Notícias
Primeira fase da obra terá a implantação de mais de 2,3 mil metros de rede e já irá contemplar mais de 8,5 mil pessoas.
A partir desta segunda-feira (22), um trecho da avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital, será parcialmente interditado para a implantação de uma rede de esgoto. O serviço faz parte de um pacote de obras de ampliação do sistema naquela região. Os trabalhos ocorrerão no período diurno, das 8h às 17h, com previsão de conclusão no prazo de até dois meses.
O serviço prevê a implantação de aproximadamente 2,3 mil metros de tubulação, com início na avenida Margarita, no sentido bairro–centro. Na sequência, as obras avançam pela avenida até a rua Iritama, seguem por um trecho da avenida B e são concluídas na rua Gravataí. A estrutura irá conduzir o esgoto coletado na região até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, localizada no bairro Cidade Nova. Nesta primeira etapa, cerca de 8,5 mil moradores serão beneficiados.
A intervenção faz parte do programa Trata Bem Manaus. No local estão sendo construídas redes coletoras e estações de bombeamento para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário nesta área da cidade. Segundo o gerente de Engenharia da concessionária, Wendel Sousa, novas obras estão previstas para o bairro a partir de 2026, com o objetivo de expandir ainda mais o atendimento.

“A zona Norte é a região que mais cresce na cidade, e levar essa infraestrutura é garantir que os moradores tenham acesso aos benefícios associados ao saneamento. Atualmente, parte do bairro já conta com o serviço de coleta de esgoto em operação. O projeto foi planejado para conduzir todo o esgoto coletado até a ETE Timbiras. Neste primeiro momento, mais de 8,5 mil pessoas já serão atendidas. Até o fim de 2026, a meta é beneficiar cerca de 18 mil moradores.”, destacou o gerente.
Durante a execução dos serviços, uma faixa da via no sentido bairro-centro será interditada, mantendo duas faixas liberadas para o tráfego. O trecho contará com sinalização adequada, e os motoristas receberão orientações para garantir a segurança e a fluidez do trânsito.
Benefícios
A implantação do sistema de esgotamento sanitário traz benefícios diretos para a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Com a coleta e o tratamento adequados do esgoto, há redução de doenças, melhoria das condições sanitárias e preservação de rios e igarapés. Além disso, o serviço contribui para a valorização dos imóveis e para o desenvolvimento urbano sustentável, garantindo mais dignidade e bem-estar aos moradores.
“O esgotamento sanitário é fundamental para proteger a saúde da população e o meio ambiente. Quando investimos nesse tipo de infraestrutura, estamos promovendo mais qualidade de vida, reduzindo doenças e garantindo um crescimento urbano mais sustentável para a cidade. No entanto, para que toda a comunidade sinta esses benefícios é extremamente importante que todos façam a sua parte por meio da adesão, da conexão ao sistema. Em caso de dúvidas temos um time de conscientizadores preparados para esclarecer os moradores”, destacou o gerente.
