Notícias

Ver notícia

Trabalho desenvolvido pela Águas de Manaus levou redes de esgoto ao Beco Nonato, no bairro da Cachoeirinha.

O prefeito de Manaus, David Almeida, visitou na manhã desta sexta-feira (14) a estrutura de saneamento básico instalada no Beco Nonato, no bairro da Cachoeirinha, zona Centro-Sul de Manaus. No local, mais de 900 moradores foram beneficiados com a instalação de redes de esgoto, em um projeto que foi o primeiro do Brasil a levar o serviço a uma região de palafitas. 

“O beco Nonato é o primeiro que recebe esse investimento, destinação correta dos resíduos e o esgoto sendo tratado, a água chegando nas torneiras dos moradores, e isso traz mais qualidade de vida, melhorando também a autoestima dos moradores. Quero reconhecer o grande trabalho feito pela concessionária Águas de Manaus, que vem melhorando a questão do saneamento da nossa cidade e melhorando a qualidade de vida do povo”, destaca David Almeida.

São 350 metros de tubulações de rede coletora, uma elevatória para bombear o esgoto. A interligação interna das palafitas, responsabilidade dos moradores, também foi realizada pela concessionária. O sistema de esgoto começou a operar no local no primeiro semestre de 2023.

O local é simbólico para a Águas de Manaus, porque também foi o primeiro contemplado no programa Vem Com a Gente, programa de relacionamento focado na implantação de redes de água em áreas vulneráveis.

A estrutura de água implantada no Beco foi replicada para outras regiões vulneráveis de Manaus e resultou na implantação de mais de 150 km de redes pela cidade. O trabalho rendeu à Águas de Manaus o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento, do Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma da ONU voltada para empresas que alinham suas estratégias à sustentabilidade.

O projeto pioneiro que levou redes de esgoto ao local tem continuidade com a instalação de redes de esgoto em outra área de palafitas. Desde o mês de abril, as equipes da Águas de Manaus estão atuando no igarapé que corta a avenida Parintins, também na Cachoeirinha. A estrutura consiste em 3 Km de tubulações em redes implantadas nas duas margens do igarapé.

“A gente garante que cada ponto, cada beco, cada palafita da cidade, vai ter a sua solução desenvolvida junto com a comunidade, com muito relacionamento, muito desenvolvimento de uma engenharia específica para garantir uma qualidade do serviço e nós hoje já temos isso com a água em todas essas regiões de Manaus, o esgoto aqui foi um projeto-piloto, mas logo já estaremos expandindo”, finaliza o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Manaus é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Manaus.