Notícias

Ver notícia

Ação inovadora da Águas de Manaus desenvolveu infraestrutura adaptada para sanear regiões de vulnerabilidade social. Becos na Cachoeirinha e Praça 14 recebem obras.  

Áreas de vulnerabilidade social de Manaus estão recebendo o serviço de esgotamento sanitário. Após ter êxito na região do Beco Nonato, na Cachoeirinha, com um projeto piloto desenvolvido no ano passado, a Águas de Manaus está replicando o modelo para outras regiões de palafita em Manaus.  

No último mês, equipes da empresa iniciaram um trabalho em becos localizados nos bairros Cachoeirinha e Praça 14, na zona Sul de Manaus. As frentes de obra estão concentradas na avenida Parintins. Outras áreas vizinhas, nas ruas Tarumã, Japurá, J Carlos Antony e os becos União e Duque de Caxias também receberão obras. Aproximadamente 6 mil pessoas que residem nestes locais serão beneficiadas, com seu esgoto doméstico produzido e tratado.   

No total, mais de 3 mil metros de redes coletoras de esgoto serão implantados. Todas devem ser interligadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Educandos.  A recuperação ambiental da região e a transformação social são alguns dos impactos positivos da chegada do serviço nestas regiões de vulnerabilidade social de Manaus.  

 “O case de sucesso do Beco Nonato serviu de ponto de partida para os próximos projetos em comunidades de palafitas. Tivemos sucesso no trabalho desenvolvido ali e resolvemos seguir com ações na região. Nas novas áreas onde estamos chegando com o serviço de esgotamento, também vamos analisar residência a residência, de forma a entender como adaptar a infraestrutura. Serão mais de 6 mil pessoas beneficiadas e com mais dignidade”, destaca o gerente de Serviços da Águas de Manaus, Felipe Poli.   

Para os moradores da área, as obras são a esperança de dias melhores. Moradora do local há 70 anos, a auxiliar de serviços gerais, Arlete Lima, relata a vontade de ver o igarapé ser recuperado. “Quando chegamos aqui o único jeito era despejar os dejetos no igarapé. Agora com essa nova estrutura acredito que o meio ambiente vai melhorar e a gente, que mora aqui, vai poder viver em melhores condições. Quem gosta de viver em lugar inadequado, né? Muita gente vai ser beneficiada”, declarou a idosa.  

Além das obras, a Águas de Manaus também se preocupa com a conscientização da população que mora nos locais que recebem as novas redes: o setor de Responsabilidade Social realiza visitas a cada morador, tirando dúvidas e explicando a importância de fazer as ligações. Os moradores da área passam, ainda, por cadastros nos programas Tarifa Social Manauara, que concede 50% de desconto nas contas de água e de esgoto, e Tarifa 10, que estipula valor único de R$ 10 nas contas de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social.  

Expansão de esgoto  

Desde que começou a atuar na capital amazonense a Águas de Manaus se atentou em entender a realidade geográfica da cidade para atender a todos, sobretudo as pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade. Após atender toda esta população com adaptação de redes de abastecimento de água, a empresa passou a estudar uma forma de contemplar os moradores com sistema de esgotamento sanitário. Daí surgiu o projeto inovador de esgota em áreas de palafitas.  

Hoje, Manaus se destaca nacionalmente pelo desenvolvimento do saneamento. Para os próximos anos a concessionária seguirá expandindo os seus serviços. A cidade receberá investimentos que serão revestidos na expansão do sistema, em especial do esgotamento sanitário. A meta é que em 2030 a cidade esteja com o serviço universalizado. 

“Nosso objetivo é levar esgotamento sanitário para todas as zonas da cidade, incluindo o modelo replicado do Beco Nonato para todas as áreas vulneráveis de Manaus. Iremos visitar as famílias e conscientizá-las sobre a importância da ligação ao sistema para que ele funcione. O saneamento é um conjunto de fatores e o mais importante deles, é o ser humano”, destaca o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Manaus e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Manaus é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Manaus.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Manaus oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.