Notícias
Esse sistema irá beneficiar mais de 20 mil pessoas que vivem nessa região do bairro Cidade Nova.
O conjunto Francisca Mendes, na zona Norte de Manaus, passou a fazer parte do programa Trata Bem Manaus e já começou a receber obras de infraestrutura de esgoto. Localizado no bairro Cidade Nova, o conjunto será beneficiado com a instalação de mais de 31 mil metros de rede coletora, que levará o esgoto das residências até a Estação de Tratamento Timbiras, situada na mesma zona.
De acordo com o gerente de Engenharia da concessionária, Wendel Sousa, a iniciativa irá beneficiar aproximadamente 20 mil pessoas. “Quando falamos em levar saneamento para essas pessoas, também estamos falando em proporcionar mais qualidade de vida, saúde e dignidade. Mas, para que isso aconteça, precisamos da participação de todos, por meio da conexão ao sistema. Por isso, estamos deixando, em frente a cada imóvel, um ponto de ligação. É por meio dele que os moradores poderão se interligar à rede e fazer sua parte no processo de melhorias que o serviço traz”, ressalta o gerente.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada R$ 1 investido em saneamento, R$ 4 são economizados em saúde pública. Além disso, o esgotamento sanitário também promove a valorização dos imóveis, o aumento da qualidade de vida e a recuperação ambiental.
Planejamento e execução
As obras seguem um cronograma planejado com o objetivo de causar o menor impacto possível no dia a dia dos moradores. As equipes atuam com equipamentos modernos e profissionais capacitados, realizando intervenções como escavação de vias, assentamento de tubulações, construção de estruturas de coleta, elevatórias e sistemas de transporte do esgoto.
Atualmente, as atividades ocorrem durante o dia, mas, em trechos com maior fluxo de veículos, a execução poderá ser feita em horário noturno para minimizar os impactos no trânsito local.

“Estamos atuando com frentes de obra no período diurno. Antes de iniciarmos as obras, realizamos reuniões com as lideranças comunitárias, além de estudo da área. Com isso trabalhamos juntos, para que possamos ter o mínimo de interferências para a população”, ressalta Wendel Sousa.
Após a conclusão da obra, o sistema entrará em operação com a coleta e transporte do esgoto para a ETE Timbiras. Atualmente, a estação funciona realizando o tratamento do esgoto do bairro Cidade Nova e áreas adjacentes. O objetivo é assegurar que os efluentes recebam tratamento adequado, promovendo a preservação ambiental, o combate a doenças e a melhoria das condições de vida da população manauara.