Notícias

Ver notícia

Uma cerimônia marcou o anúncio dos projetos vencedores do Ajurí das Juventudes (Youth Challenge), parceria entre a Águas de Manaus e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Três grupos foram premiados em evento realizado nesta terça-feira (22) no Palácio Rio Negro, Centro de Manaus, com a participação do prefeito David Almeida e do embaixador do Unicef no Brasil, o ator Bruno Gagliasso. Os jovens apresentaram trabalhos voltados para o saneamento básico em comunidades vulneráveis da capital amazonense.

O Ajurí das Juventudes foi realizado em formato de maratona de três dias, com mentorias e visitas dos grupos aos locais que abarcaram os projetos. Divididos em grupos, os jovens visitaram e idealizaram projetos para as comunidades de Itaporanga, Beco do Nonato e Catalão, que são respectivamente de terra firme, palafita e flutuante.

Em Itaporanga e no Beco Nonato, os jovens puderam conhecer o trabalho da concessionária, com a implantação de redes de água e, no caso do segundo, o projeto inovador que irá levar esgoto pela primeira vez a uma área de palafita.

O trio Ewerton Bandeira, 24 anos, Juliana Fernandes, 21, e Miguel Bastos, 21, apresentou o projeto vencedor, que propõe dimensionar um sistema de tratamento de esgoto doméstico em Itaporanga. “Foi uma experiência muito boa, principalmente por desenvolvermos essa ideia de levar esgoto a uma comunidade vulnerável. Também não podemos deixar de parabenizar a Águas de Manaus pela implantação do sistema de distribuição de água em Itaporanga”, destacou Ewerton.

Os projetos apresentados terão suas respectivas viabilizações avaliadas pela concessionária. “Nós, da Águas de Manaus, ficamos muito satisfeitos com a qualidade de todos os projetos. Vamos fazer uma análise mais apurada sobre a viabilidade de implementação ou apoio a esses projetos. É muito importante envolver empresas e um organismo como o Unicef com força da juventude para buscar a inovação, isso sem falar nas comunidades que nos receberam de braços abertos. Quando a gente consegue juntar todos esses fatores positivos, só pode dar coisa boa”, sintetizou o gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Semy Ferraz.

Sobre o Youth Challenge ou Desafio Jovem 

O Youth Challenge tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades para preparar os jovens para uma transição positiva para economia verde. Com foco em capacitar jovens sobre os desafios relacionados aos temas abordados, conectá-los a empregos na economia verde, apoiar empreendedores sociais e ampliar o repertório dos participantes sobre as questões climáticas, biodiversidade e meios de subsistência sustentáveis.

Compartilhar:

Veja Também

Página Inicial Saiba mais
Página Inicial

 

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Manaus trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Manaus e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.