Plataforma Saneamento Salva mobiliza debate sobre saúde e qualidade de vida em Manaus

Postado por Daniele Brito em 09/abr/2026 - Sem Comentários

Nova plataforma propõe a ampliação do debate e a mobilização da sociedade em prol do saneamento.

A relação entre saneamento básico, qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico foi o foco do workshop “Saneamento e Saúde”, realizado na manhã desta quinta-feira (9), no Palácio Rio Negro. A iniciativa integra o lançamento do movimento Saneamento Salva, que surge com a proposta de ampliar o debate público e mobilizar a sociedade para garantir o acesso universal ao saneamento como um direito de todos.

O evento reuniu especialistas que apresentaram dados e análises evidenciando o saneamento como um dos principais pilares do desenvolvimento humano. Segundo a gerente de Relações Institucionais do Instituto Trata Brasil, Cintia Torquetto, diversos estudos comprovam o impacto direto desses serviços na qualidade de vida da população.

Gerente de Relações Institucionais do Instituto Trata Brasil, Cintia Torquetto

“Quando falamos em saneamento, falamos principalmente em saúde – aspecto mais evidente devido à redução de doenças de veiculação hídrica -, mas também em educação, produtividade, geração de renda, turismo e preservação ambiental. Trazer esse tema para discussão, especialmente no contexto amazônico, é fundamental”, destacou.

Promovido pela Águas de Manaus, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na capital, o encontro também reforçou a importância de democratizar o debate como forma de engajar a população. Para o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, o saneamento é uma responsabilidade coletiva.

Presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos

“A ausência de saneamento básico afeta toda a comunidade. Basta que uma única residência faça o descarte inadequado de esgoto para que haja proliferação de doenças como verminoses, dengue e leptospirose. Precisamos garantir o acesso universal e o uso adequado dessa infraestrutura essencial. A plataforma Saneamento Salva nasce para oferecer conteúdo acessível e de qualidade, reunindo dados, estudos e informações que incentivem a mobilização social em todo o país”, afirmou.

Gerente de Inteligência Geográfica, Bruno Barros de Oliveira, e a diretora de Inteligência de Dados da Saúde Municipal (Semsa), Sanay Souza Pedrosa

A programação contou ainda com palestras de representantes da saúde estadual e municipal, além de lideranças comunitárias. Participaram a diretora de Inteligência de Dados da Saúde Municipal (Semsa), Sanay Souza Pedrosa; o gerente de Inteligência Geográfica, Bruno Barros de Oliveira; e o gerente de Riscos Não Biológicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Ronaldo Adriano Marques da Silva.

“Esse evento é muito importante porque vai entregar a plataforma que vai trazer informações relacionadas ao saneamento. Nós sabemos que saneamento de fato salva, que trás benefícios para a população. Esse é um momento de troca de informações de debate do tema. Todos saem ganhando”, destacou a diretora de Inteligência de Dados da Saúde Municipal (Semsa), Sanay Souza Pedrosa.

Manaus em destaque

Dados do Instituto Trata Brasil mostram que a região Norte é uma das mais impactadas pela falta de saneamento no país. De acordo com levantamento divulgado neste ano, apenas 62,8% da população da região tem acesso à água tratada e 16,6% à coleta de esgoto.

Nesse cenário, Manaus se destaca pelos avanços recentes. Atualmente, a capital já universalizou o acesso à água tratada e atingiu 40% de cobertura de esgotamento sanitário.

gerente de Riscos Não Biológicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Ronaldo Adriano Marques da Silva.

“Desde a chegada da Águas de Manaus, houve avanços importantes no saneamento da cidade. Levamos água tratada a áreas de difícil acesso, como becos, rip-raps e palafitas, e seguimos ampliando o sistema de esgotamento. No entanto, para que os benefícios sejam plenamente percebidos, é fundamental o envolvimento do poder público, organizações e da própria população. A informação é essencial para que todos compreendam a importância e participem desse processo”, ressaltou o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas.

Aegea, holding da qual a Águas de Manaus faz parte, firma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social para inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade

Postado por Camila Henriques em 19/jan/2026 - Sem Comentários

Iniciativa integra as empresas Aegea ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, ampliando oportunidades de emprego para inscritos no Cadastro Único

A Aegea, companhia referência em saneamento básico no Brasil, e holding da qual Águas de Manaus faz parte, aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Em Manaus, a parceria será operacionalizada pela Águas de Manaus, reforçando o compromisso da concessionária com a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único, com foco especial em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais. O acordo foi celebrado nesta sexta-feira (16) em Teresina, Piauí.

A parceria foi formalizada por meio de Protocolo de Intenções assinado com o MDS, com objetivo de promover a inserção produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da destinação de vagas de emprego, contribuindo para a ampliação da empregabilidade. Como parte do grupo Aegea, a Águas de Manaus se compromete a destinar postos de trabalho a candidatos oriundos do CadÚnico e apresentará relatórios periódicos sobre o avanço dessas contratações junto às demais concessionárias da Aegea.

Com presença em mais de 890 municípios, a Aegea é referência em soluções de saneamento com foco na redução de desigualdades. A adesão ao programa reforça o papel da companhia como agente de transformação social, ao conectar sua estrutura e escala operacional à política pública federal, priorizando as regiões com maiores índices de vulnerabilidade.

“Acreditamos na potência do saneamento como vetor de desenvolvimento e inclusão. Essa parceria nos permite ampliar o alcance das nossas ações sociais, gerando prosperidade compartilhada, e colaborar com o esforço nacional de geração de emprego e renda, especialmente para quem mais precisa”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

“É muito potente essa parceria que firmamos com a Aegea. Agora vamos abrir o Cadastro Único e o público do Bolsa Família e do Cadastro Social vai poder participar da qualificação para o emprego e, também, para o empreendedorismo junto à companhia. É uma empresa que trabalha em 15 estados e 892 municípios, isso vai trazer um grande resultado na superação da pobreza no Brasil. E tenho certeza de que a Aegea vai ganhar um quadro extraordinário de profissionais”, destacou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

A Aegea e suas unidades de negócio já atuam com programas voltados à capacitação e empregabilidade, como o “Pioneiros”, que oferece formação a jovens, e mantém iniciativas contínuas de inclusão por meio da Tarifa Social, além de ações com foco em diversidade e equidade racial e de gênero por meio do programa “Respeito Dá o Tom”.

O acordo firmado é o primeiro com uma empresa do setor de saneamento e prevê a designação de pontos focais locais e nacionais para gestão da parceria, além da integração com programas já existentes na companhia, como trilhas de capacitação, comunidades e iniciativas de desenvolvimento territorial.

Sobre a Aegea
A Aegea atua por meio de ativos de saneamento em todas as regiões do País. Com um crescimento sustentável, a Companhia saltou de seis municípios atendidos em 2010 para mais de 890 em 2025, distribuídos em 15 estados, beneficiando mais de 39 milhões de pessoas. Em 2023, a empresa ampliou sua atuação em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e o meio ambiente. Essa evolução foi possível devido ao modelo de negócio da Companhia, que tem como base eficiência e expertise operacional, disciplina financeira e o alinhamento aos princípios ESG. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/

Sobre a Águas de Manaus
Em operação na capital amazonense desde 2018, a Águas de Manaus tem promovido uma transformação no saneamento básico da cidade. Em sete anos e meio de operação, a empresa garantiu a universalização do acesso à água tratada na capital. Outro foco da concessionária é universalizar o serviço de esgotamento sanitário.

Em janeiro de 2023, a empresa lançou o “Trata Bem Manaus”, programa que tem como objetivo atingir a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033. Em menos de dez anos, serão implantadas mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras de esgoto, além da construção ou reforma de 70 estações de tratamento espalhadas por toda a cidade. Hoje, 40% da população tem acesso ao serviço.

Para garantir que o acesso aos serviços de saneamento básico chegue às populações mais vulneráveis, a empresa mantém programas tarifários como o Tarifa 10, que fixa o valor da fatura de água e esgoto em R$ 10, e o Tarifa Manauara, que oferece 50% de desconto. Hoje, mais de 140 mil famílias são beneficiadas pelos dois programas.

Fotos: Moisés Saba