Notícias

Ver notícia

 

 

Uma fábrica de gelo na zona Centro-Sul de Manaus e dois lava-jatos, no conjunto Vieiralves e na Colônia Santo Antônio, foram flagrados furtando água para desenvolver suas atividades comerciais. A concessionária Águas de Manaus removeu as ligações irregulares ao longo desta semana e notificou os proprietários dos estabelecimentos. Todas as ações foram realizadas em parceria com a Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Serviço (DECFS), da Polícia Civil do Amazonas.

 

No caso que mais chamou a atenção, uma fábrica na avenida Constantino Nery, bairro de São Geraldo, utilizava grandes volumes de água tratada para produzir e comercializar gelo. Esta água, porém, chegava até o estabelecimento através de uma ligação clandestina de aproximadamente 30 metros de extensão.  O ponto onde a fraude foi localizada ficava há três imóveis da fábrica. As equipes da Águas de Manaus trabalharam durante quase 13 horas para encontrar a ligação irregular que abastecia o local. Equipamentos de precisão como o geofone, geralmente utilizado para encontrar vazamentos não visíveis, precisaram ser empregados na ação.

 

O proprietário da fábrica de gelo foi intimado a depor na DECFS e um inquérito policial por furto mediante fraude foi instalado. Em 30 dias, o material deve ser encaminhado à Justiça. Quem comete esse tipo de irregularidade pode ser enquadrado no Código Penal Brasileiro pelo crime de furto. Segundo o Artigo 155, a punição prevista para esse tipo de crime é de um a quatro anos de prisão, além de multa.

OPERAÇÕES EM LAVA-JATOS – Um lava-jato na Rua Rio mar, no conjunto Vieiralves e outro, na Rua sorriso, na Colônia Santo Antônio, também foram flagrados utilizando água tratada pela Águas de Manaus através de ligações irregulares nesta semana. O estabelecimento do Vieiralves teve a ligação cortada em fevereiro e já havia sido notificado por fraude na vistoria ocorrida na época. No entanto, uma nova ligação irregular foi encontrada. A fraude foi retirada novamente e o gerente do local foi conduzido até a DECFS.

No estabelecimento da Colônia Santo Antônio, o consumo do hidrômetro estava zerado, apesar do local seguir utilizando água. Além de abastecer o lava-jato, a fraude ainda abastecia outras duas residências.

 

COMBATENDO PERDAS DE ÁGUA – Com as fiscalizações realizadas nesta semana, a Águas de Manaus chegou ao número de 30 fraudes encontradas neste ano em locais de grande porte. Condomínios, centros comerciais e canteiros de obras já foram flagrados utilizando água de maneira irregular pela cidade em 2019.

 

As ações integradas entre a comissão de fraudes da concessionária e a Polícia Civil estão ajudando a reduzir as perdas de água tratada na cidade.  Atualmente, cerca de 40% da água produzida pela empresa acaba sendo desperdiçada, principalmente por conta de ligações irregulares. Além das ações para combater fraudes, a concessionária investe em tecnologia e conscientização da população para diminuir este índice.

 

A concessionária adota uma postura flexível sempre que identifica uma fraude. Em todos os casos ocorridos nesta semana, os proprietários foram orientados a procurar o ponto de atendimento da concessionária mais próximo, para renegociar os seus débitos e regularizar sua situação. “Quando combatemos as fraudes, estamos melhorando o abastecimento na cidade. Uma ligação irregular pode causar problemas como vazamentos, pressão reduzida e comprometer a qualidade da água. A Águas de Manaus quer o melhor para o cliente e para a cidade. Por isso, sempre estamos dispostos a negociar e garantir que o cliente se regularize e nunca mais volte a cometer uma fraude”, explicou o gerente comercial Waldyr Vilanova.

 

CANAIS DE DENÚNCIA – Além das fiscalizações de rotina nas ruas, a concessionária também recebe denúncias sobre ligações irregulares em seus canais oficiais de relacionamento com o cliente, através do telefone 0800 092 0195 e na agência virtual, disponível no site www.aguasdemanaus.com.br e no aplicativo Águas APP.

Logo que a denúncia é recebida ou um potencial local de fraude é identificado pela concessionária, é realizado o levantamento do histórico de consumo do imóvel, caso a ligação esteja ativa na base da empresa. Uma equipe também vai até o local onde há suspeita de furto de água e realiza testes com reagentes químicos na água consumida, que comprovam se ela é fornecida pela concessionária. Somente após todas essas evidências serem coletadas é que a Polícia Civil é acionada.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Manaus oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Águas de Manaus Saiba mais
Águas de Manaus

Teste de Formulário Saiba mais
Teste de Formulário

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas de Manaus.