Postado por Daniele Brito em 01/out/2025 -
Esse sistema irá beneficiar mais de 20 mil pessoas que vivem nessa região do bairro Cidade Nova.
O conjunto Francisca Mendes, na zona Norte de Manaus, passou a fazer parte do programa Trata Bem Manaus e já começou a receber obras de infraestrutura de esgoto. Localizado no bairro Cidade Nova, o conjunto será beneficiado com a instalação de mais de 31 mil metros de rede coletora, que levará o esgoto das residências até a Estação de Tratamento Timbiras, situada na mesma zona.
De acordo com o gerente de Engenharia da concessionária, Wendel Sousa, a iniciativa irá beneficiar aproximadamente 20 mil pessoas. “Quando falamos em levar saneamento para essas pessoas, também estamos falando em proporcionar mais qualidade de vida, saúde e dignidade. Mas, para que isso aconteça, precisamos da participação de todos, por meio da conexão ao sistema. Por isso, estamos deixando, em frente a cada imóvel, um ponto de ligação. É por meio dele que os moradores poderão se interligar à rede e fazer sua parte no processo de melhorias que o serviço traz”, ressalta o gerente.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada R$ 1 investido em saneamento, R$ 4 são economizados em saúde pública. Além disso, o esgotamento sanitário também promove a valorização dos imóveis, o aumento da qualidade de vida e a recuperação ambiental.
Planejamento e execução
As obras seguem um cronograma planejado com o objetivo de causar o menor impacto possível no dia a dia dos moradores. As equipes atuam com equipamentos modernos e profissionais capacitados, realizando intervenções como escavação de vias, assentamento de tubulações, construção de estruturas de coleta, elevatórias e sistemas de transporte do esgoto.
Atualmente, as atividades ocorrem durante o dia, mas, em trechos com maior fluxo de veículos, a execução poderá ser feita em horário noturno para minimizar os impactos no trânsito local.

“Estamos atuando com frentes de obra no período diurno. Antes de iniciarmos as obras, realizamos reuniões com as lideranças comunitárias, além de estudo da área. Com isso trabalhamos juntos, para que possamos ter o mínimo de interferências para a população”, ressalta Wendel Sousa.
Após a conclusão da obra, o sistema entrará em operação com a coleta e transporte do esgoto para a ETE Timbiras. Atualmente, a estação funciona realizando o tratamento do esgoto do bairro Cidade Nova e áreas adjacentes. O objetivo é assegurar que os efluentes recebam tratamento adequado, promovendo a preservação ambiental, o combate a doenças e a melhoria das condições de vida da população manauara.
Postado por Camila Henriques em 29/set/2025 -
Mais de 10 mil moradores do bairro Cidade Nova serão beneficiados com acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.
A Águas de Manaus segue com as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário no bairro Cidade Nova, zona Norte da cidade. Para levar os serviços de coleta e tratamento de esgoto a mais de 10 mil pessoas na região, as equipes da concessionária iniciam nesta segunda-feira (29) a implantação de rede na Avenida Noel Nutels, no sentido bairro/Centro (próximo à escola Profª Ruth Prestes Gonçalves – Aldeia do Conhecimento).
As obras ocorrem de segunda a sexta-feira no período noturno e durante a madrugada, das 20h às 4h. A via será recapeada conforme a evolução de cada trecho. Serão implantados 600 metros de linha de recalque, que é uma rede especial que transporta o esgoto bombeado da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Ribeiro Júnior para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras.
Para reduzir os impactos no trânsito, duas faixas da avenida serão interditadas com apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que fará as orientações aos motoristas. A previsão é que o serviço seja concluído em um mês.
O serviço faz parte do cronograma de obras do Trata Bem Manaus, programa de universalização da coleta e do tratamento de esgoto na cidade. “Em menos de dez anos, chegaremos a 90% de cobertura na capital. Esse número representa muitos benefícios para a população, da diminuição dos índices de doenças de veiculação hídrica à recuperação de igarapés como o Mindu e o 40, que poderão voltar a ter balneabilidade. Ampliar os serviços em um dos bairros mais populosos de Manaus, como é a Cidade Nova, é reforçar nosso compromisso de levar saneamento para todos”, destaca o gerente de Engenharia da Águas de Manaus, Wendel Sousa.

Postado por Camila Henriques em 29/set/2025 -
Exceção é categoria COP 30, que terá inscrições abertas até o final de novembro.
As inscrições para a quarta edição do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental foram prorrogadas. O prazo para os profissionais enviarem seus trabalhos será até às 23h59 (horário de Manaus) do dia 31 de outubro. O período para publicação dos materiais também será estendido para a mesma data. A exceção é a categoria COP 30, que terá inscrições abertas até 30 de novembro.
O anúncio dos vencedores será feito em cerimônia ainda neste ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo hotsite do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental.
A premiação tem o intuito de reconhecer profissionais da comunicação que, por meio de reportagens em texto, áudio e vídeo, ampliaram discussões sobre os impactos positivos do saneamento básico em Manaus. Neste ano, a novidade fica por conta da inclusão das categorias COP 30 e Mídias Digitais.
Premiação
Os primeiros colocados das categorias Jornalismo Impresso, Áudio, Telejornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo, Trata Bem Manaus e Repórter Cinematográfico receberão, cada um, premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil. Já os vice-campeões ganharão R$ 3,5 mil, e os terceiros colocados, a quantia de R$ 2 mil.
As categorias Mídias Digitais e COP 30 terão como premiação o valor de R$ 3 mil e um troféu – estas categorias terão, cada uma, somente um vencedor. A premiação para a categoria Jornalismo Universitário será única para o primeiro colocado, que ganhará um notebook.
Todos os trabalhos inscritos nas categorias profissionais serão automaticamente elegíveis ao Grande Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental, que dará o valor de R$ 7 mil ao vencedor.
Postado por Daniele Brito em 15/set/2025 -
A Águas de Manaus avança com obras de esgotamento sanitário em diversos pontos da cidade. A meta da concessionária é ampliar a cobertura de esgoto, além de levar mais saúde, qualidade de vida, bem-estar para a população e preservação ambiental. Atualmente, a empresa está com canteiros de obras em funcionamento, com serviços de implantação de rede, instalação de ligações novas e construção de Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). Os serviços ocorrem nos períodos diurno e noturno.
Entre os dias 15 e 20 deste mês, as equipes atuam em 13 áreas situadas nas zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Leste e Oeste da cidade. Durante as obras, as áreas são devidamente sinalizadas para garantir a segurança do fluxo de veículos e pedestres na região. Após a conclusão de cada trecho, a concessionária realiza o serviço de recuperação das vias.
Caso os moradores tenham alguma dúvida sobre as obras ou sobre a conexão do imóvel, as equipes de conscientizadores da Águas de Manaus estão disponíveis presencialmente nos canteiros de obras. A concessionária também disponibiliza o canal de atendimento 0800 092 0195, que funciona para ligações e mensagens via WhatsApp.
Confira o cronograma de obras de 15 a 20 de setembro:

Postado por Daniele Brito em 08/set/2025 -
Dando continuidade à ampliação do saneamento básico na capital amazonense, a Águas de Manaus segue avançando com as obras de esgotamento sanitário em vários bairros da cidade. Entre os dias 08 e 13 de setembro, os serviços estarão concentrados em áreas das zonas Sul, Centro-Sul, Oeste, Leste e Norte, beneficiando milhares de moradores.
Ao todo, 12 áreas receberão os serviços para construção da nova infraestrutura. Além dos trabalhos de implantação de rede e ligação nova, a concessionária também atua na construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz.
Em caso de ocorrências durante o período das obras, os clientes podem procurar as equipes de campo ou entrar em contato pelos canais oficiais da Águas de Manaus: 0800 092 0195, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.
Confira o cronograma de obras de 08 a 13.09:

Postado por Daniele Brito em 05/set/2025 -
Com investimentos que ultrapassam R$ 1,6 bilhão, a empresa amplia a cobertura de esgoto em Manaus e contribui diretamente para a preservação dos igarapés e rios.
A maior floresta tropical do planeta guarda riquezas essenciais para a vida. No Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, a importância de preservá-la ganha ainda mais destaque. Em Manaus, o avanço do saneamento se consolida como aliado nessa proteção. Com investimentos robustos, a Águas de Manaus ampliou a infraestrutura de água e esgoto, alcançando resultados expressivos e definindo metas ainda mais ambiciosas para o futuro.
Desde 2018, já foram aplicados mais de R$ 1,6 bilhão em obras de saneamento na capital. Um dos reflexos mais significativos desses investimentos é a universalização do abastecimento de água.

“Estamos falando de uma cidade localizada no coração da Amazônia. Não há como pensar em preservação sem pensar em saneamento. Quando regularizamos o sistema de água, também contribuímos para o uso consciente e responsável desse recurso essencial. O que antes era utilizado sem controle, agora é monitorado e tratado. Nos últimos dois anos, Manaus enfrentou suas maiores estiagens, e os estudos conduzidos por nossos profissionais reforçam a necessidade de cuidar cada vez mais dos nossos corpos hídricos. Nosso compromisso é com o meio ambiente, com a saúde da população e com o futuro da floresta”, afirma Pedro Augusto de Freitas, diretor-presidente da Águas de Manaus.
O ciclo da água e o impacto do esgoto tratado
Na Amazônia, falar de meio ambiente é também falar de água. O ciclo começa na captação dos mananciais, passa pelo tratamento e distribuição para a população, e se completa com a coleta da água utilizada nas residências, seu transporte e tratamento em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), antes de ser devolvida à natureza.

Um dos principais avanços nesse processo foi a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário, que passou de 19% em 2018 para mais de 35% em 2025. Hoje, mais de 600 mil pessoas já contam com coleta e tratamento de esgoto em Manaus. A infraestrutura da concessionária inclui mais de mil quilômetros de redes coletoras e 150 Estações de Tratamento de Esgoto. “Toda essa estrutura demonstra como Manaus tem avançado em esgotamento sanitário. No entanto, os impactos da nossa operação vão além da infraestrutura: contribuímos diretamente para a despoluição de igarapés e rios que, por décadas, foram utilizados como escoamento de esgoto in natura”, destaca o diretor executivo da concessionária, Renee Chaveiro.
Para quem passou a ter acesso à água e se interliga ao sistema de esgotamento sanitário, essas mudanças são uma realidade. A professora aposentada Yone Araújo é moradora do loteamento Campo Dourado, na Zona Norte da cidade. Neste ano, ela passou a ter acesso ao novo serviço. “Eu usei a fossa durante 29 anos porque era a única opção que eu tinha. A partir da chegada do sistema de esgoto, eu logo me interliguei pois sei os benefícios desse serviço. Agora eu sei que o esgoto vai ser tratado antes de ser devolvido pra natureza. Não vou ter mais os dejetos depositados aqui no fundo da minha casa”, disse.

Engajamento comunitário é fundamental
Quando se trata de saneamento básico, em especial do esgotamento sanitário, a participação da população é fundamental para garantir a eficácia dos serviços. Atualmente, a Águas de Manaus está executando obras de expansão do sistema em todas as zonas da cidade. Esses serviços fazem parte do programa Trata Bem Manaus, que tem como meta a universalização do esgotamento sanitário em menos de 10 anos. Para isso, serão investidos mais de R$ 2 bilhões na cidade.

As obras incluem a instalação de novas redes coletoras e dos Terminais de Inspeção e Limpeza (TILs), que permitem a conexão dos imóveis ao sistema. Essa ligação é essencial para garantir que o esgoto gerado nas residências seja coletado e tratado antes de retornar ao meio ambiente. Além disso, a concessionária está construindo novas estações de tratamento, como a ETE Raiz, que será uma das maiores da região.

“A ampliação da rede de esgoto tem efeito direto na saúde pública e na preservação ambiental. Cada litro de esgoto coletado e tratado representa menos poluição em nossos igarapés. Isso só é possível com a adesão da população ao sistema. Por isso, o engajamento comunitário é tão importante. O saneamento é construído a muitas mãos, e os benefícios são compartilhados por todos. Cuidar da Amazônia também é se sensibilizar para o tema do saneamento básico”, reforça Simony Dias, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus.
Postado por Daniele Brito em 01/set/2025 -
Em setembro, a Águas de Manaus segue com obras de esgotamento sanitário em áreas de cinco zonas da cidade. As obras fazem parte do programa Trata Bem Manaus, que tem como objetivo universalizar o serviço de esgoto na capital amazonense. Bairros das zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Norte recebem a nova infraestrutura nos períodos diurno e noturno, dependendo do fluxo de movimentação de cada via.
Durante a execução dos serviços, as áreas são devidamente sinalizadas para garantir a segurança do fluxo de veículos e pedestres na região. Os serviços consistem na implantação de rede e instalação de ligações novas.
Em caso de dúvidas, a concessionária disponibiliza o canal de atendimento 0800 092 0195, que funciona para ligações e mensagens via WhatsApp, além do atendimento presencial com os líderes das obras em execução.
Confira o cronograma de obras de 1º a 6 de setembro:

Postado por Daniele Brito em 01/set/2025 -
Ação promovida pela Águas de Manaus e parceiros levou atendimentos de saúde, cidadania, lazer e vacinação de pets à zona Norte da capital.
Mais de 4 mil pessoas participaram da terceira edição do “Prospera – Um Movimento pela Vida”, em Manaus. Foram oferecidos mais de 100 serviços gratuitos à população, incluindo atendimentos da Águas de Manaus, além de serviços de saúde, cidadania, lazer e ações de empreendedorismo. O mutirão foi realizado no sábado (30), na Escola Municipal Deputado Federal Ulisses Guimarães, no bairro Amazonino Mendes, zona Norte da capital amazonense.
O evento contou com a participação de cerca de 200 colaboradores voluntários da concessionária, além de profissionais parceiros do programa Manaus Cidadã, da Semasc – da Prefeitura de Manaus –, que envolve órgãos como a Defensoria Pública, Amazonas Energia, Casa Militar, Procon Manaus, Tribunal Eleitoral, entre outros.

Moradores do bairro e de áreas adjacentes aproveitaram a oportunidade e compareceram ao mutirão para acessar diversos serviços. A dona de casa Lucilene de Oliveira buscou atendimento em neuropediatria e comemorou a iniciativa. “Há muito tempo eu aguardava por uma consulta nessa especialidade, mas nunca obtinha uma resposta positiva. Soube que essa ação traria atendimento gratuito para a comunidade e não perdi tempo! Hoje fui atendida com muita atenção, e meu sentimento é de gratidão”, revelou.
Além dos atendimentos voltados à saúde humana, o Prospera também ofereceu vacinação para pets. Somente nessa área, foram realizados mais de 170 atendimentos. Lyana Vitória, moradora do Amazonino Mendes, aproveitou a oportunidade para vacinar o gatinho Bob.

“Vi no Instagram e fiz questão de trazer o Bob. Como o pessoal que passa nas ruas com a vacina ainda não tinha vindo ao bairro, essa pendência com meu gatinho estava me preocupando. Hoje o trouxe e agora fico mais tranquila com relação à saúde dele. Parabéns pela iniciativa”, elogiou.
Durante toda a manhã, a população teve acesso a diversos serviços. A pedagoga Minara dos Santos foi atendida pelo Procon Manaus e pela Águas de Manaus. “Vim com grandes expectativas para resolver minhas pendências. Primeiro, fui atendida pelo Procon, que me orientou muito bem. Em seguida, fui atendida pela Águas de Manaus, e hoje já saio daqui com todas as minhas questões resolvidas. Antes, eu havia buscado atendimento virtual, mas o brasileiro gosta mesmo é do presencial, do contato. Obrigada por trazerem o Prospera para o bairro e parabéns pela organização”, frisou a pedagoga.

Este é o terceiro ano que a Águas de Manaus promove o Prospera na capital amazonense. Nas três edições, mais de 9 mil pessoas já foram atendidas com diversos serviços. De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Simony Dias, o objetivo da ação é aproximar a companhia das comunidades e oferecer acesso a serviços essenciais.
“Hoje comemoramos o sucesso de mais uma edição do Prospera. Durante todo o ano, atuamos junto às comunidades por meio do programa de relacionamento Afluentes e, por meio dele, ouvimos as necessidades da população. Preparamos a ação para atender a essas demandas, que vão desde os próprios serviços da Águas de Manaus até serviços de cidadania, como emissão de documentos, saúde, empreendedorismo e lazer”, ressalta a gerente.

Prospera
A ação foi realizada simultaneamente em 16 cidades do Brasil. O Prospera é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Aegea, uma das principais ferramentas de atuação social da Aegea, grupo do qual a Águas de Manaus faz parte.
Postado por Daniele Brito em 28/ago/2025 -
O evento contará com atendimentos médicos, exames rápidos, vacinação para humanos e pets, serviços de beleza e atividades culturais, das 8h às 12h.
A programação do “Prospera – Um movimento pelo cuidado com a vida”, que ocorre neste sábado (30), contará com uma série de ações voltadas à saúde humana — com consultas e exames —, além da proteção animal, com vacinação antirrábica. O evento também oferecerá serviços de embelezamento. A ação será realizada das 8h às 12h, na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, localizada na rua 27, quadra 124, no bairro Amazonino Mendes.
Para receber atendimentos médicos e vacinas, é necessário apresentar cartão do SUS, RG, CPF e cartão de vacinação. Entre os serviços disponíveis estão: consultas com clínico geral, pediatra, dentista, ortopedista, neuropediatra, entre outros. Também serão realizados testes rápidos para IST, HIV, sífilis, hepatite B e C, aplicação de vacinas de rotina e contra a covid-19, além de testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Para os pets, serão oferecidas vacinas antirrábicas. Nesse caso, os tutores devem levar seus animais com o cartão de vacinação. Já quem quiser aproveitar os serviços de embelezamento poderá contar com limpeza de pele, corte de cabelo unissex, design de sobrancelhas e esmaltação.
Os atendimentos serão realizados por profissionais parceiros do programa Manaus Cidadã, da Semasc, da Semsa, zoonose e da Associação ABS. A ação contará ainda com a participação de mais de 200 colaboradores da Águas de Manaus. A programação também trará um momento cultural com apresentação musical.

Para a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias, a ação é uma oportunidade de fortalecer o relacionamento da concessionária com a população. “Acreditamos que cuidar das pessoas vai muito além do fornecimento dos nossos serviços de água e esgoto. O Prospera é uma forma de estarmos ainda mais próximos das comunidades, promovendo cidadania, saúde e bem-estar. É uma ação que reforça o nosso compromisso com a transformação social de Manaus”, destaca.
Sobre o Prospera
Esta é a 3ª edição da ação social em Manaus. O objetivo é promover oportunidades, saúde e qualidade de vida para a população. Nas duas primeiras edições, o Prospera realizou mais de 5,5 mil atendimentos a moradores das zonas Norte e Leste da cidade.
“Cada edição reforça a importância do cuidado com o outro e do fortalecimento das comunidades. É sobre tocar vidas, gerar esperança e fortalecer laços com as pessoas”, ressalta a gerente.

A atividade acontecerá simultaneamente em 16 cidades brasileiras onde a Aegea — grupo do qual a Águas de Manaus faz parte — atua, com a participação de profissionais especializados que estarão disponíveis para prestar assistência a milhares de pessoas.
Postado por Daniele Brito em 27/ago/2025 -
Evento acontece neste sábado (30), das 8h às 12h, na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, com atendimentos gratuitos.
Neste sábado (30), a Águas de Manaus irá promover uma grande ação social na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, localizada na rua 27, quadra 124, no bairro Amazonino Mendes. O “Prospera – Um Movimento Pelo Cuidado com a Vida” irá oferecer mais de 100 serviços de assistência e cidadania totalmente gratuitos, voltados para o público em geral. Os atendimentos ocorrem das 8h às 12h.
Esta é a terceira edição da ação de cidadania, que tem como objetivo promover oportunidades, saúde e qualidade de vida para a população. O evento contará com a participação de mais de 200 colaboradores voluntários da concessionária e conta com a parceria com o programa Manaus Cidadã, da Semasc, com a Prefeitura de Manaus, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral, Correios, Polícia Federal, Amazonas Energia, Casa Militar, Procon Manaus, Conselho Tutelar – zona Leste, Acnur/Instituto Mana, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Sinetran e Ageman.
De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias, o evento propõe oferecer oportunidades para as comunidades terem acesso a diversos serviços, sem burocracias. “O Prospera é uma oportunidade de levar cidadania de forma prática e sem burocracia para quem mais precisa. Nosso objetivo é promover qualidade de vida, saúde e acesso a direitos em um só lugar, com o apoio de voluntários e mais de 30 parceiros comprometidos com o bem-estar da população”, destaca.
Atendimentos
Os atendimentos oferecidos durante o evento serão personalizados e por ordem de chegada. Dentre os serviços estão alistamento militar para jovens que estiveram completando 18 anos em 2025, consulta de situação militar, cadastro no Bolsa Família, atualização de cadastros, atendimento sobre abastecimento de água, esgoto, iluminação pública e zona azul, atendimento jurídico (divórcio, guarda, investigação de paternidade), emissão de 2º via de título de eleitor, transferências eleitorais, serviços e orientações sobre programas de moradias, orientação jurídica sobre aposentadoria rural e urbana, salário maternidade, credenciamento para estacionamento de idosos e PCD’S, dentre outros.

Durante a ação também haverá cadastro para vagas de emprego e emissão de carteira de trabalho digital. A comunidade também terá acesso a palestra sobre educação ambiental e distribuição de mudas ornamentais, frutíferas e medicinais.
Terceira edição
Esta é a 3ª edição da ação social em Manaus. Nas primeiras edições, o “Prospera” realizou mais de 5,5 mil atendimentos para moradores da zona Norte e Leste da cidade.
A atividade acontecerá de forma simultânea em 16 cidades do Brasil nas quais a Aegea, grupo do qual a Águas de Manaus faz parte, atua, e contará com a participação de profissionais especializados que estarão disponíveis para prestar assistência a milhares de pessoas.