Notícias

Ver notícia

Profissionais e estudantes visitaram Estação de Tratamento de Esgoto e tiraram dúvidas sobre expansão do sistema na capital amazonense.

A expansão do esgotamento sanitário em Manaus foi tema da segunda edição do Saneamento em Pauta, workshop voltado para a imprensa local, realizado pela Águas de Manaus. Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento, realizado no sábado (08).

O encontro iniciou no auditório do Hotel Da Vinci, com uma apresentação sobre o conceito de esgoto e sobre a adesão ao serviço como forma de preservação do meio ambiente e de melhoria nos índices de saúde.

Os jornalistas tiveram um panorama do plano de expansão do sistema na capital, com universalização em menos de dez anos, por meio do programa Trata Bem Manaus. A importância do serviço foi corroborada por cases como o do Beco Nonato, na Cachoeirinha, que é a primeira área de palafitas com redes de esgoto instaladas.

“Essa é uma oportunidade de ouro que temos para tirar dúvidas e comunicar de forma direta e concisa o funcionamento do sistema de esgoto em Manaus e como a recuperação dos corpos hídricos da cidade só é possível com a adesão da população”, destaca o gerente de Operações da Águas de Manaus, Lineu Machado.

Em seguida, os participantes conheceram na prática como funciona o tratamento de esgoto, da coleta à devolução livre de efluentes à natureza. Isso ocorreu por meio de uma ida à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, que tem capacidade de atender a mais de 100 mil moradores da Zona Norte de Manaus. “A visita foi de extrema importância, porque eu acredito que, quanto mais a gente conhece esse tipo de processo, mais a gente pode contribuir para um meio ambiente mais agradável, mais seguro”, resumiu a jornalista Amanda Bulcão.

Após a visita, os jornalistas participaram de um quiz sobre os conceitos apresentados durante o workshop. A acadêmica do 6° período de Jornalismo da Fametro, Emanuelly Silva, foi a primeira colocada e ganhou um notebook.

“Eu penso que é muito importante participar de eventos como este porque me traz muitos conhecimentos, e esse é mais importante ainda porque fala sobre saneamento e meio ambiente, que são temas que a gente vê pouco na sala de aula. Foi uma experiência única e incrível ouvir e aprender com as pessoas que são responsáveis por esse processo”, destacou a universitária.

Prêmio de Jornalismo
A concessionária está com inscrições abertas para a terceira edição do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental. A premiação é voltada para reportagens sobre saneamento básico e tem o intuito de estimular a produção de materiais em texto, áudio e vídeo sobre o tema.

Os interessados em se inscrever têm até o dia 11 de outubro deste ano, às 23h59 (horário de Manaus), pelo hotsite http://www.premioaguasdemanaus.com.br/. No endereço, também é possível consultar o regulamento. O prêmio reconhecerá matérias produzidas e publicadas no período compreendido entre 1 de novembro de 2023 a 11 de outubro de 2024.

Neste ano, a novidade fica por conta da categoria Trata Bem Manaus, que irá premiar a melhor reportagem sobre esgotamento sanitário na capital amazonense. Materiais que estão inscritos em outras categorias também poderão concorrer nesta.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido