Notícias
Investimentos desde o início das operações na capital amazonense já superam R$ 1,6 bilhão.
Água tratada, esgoto coletado e um futuro com igarapés limpos. Em sete anos de operação em Manaus, a Águas de Manaus tem transformado a realidade do saneamento básico na capital amazonense. Desde 2018, mais de R$ 1,6 bilhão foram investidos para universalizar o abastecimento de água e expandir a coleta e o tratamento de esgoto, levando saúde e dignidade a milhares de famílias.
“Esses investimentos vão além da construção de estruturas. Manaus alcançou a universalização do abastecimento de água, com atenção especial às áreas mais vulneráveis, como becos, rip-raps e palafitas. É o resultado de um diálogo constante com a população, ouvindo as demandas e entendendo as particularidades de cada região que atendemos”, destaca o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas.
Após a universalização da água, a concessionária também acompanha o crescimento urbano da cidade. No ano passado e nos primeiros meses de 2025, mais de 50 Km de redes foram implantados pelas equipes da companhia. Uma das obras em execução é a do sistema de abastecimento de água do Mauazinho, na zona Leste de Manaus – no ano passado, mais de 1,2 mil moradores do Parque Jardim Mauá, uma das comunidades do bairro, passaram a ter acesso à água tratada com a instalação de cinco mil metros de rede e um novo Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS). O sistema segue em construção – para a próxima etapa, serão implantados mais 5 mil metros de rede, que beneficiarão mais de 3,5 mil pessoas no bairro.

Esgotamento sanitário para toda a cidade
Com o abastecimento de água universalizado, a Águas de Manaus volta seus esforços para o esgotamento sanitário por meio do programa Trata Bem Manaus, lançado em 2024. Em menos de dez anos, mais de 90% da população terá acesso ao sistema. Até 2033, serão instalados mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras e implantadas ou ampliadas pelo menos 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), com investimentos estimados em R$ 2 bilhões.
As obras já estão em andamento em diversas regiões da cidade, tanto em áreas padronizadas quanto em comunidades fora do padrão urbano. O projeto que levou esgoto ao Beco Nonato, região com casas construídas em palafitas, se tornou referência para soluções replicadas em outras áreas.
Entre as grandes obras do programa, está a nova ETE Raiz. O primeiro módulo da estação, com entrega prevista para os próximos meses, terá capacidade para tratar até 230 milhões de litros de esgoto por mês. A nova estação também permitirá expandir o sistema de esgoto em áreas próximas ao Prosamin+. Além da ETE Raiz, a implantação de redes e ligações avança nas zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Leste e Oeste da cidade. Até o fim de 2025, mais de 300 Km de redes serão instalados na capital amazonense.

“Com a universalização do esgotamento sanitário, é possível vislumbrar um futuro com os igarapés de Manaus limpos. Exemplo disso é a ETE Raiz, que impacta positivamente o igarapé do 40. A primeira etapa da Estação, que será entregue em breve, corresponde a 40% de toda a estrutura. Isso representa benefícios para mais de 50 mil pessoas em bairros localizados nas zonas Sul e Leste da cidade”, destaca o diretor executivo da concessionária, Renee Chaveiro.
Tarifas sociais
A inclusão social é uma das marcas da Águas de Manaus. Para garantir que o acesso aos serviços de saneamento básico chegue também às populações mais vulneráveis, a empresa mantém programas tarifários como o Tarifa 10, que fixa o valor da fatura de água e esgoto em R$ 10, e o Tarifa Manauara, que oferece 50% de desconto.
Mais de 130 mil famílias já foram beneficiadas pelos dois programas. Uma das pessoas protegidas pelo Tarifa 10 é a dona de casa Geovana de Almeida, moradora da comunidade Cristo Rei, na Zona Oeste de Manaus. “O cadastro ajudou bastante aqui em casa, porque é uma redução no orçamento da casa. Sem falar que a qualidade do serviço é muito boa. Ter água limpa na torneira é algo que muita gente não dá valor, mas que é fundamental no dia a dia”, afirma.

Enfrentamento à estiagem histórica
A estiagem mais severa já registrada em Manaus foi um dos grandes desafios enfrentados pela concessionária. Para garantir o abastecimento durante esse período crítico, foi necessária uma operação especial, com reforço na infraestrutura e mobilização de equipes técnicas. O esforço garantiu o abastecimento para mais de 2 milhões de moradores, sem interrupções causadas pela vazante.

Atendimento mais próximo da população
O compromisso com a população também se reflete no atendimento. Em março deste ano, a Águas de Manaus inaugurou uma nova loja no Centro da cidade, com estrutura mais ampla, climatizada e equipada para prestar um atendimento humanizado. No local, é possível solicitar serviços, negociar débitos, emitir segundas vias e esclarecer dúvidas.
A iniciativa reforça o reconhecimento conquistado com o Prêmio Reclame Aqui 2024 — a Águas de Manaus foi a única empresa de serviços essenciais da Região Norte a vencer a premiação, destacando-se pela qualidade no atendimento ao cliente.
O relacionamento com a comunidade é outro pilar da atuação da empresa. A Águas de Manaus foi vencedora de duas categorias no Prêmio VOL 2024, que reconhece as melhores práticas de voluntariado do Brasil: Gestão de Programas em Empresas e Profissionais do Ano de Responsabilidade Social. Mais de 200 colaboradores participam ativamente do programa de voluntariado da empresa.
Além disso, a concessionária mantém, há mais de seis anos, o programa Afluentes, que reúne mais de 1,3 mil lideranças comunitárias de todas as zonas da cidade. Os líderes têm um canal direto com a empresa para envio de demandas e construção de soluções conjuntas, reforçando o compromisso com a escuta e diálogo com a população.