Notícias

Ver notícia

 

A concessionária de Águas de Manaus recebeu hoje, dia 12 de dezembro, o Selo Empresa Amiga da Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) pelo volume de acordos judiciais firmados com seus clientes. Em 2019, a concessionária realizou mais de 4 mil audiências para sanar ações envolvendo pendências como desabastecimento e autoconsumo. Vale destacar que cerca de 80% delas eram referentes a gestões passadas. A Águas de Manaus começou a operar na cidade em junho de 2018 e adotou uma nova postura com seus clientes.

 

De acordo com a Gerente do Setor Jurídico da Águas de Manaus, Carolina Gregório, as 4 mil audiências ocorreram entre os meses de maio até novembro deste ano. Neste ano, mais de 2,5 mil acordos com os consumidores já foram realizados. “Com a postura da empresa, durante o mutirão de realizar mais de 53% de acordos, conseguimos reforçar nossas defesas e subsídios, após ajustes internos, aumentando o número de desistências das ações e improcedências”, destaca.

 

O Selo Empresa Amiga da Justiça é concedido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e possui relação com a quantidade de acordos firmados no âmbito do judiciário estadual. “Esta premiação tem total relação com o volume de acordos firmados, além das visitas que fizemos a cada magistrado apresentando a empresa, das ações realizadas e dos projetos para beneficiar a população nos próximos anos. Este reconhecimento é importante pois muda a percepção do judiciário da empresa, que está aqui para resolver, se aproximar do cliente, implementar meios administrativos de resolução dos conflitos e só encaminha à esfera judicial os assuntos críticos e que merecem debate. É uma conquista inédita do grupo”, diz Carolina.

 

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, o selo reforça a nova postura da empresa com a população da cidade. Ele destaca uma série de melhorias que a empresa tem promovido através deste bom relacionamento. “Um de nossos pilares desde que chegamos em Manaus é o de se relacionar bem com a população da cidade. Isso tem ajudado a melhorar o nosso serviço diariamente, seja através dos nossos programas como o Vem com a Gente, que vai de bairro em bairro oferecendo nossos serviços e promovendo melhorias, ou com o Afluentes, que fez um canal direto com lideranças comunitárias para receber demandas. Também promovemos ações como o ‘Manaus no Coração’, oferecendo projetos educacionais, culturais, capacitações profissionais e adoção de espaços públicos”, disse o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis.

 

Durante a cerimônia, o presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões de Oliveira, elogiou a postura das empresas premiadas. Além da Águas de Manaus, outras cinco empresas foram agraciadas com o selo. “As empresas parceiras têm respondido nosso chamado e a sociedade aplaude, porque a Justiça tem chegado onde nunca chegou. Essas empresas, que agora são premiadas, representam a pacificação social e isso nos anima muito”, destacou Yedo.

 

O diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, recebeu o prêmio das mãos do  presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões.  Foto: Raphael Alves/TJAM

 

CREDIBILIDADE – O selo Empresa Amiga da Justiça está alinhado ao Pacto pela Medição, no qual o TJAM pretende suscitar políticas públicas para o tratamento adequado de conflitos de interesse. O selo foi lançado com o objetivo de convocar grandes litigantes em uma mobilização para que, em curto e médio prazo, as empresas sugiram medidas destinadas a solucionar conflitos com sua clientela.  A implantação do selo Empresa Amiga da Justiça está sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Outro ponto positivo para as empresas que aderirem ao selo é poder ter sua marca fortalecida a partir da obtenção do título.  Pela proposta inicial, a concessão do selo se dará após assinatura do termo de compromisso público, entre a empresa e o TJAM, para a redução de litígios judiciais e para viabilização de meios adequados para resolução de conflitos. A manutenção do selo se dará após avaliação semestral dos resultados alcançados, tendo a empresa obtido o percentual de redução acordado em ao menos um trimestre dos dois que compõem o semestre.

 

Para fins de manutenção do selo, de acordo com o TJAM, serão considerados apenas o percentual de redução de novos processos acordados e a implementação de uma política de tratamento adequado de conflitos no âmbito extrajudicial, bem como a participação em ações promovidas pelo tribunal para soluções massivas de litígios.

 

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Teste de Formulário Saiba mais
Teste de Formulário

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Manaus.