Notícias

Ver notícia

Projeto dos setores de Operações e EHSQ da Águas de Manaus levou Troféu Ouro na categoria Grande Organização.

A operação que garantiu a continuidade do abastecimento de água em Manaus durante as estiagens severas de 2023 e 2024 foi reconhecida com o Troféu Ouro no Prêmio Qualidade Amazonas, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). Na cerimônia realizada no último dia 28, o time da Águas de Manaus responsável pela iniciativa foi o vencedor na categoria Grande Organização.

Intitulado “Impacto das Condições Climáticas 2023/2024 no Abastecimento de Água da População Manauara”, o projeto, desenvolvido pelas equipes de Operações e EHSQ da concessionária, analisou as soluções adotadas para garantir a segurança hídrica durante as estiagens históricas enfrentadas pela capital nos últimos dois anos.  

“O acompanhamento de eventos climáticos extremos faz parte do dia a dia de quem faz saneamento básico. Em Manaus, nossas equipes estão preparadas tanto para a seca quanto para a cheia. No caso da estiagem, esse trabalho que foi premiado começou em 2023 e foi aprimorado em 2024, quando Manaus registrou a vazante mais severa em 120 anos. O Prêmio Qualidade Amazonas vem como um reconhecimento para uma equipe que atuou de forma estratégica e integrada”, destaca a Gerente de Operações, Jéssica Candeia.

 Para assegurar o abastecimento da população, foi necessário rebaixar 14 das 17 bombas responsáveis pela captação no Rio Negro. A operação envolveu mergulhadores e equipamentos específicos para atuar em estruturas antigas (algumas delas da década de 1960) permitindo acessar pontos mais profundos do rio. 

Além disso, foram adquiridas três bombas anfíbias, capazes de captar água por meio de estruturas flutuantes, semelhantes a balsas, ou em posição totalmente submersa. Esses equipamentos seriam acionados em caso de níveis ainda mais críticos de estiagem. 

“O rebaixamento das bombas, a mobilização de mergulhadores e a adoção de novas tecnologias foram fundamentais para manter o abastecimento sem impactos para a cidade. Receber o prêmio é uma confirmação de que estamos no caminho certo ao priorizar eficiência operacional e prontidão em situações críticas”, aponta o diretor executivo da Águas de Manaus, Renee Chaveiro. 

Esse conjunto de medidas permitiu que as soluções adotadas fossem incorporadas de forma permanente ao sistema, fortalecendo a resiliência do abastecimento diante de futuros eventos climáticos extremos. 

“Essas soluções são resultado de um planejamento que observa de perto o comportamento do Rio Negro ao longo do ano. O prêmio celebra esse esforço coletivo e o foco permanente na continuidade dos serviços essenciais”, acrescenta o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Manaus oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Manaus.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas