados do Rio Negro pela concessionária. Ao longo do dia, são mais de 630 milhões de litros coletados e tratados. A água captada e tratada pela concessionária passa por um rígido controle de qualidade. Aproximadamente 30 mil análises são realizadas mensalmente pela Águas de Manaus, num processo produtivo que envolve mais de 600 pontos de coletas.