Notícias
A estrutura prevê a implantação de mais de 21 mil metros de rede que irá eliminar o esgoto a céu aberto e melhorar a qualidade de vida na zona Leste.
A comunidade João Paulo, localizada no bairro Jorge Teixeira, passa a contar com um importante avanço em infraestrutura: a implantação da rede de esgotamento sanitário. O local já recebe frentes de obras para a instalação de mais de 21 mil metros de rede coletora, que irão garantir a coleta e o direcionamento adequado do esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Prourbis, situada no mesmo bairro, na zona Leste de Manaus.
A iniciativa representa um avanço significativo na qualidade de vida das mais de 14,3 mil pessoas que vivem na comunidade. As obras contemplam ruas que chegam até o início do ramal do Brasileirinho. Com a nova rede, o esgoto deixa de correr a céu aberto, contribuindo para a prevenção de doenças, a redução da proliferação de insetos e a melhoria das condições ambientais em um dos bairros mais populosos da capital.

“Esse investimento em saneamento é essencial para o desenvolvimento urbano e social da cidade e reflete diretamente na melhoria das condições de vida da população. Com a implantação da rede de esgoto, a comunidade João Paulo dá um passo importante rumo a um futuro mais saudável para as famílias, especialmente para crianças e idosos, além de promover mais sustentabilidade ambiental”, destaca o gerente de Engenharia, Trajano Gontijo.
Trata Bem Manaus
As obras na comunidade João Paulo integram o cronograma de ações do programa Trata Bem Manaus no bairro Jorge Teixeira. Ao todo, estão sendo implantados mais de 117 mil metros de rede de esgotamento sanitário, que irão beneficiar cerca de 52 mil moradores de todo o bairro.

O projeto também contempla a construção de estações elevatórias, responsáveis por bombear o esgoto das áreas mais baixas para as mais altas. Após esse processo, o esgoto será encaminhado à ETE Prourbis, onde passará por tratamento adequado antes de ser devolvido ao meio ambiente, livre de contaminação.

Atualmente, além do Jorge Teixeira, bairros das zonas Norte, Sul, Centro-Sul e Oeste também recebem frentes de obras para a ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário. A concessionária prevê que, até o final de 2026, sejam implantados cerca de 200 quilômetros de rede de esgoto em Manaus, além da construção e ampliação de estações elevatórias e de tratamento.
“Estamos executando um cronograma ousado, que contempla bairros de todas as zonas da cidade. No entanto, é fundamental que a população se conecte ao sistema para que todo esse investimento se converta em dignidade, melhorias na saúde e qualidade de vida para as pessoas e para todo o ecossistema”, conclui o gerente.
