Postado por [email protected] em 19/maio/2026 - Sem Comentários
Investimentos superiores a 2 bilhões no sistema alcançam impactos positivos em uma das cidades que mais se expandiu no país.
A rotina de mais de mil moradores da comunidade indígena urbana Fortaleza Kokama, no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, mudou radicalmente no mês de abril deste ano. Formada por famílias de seis etnias diferentes, a comunidade passou a contar com um serviço essencial, básico, mas que ainda parecia distante da realidade dos moradores desde a sua criação: água tratada. As ligações improvisadas e as dificuldades diárias para ter água em atividades básicas deram lugar a um cenário mais digno e saudável, como descreve a cacique Geisiany Pimenta.
“Nós mesmos fazíamos as ligações, mas como era um material frágil, sempre quebrava e a água acabava sendo poluída. As pessoas não tinham sequer um chuveiro, porque a água precisava ser armazenada em baldes. Hoje, temos água limpa 24 horas por dia. Podemos tomar banho de chuveiro, abrir uma torneira para lavar louça, fazer comida. Isso tudo é dignidade para nossa gente.”

A situação enfrentada por anos pela comunidade Kokama pode parecer contraditória quando se observa que Manaus é uma metrópole no coração da Amazônia, cercada de recursos naturais e detentora do quinto maior PIB entre as capitais estaduais brasileiras, segundo o IBGE. No entanto, a forma como a cidade se expandiu desde a criação da Zona Franca de Manaus, em 1967, explica por que o “básico” ainda não chegou a todos os cantos da capital amazonense. A cidade saltou de cerca de 300 mil moradores nos anos 1960 para mais de 2,3 milhões atualmente. É uma das expansões urbanas mais aceleradas do país. Segundo o Censo 2022 do IBGE, Manaus foi a grande capital brasileira que mais cresceu populacionalmente entre 2010 e 2022, com aumento de 14,5% no período. Essa expansão trouxe progresso e riqueza, mas também gerou desafios: dados do IBGE também indicam que mais de 55% da população vive em áreas vulneráveis, cenário que ampliou o esforço necessário para garantir acesso universal ao saneamento básico.
Este processo vem sendo enfrentado desde junho de 2018, quando a concessionária Águas de Manaus, uma empresa Aegea, assumiu os serviços de água e esgoto da capital. A população vulnerável tornou-se foco central da companhia, e uma série de programas foi implantada para garantir água e esgoto tratados e tarifas adequadas à realidade de cada comunidade, beco, rip-rap ou palafita atendida.

Mais de R$ 2,3 bilhões foram investidos pela concessionária no saneamento da cidade em quase oito anos de atuação. Somente em áreas vulneráveis, mais de 200 mil moradores passaram a ter acesso à água tratada no período. A concessionária foi bairro a bairro, mapeando áreas desabastecidas e desenvolvendo soluções geograficamente adaptadas para levar água 24 horas por dia, com a pressão correta, a becos, palafitas, escadões, margens de igarapés e cenários similares.
Em 2023, Manaus alcançou a universalização do abastecimento de água. A dona de casa Noemea Maia, mora na comunidade João Paulo, no Jorge Teixeira, e acompanhou essa mudança de perto. “Antes, a vida era muito difícil. A gente sabia que a água da cacimba não era boa, mas era o que tinha. Minhas filhas chegaram a faltar aula porque estavam doentes, e eu sabia que era por causa da qualidade da água. Desde que a água encanada chegou, nossa vida melhorou em todos os aspectos”, afirma.

Os resultados já apresentam impactos positivos na saúde. Dados da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apontam redução nos casos de hepatite A e diarreia entre 2018 e 2024, doenças diretamente ligadas à qualidade da água consumida.
Novas comunidades beneficiadas
Manaus mantém um dos maiores ritmos de crescimento urbano entre as capitais brasileiras. Para preservar os índices de universalização do abastecimento, a concessionária lançou neste ano o programa “+Águas”, que concentra esforços para levar água a áreas de expansão da cidade recentemente regularizadas. Até 2029, o programa prevê investimentos próximos a R$ 100 milhões em 30 comunidades, beneficiando mais de 180 mil pessoas com água regular nas torneiras.

Para garantir que o acesso ao saneamento básico não seja barrado pelo custo, a concessionária também ampliou sua política de tarifas sociais. Em 2018, cerca de 18 mil famílias eram atendidas. Hoje, mais de 140 mil famílias são beneficiadas pela Tarifa Manauara e pela Tarifa 10, modalidade destinada a famílias em situação de alta vulnerabilidade social, com valor fixo de R$ 10 por mês. Juntas, as iniciativas alcançam aproximadamente 550 mil pessoas, o equivalente a cerca de 20% da população da capital.
Uma das contempladas pelo benefício é a dona de casa Valcimara da Silva. “Nossa renda é limitada, e pagar R$ 10 pela água nos permite economizar e investir em outras necessidades. A gente consegue comprar mais um frango no mês ou trazer melhorias para o bem-estar da família”, relata.

O próximo passo: universalizar o esgoto
Com o abastecimento de água universalizado, a Águas de Manaus voltou sua atenção ao próximo grande desafio: o esgotamento sanitário. Para acelerar esse avanço, a concessionária lançou o programa Trata Bem Manaus, que prevê investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões na implantação de cerca de 3 milhões de metros de redes coletoras, além da construção e ampliação de 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A meta é universalizar o serviço em menos de dez anos.

Nos últimos dois anos, cerca de 300 mil metros de redes de esgoto foram implantados em bairros de todas as zonas da cidade. No final de 2025, a concessionária inaugurou a ETE Raiz, que já opera com capacidade para tratar 230 milhões de litros de esgoto por mês. Hoje, Manaus já trata mais de 63 milhões de litros de esgoto por dia, o que permite devolver o efluente à natureza de forma segura e sem contaminação.

Atualmente a concessionária atua em 60 frentes de obras distribuídas em 16 bairros. Até o fim do ano, aproximadamente 200 km de redes de esgotamento sanitário devem ser implantadas.

Além disso, a concessionária desenvolveu um modelo inédito para garantir esgoto tratado em áreas de palafitas. A primeira comunidade a receber a estrutura pioneira foi o Beco Nonato, no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. Atualmente, outras quatro comunidades da mesma região já contam com a infraestrutura, e uma nova área, localizada na zona Centro-Oeste da capital, começou a receber novas frentes de obras que irão beneficiar mais de 900 moradores que vivem no local.
Reconhecimento nacional
O esforço da cidade no setor tem recebido reconhecimento em nível nacional. Segundo o Ranking do Saneamento 2026, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, Manaus é a quarta capital do país que mais investe em saneamento básico do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Entre 2020 e 2024 (período aferido pelo ranking do Saneamento 2026), foram aplicados R$ 1,4 bilhão em saneamento na cidade. Considerando os investimentos realizados neste primeiro semestre de 2026, o montante total já ultrapassa R$ 2,3 bilhões.

O índice de perdas de água recuou de 74,95% em 2020 para 45,25%, avanço significativo em eficiência operacional. Para os moradores que acompanham essa transformação de perto, os próximos passos chegam com uma certeza: quanto mais avança o saneamento, melhor fica a vida.
Postado por [email protected] em 27/abr/2026 - Sem Comentários
Mais de quatro mil pessoas serão beneficiadas pela instalação da nova estrutura que prevê mais de 8,2 quilômetros de rede de abastecimento de água.
A comunidade Lago Azul, localizada na zona Norte da cidade, está recebendo importantes investimentos que vão melhorar a qualidade de vida de mais de quatro mil moradores, por meio da implantação de uma estrutura regular de abastecimento de água tratada. A iniciativa faz parte do programa +Águas e inclui a instalação de mais de 8,2 mil metros de rede de distribuição. A previsão é que o sistema entre em operação no segundo semestre deste ano.

Para quem vive na comunidade, a presença de máquinas pesadas e equipes trabalhando nas ruas simboliza um momento de transformação. A dona de casa Luciane Cardoso acompanha de perto o avanço das obras, que chegam junto com a esperança de dias melhores.
“Eu faço questão de acompanhar esses trabalhos porque eles representam a realização de um sonho. Vim para cá para sair do aluguel e, há quatro anos, luto para ter água em casa. No início, eu precisava esticar uma mangueira por 200 metros todos os dias para conseguir água. Hoje, pago para ter abastecimento por algumas horas. A chegada dessa estrutura não traz só água, traz também saúde e dignidade para a gente, que vamos ter até um comprovante de residência”, destaca.

A comunidade Lago Azul integra o cronograma de obras do programa +Águas, que acompanha o crescimento da cidade. Para isso, a concessionária realiza mapeamentos, estudos técnicos e visitas com as equipes da Responsabilidade Social que viabilizam a expansão do sistema para essas áreas. De acordo com o gerente de Projetos da Águas de Manaus, Waldiney Lima, somente neste ano serão implantados mais de 80 quilômetros de novas redes em 16 comunidades, beneficiando mais de 60 mil moradores.
“Levar saneamento a essas comunidades é garantir melhorias reais na vida das pessoas. Com a chegada da água tratada, os moradores passam a ter mais saúde, qualidade de vida e dignidade. A infraestrutura chega em forma de obra, mas o impacto é sentido dentro de cada casa, na rotina de cada família”, ressalta o gerente.

Um dos impactos mais significativos é a mudança na rotina das famílias. A moradora Luciane conta que, ao ver as obras nas ruas, a filha questionou o motivo, já que em casa já havia água. “Ela me perguntou, e eu respondi: ‘Filha, quando essas obras terminarem, vamos ter água todos os dias, a qualquer hora. Vai ter água na torneira, no chuveiro…’. Ela me olhou com uma felicidade tão grande, porque há anos a gente só toma banho de balde. São coisas simples, mas que fazem toda a diferença nas nossas vidas”, relata.
Tecnologia em prol do saneamento
As obras na comunidade Lago Azul fazem parte de um pacote que prevê, ao todo, a implantação de 16 mil metros de rede de abastecimento e contempla cerca de 85 vias.

“Já implantamos oito quilômetros anteriormente. Nesta fase, os trabalhos estão sendo executados por meio do Método Não Destrutivo (MND), uma técnica inovadora e sustentável que permite instalar tubulações subterrâneas sem a necessidade de escavações contínuas. Utilizamos equipamentos de perfuração direcional, que minimizam os impactos no trânsito, otimizam o tempo de execução e reduzem a necessidade de recomposição asfáltica”, explica Waldiney Lima.
Postado por [email protected] em 06/abr/2026 - Sem Comentários
Jovens participarão de imersão de seis meses no dia a dia da concessionária.
A Águas de Manaus divulga nesta segunda-feira (6) a lista de selecionados para a oitava edição do programa Pioneiros. Os jovens, com idades entre 15 e 18 anos, participarão de uma imersão de seis meses no dia a dia da concessionária. Durante o programa, os estudantes terão a oportunidade de conhecer as diferentes áreas de atuação da Águas de Manaus. A formação também inclui palestras, visitas técnicas a Estações de Tratamento de Água e de Esgoto.
Todos os selecionados serão contatados por telefone pelas equipes de Responsabilidade Social da Águas de Manaus para orientações sobre a entrega das documentações e prazos. Caso haja desistência, os candidatos classificados em lista de espera serão convocados.
“Após essa etapa, realizaremos uma reunião com os responsáveis para apresentar as atividades e capacitações que os jovens irão desenvolver ao longo do projeto. O Pioneiros é uma grande oportunidade para que eles conheçam a rotina de uma empresa e tenham o primeiro contato com o mercado de trabalho, especialmente no setor de saneamento, além de contribuírem para melhorias nas comunidades onde vivem, por meio dos projetos desenvolvidos durante a capacitação”, destaca a gerente de Responsabilidade Social, Simony Dias.
Veja a lista de selecionados:
Postado por [email protected] em 23/mar/2026 - Sem Comentários
Programa amplia acesso à água e esgoto com tarifa acessível e promove dignidade em comunidades vulneráveis.
O acesso ao saneamento básico ainda enfrenta desafios importantes, especialmente no que diz respeito à expansão dos serviços em áreas vulneráveis e à adequação às condições socioeconômicas dessa população. Em Manaus, esses obstáculos vêm sendo superados por meio de adaptações à realidade regional e da criação de uma tarifa social voltada às famílias em situação de vulnerabilidade: a Tarifa 10. Lançado há três anos, o benefício já se tornou referência nacional e impactou a vida de mais de cem mil pessoas na capital amazonense.
Uma dessas histórias é a da moradora da comunidade de palafitas Beco União, no bairro Praça 14. Elaine Nunes conta que a transformação em sua rotina começou com a chegada dos serviços de água e esgoto, aliada à inclusão na Tarifa 10.
“Pouco antes da pandemia, recebemos água encanada, o que foi essencial para que tivéssemos os cuidados necessários naquele período. Depois, chegou a estrutura de esgoto, o que mudou completamente a nossa vida, inclusive com a conscientização dos moradores sobre o cuidado com o igarapé que passa pela comunidade. Junto com os serviços, veio também a Tarifa 10, que nos permite honrar nossos compromissos e ainda economizar para oferecer uma melhor qualidade de vida às nossas famílias”, relata Elaine, que vive no local há 40 anos.
No bairro Educandos, o cabeleireiro Geraldo Uchôa também é beneficiado pela tarifa social. Para ele, ter acesso à água regularizada após mais de quatro décadas morando no bairro representa cuidado e inclusão.

“A vida da gente é feita de muitos sacrifícios, e tudo o que conquistamos vem com muita luta. Hoje, posso abrir a torneira a qualquer hora e ter água, além de conseguir pagar por esse serviço. Com o valor de R$ 10, consigo manter minhas contas em dia. Sem contar o comprovante de residência — agora posso abrir um crediário, fazer planos e melhorar minha casa. Essa tarifa veio realmente para nos ajudar”, destaca.
Do outro lado da cidade, moradores da comunidade indígena Parque das Nações Indígenas, no bairro Tarumã, também vivenciam os benefícios do acesso regular à água. A dona de casa Celina dos Santos, que mora na comunidade há 14 anos com filhos e netos, reforça a importância da iniciativa.

“Demoramos muito tempo para ter água limpa nas torneiras. Desde que a Águas de Manaus chegou com esse serviço e com a tarifa social, nossa vida melhorou muito. Eu sempre oriento todos a não desperdiçarem água, porque precisamos cuidar desse bem tão precioso. A conta chega a R$ 10, e faço questão de priorizar o pagamento para garantir água de qualidade para tudo, desde o banho até o consumo”, afirma.
Na mesma comunidade, Valcimara da Silva ressalta que a Tarifa 10 trouxe melhorias concretas para dentro de casa. “Nossa renda é limitada, e pagar R$ 10 pela água permite que a gente economize e invista em outras necessidades. Já consegui colocar o piso no quarto da minha filha e sigo trabalhando para trazer mais conforto e dignidade para a minha família”, conta.

Adequação e planejamento
O programa Tarifa 10 é resultado de um estudo socioeconômico realizado pela Águas de Manaus, que identificou famílias em situação de extrema vulnerabilidade. A iniciativa foi lançada em 2023, com o objetivo de garantir o acesso regular e contínuo aos serviços de água e esgoto para esse público.
De acordo com o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, a responsabilidade social é um dos principais pilares da concessionária e garantir o acesso aos serviços de água e esgoto com adequação financeira dos moradores é o que movimenta a concessionária.
“O saneamento é um direito essencial, diretamente ligado à dignidade humana e à qualidade de vida. Garantir que populações em situação de vulnerabilidade tenham condições financeiras de acessar esse serviço de forma contínua significa promover impactos positivos em áreas como saúde, educação e bem-estar. Temos muito orgulho de contribuir para essa transformação. Após três anos da Tarifa 10, ao visitarmos essas comunidades e ouvirmos os relatos dos moradores, percebemos que os benefícios vão muito além do valor da tarifa e geram mudanças reais na vida dessas pessoas”, destaca.
De acordo com o diretor-executivo da Águas de Manaus, Renee Chaveiro, essas iniciativas reforçam o compromisso da companhia com a população e dialogam diretamente com uma das pautas prioritárias da Organização das Nações Unidas (ONU). “Neste ano, a ONU propõe o tema ‘Água e Gênero’, destacando o direito das mulheres e a relação entre recursos hídricos e igualdade. Garantir o acesso à água tratada, ampliar a coleta e o tratamento de esgoto, além de oferecer uma tarifa social que proteja essa parcela da população, demonstra que estamos no caminho certo para atender às demandas globais”, afirma.
Como participar
A Tarifa 10 estabelece o valor fixo de R$ 10 nas contas de água e esgoto. O benefício é destinado a famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita de até R$ 105, conforme o Decreto Federal nº 10.852/2023. O desconto é aplicado para consumo de até 15 mil litros de água tratada (15 m³) por mês.
Além disso, é necessário atender a pelo menos um dos seguintes critérios:
– Mulheres em exercício de chefe de família;
– Mulheres vítimas de violência doméstica;
– Pessoas com 60 (sessenta) anos ou mais;
– Ter, na família, crianças de até 12 (doze) anos incompletos;
– Benefício de Prestação Continuada (BPC) como principal fonte de renda familiar;
– Famílias residentes em áreas de moradias precárias.
Postado por [email protected] em 12/mar/2026 - Sem Comentários
Projeto coordenado pela Águas de Manaus oferta vagas com capacitação em mercado de trabalho e inovação voltadas para o saneamento.
A partir desta quinta-feira (12), estão abertas as inscrições para a edição 2026 do projeto Pioneiros, da Águas de Manaus. Em sua 8ª edição, a iniciativa é voltada a estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 15 e 18 anos, que estejam cursando do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de março, por meio do link https://forms.office.com/r/Wd7CKL9cP7.
Neste ano, a concessionária oferece 30 vagas para estudantes interessados em participar do projeto, que tem como objetivo aproximar os jovens do mercado de trabalho e apresentar diferentes áreas profissionais. A iniciativa também incentiva os participantes a desenvolverem soluções inovadoras voltadas ao saneamento básico nas comunidades onde vivem.
O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de abril, no site e nas redes sociais da concessionária. Após a divulgação, os selecionados receberão orientações para apresentação e envio da documentação necessária.
“Para nós, da Águas de Manaus, cada edição do Pioneiros é uma nova oportunidade de contribuir para a formação de jovens talentos da rede pública, aproximando esses estudantes do mercado de trabalho e mostrando que eles também podem ser protagonistas de soluções para os desafios das suas comunidades. Ao estimular o pensamento inovador e o olhar para o saneamento básico, queremos ajudar a desenvolver uma geração mais consciente, preparada e engajada com a transformação social”, destaca a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias.
As atividades iniciam na primeira quinzena de abril e terão duração de seis meses. Durante esse período, os estudantes participarão de workshops, palestras e visitas às Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, além de outras unidades operacionais da concessionária. As atividades ocorrem no turno vespertino.
Os participantes terão acesso a cursos gratuitos na Academia Aegea, plataforma digital utilizada para capacitação dos colaboradores da empresa, além de oficinas sobre temas como redes sociais, informática e preparação para o primeiro emprego.
O projeto também busca ampliar oportunidades para jovens de diferentes contextos sociais, priorizando a participação de estudantes da rede pública moradores de comunidades atendidas pela concessionária, filhos de lideranças comunitárias, jovens indígenas, filhos de colaboradores, jovens em situação de vulnerabilidade social e jovens envolvidos em projetos sociais em suas comunidades.
Ao final do programa, os estudantes irão elaborar projetos voltados à melhoria do saneamento, sustentabilidade ou meio ambiente nas comunidades onde vivem. O projeto vencedor representará Manaus na etapa nacional do Pioneiros, concorrendo com estudantes de todo o país.
Oportunidades
O operador do Centro de Controle de Operações (CCO) da Águas de Manaus, Diego Castro, teve seu primeiro contato com o saneamento por meio do programa Pioneiros.

“Quando participei do projeto, conheci de perto o funcionamento do saneamento em Manaus e diversas profissões. No final, precisávamos elaborar um projeto voltado para a comunidade, então fui a campo ouvir a população. Todas essas experiências me deram uma nova visão sobre a importância do saneamento. Hoje, no CCO, trabalho diretamente com o abastecimento da cidade e coloco em prática todos os aprendizados para melhorar a vida das pessoas”, destaca Diego.
Após concluir a turma de 2021, Diego foi selecionado para o programa de jovens aprendizes da concessionária, onde permaneceu até 2022. Quando surgiu a oportunidade de ingressar como operador no CCO, ele se candidatou e foi aprovado. Hoje, o ex-pioneiro aplica seus conhecimentos no dia a dia e já planeja novos passos dentro da carreira no saneamento.
Saiba como participar
Os interessados em participar do programa Pioneiros devem cursar do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, em escola pública de Manaus. É necessário preencher uma ficha de inscrição com dados pessoais até o dia 24 de março, acessando o link: https://forms.office.com/r/Wd7CKL9cP7 .
As inscrições são gratuitas. A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada no site e nas redes sociais da Águas de Manaus.
Postado por [email protected] em 16/fev/2026 - Sem Comentários
Iniciativa oferece visitas guiadas às estações de tratamento de água e esgoto para estudantes e instituições a partir de 12 anos.
Manaus segue avançando no saneamento básico, e compreender como funcionam os processos de captação, tratamento, produção e distribuição da água, assim como o tratamento de esgoto, é fundamental para reconhecer a importância desses serviços na melhoria da qualidade de vida da população. Com esse objetivo, a Águas de Manaus inicia a nova temporada do programa Portas Abertas, que recebe estudantes, instituições do terceiro setor e grupos parceiros de comunidades para visitas guiadas às estações de tratamento de água e esgoto da concessionária.
As visitas são gratuitas, mediante agendamento, e organizadas pelo setor de Responsabilidade Social da empresa. Nas estações de água, a atividade é destinada a públicos a partir de 8 anos de idade, já nas estações de esgoto, a participação é permitida a partir dos 12 anos. Realizadas nas principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da capital, as visitas oferecem uma experiência educativa sobre todas as etapas do saneamento básico, além de promover a conscientização ambiental e o uso responsável dos recursos naturais.

Desde a criação do programa, cerca de 6,5 mil pessoas já participaram das visitas. Para a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias, a iniciativa reforça o papel do saneamento no desenvolvimento da cidade. “Abrir as portas das nossas estações é uma forma de aproximar a população do saneamento básico e mostrar como cada etapa do tratamento da água e do esgoto impacta diretamente a qualidade de vida e o futuro ambiental de Manaus. Acreditamos que informação e vivência são ferramentas essenciais para formar cidadãos mais conscientes e engajados”, destaca.
Roteiro das visitas
No Complexo Ponta do Ismael, localizado na zona Oeste, os visitantes conhecem de perto todas as etapas das Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e 2), desde a captação até a finalização do processo, quando a água está pronta para ser distribuída à população. No local, são produzidos diariamente mais de 600 milhões de litros de água tratada que abastecem cerca de 70% da cidade.
Já para compreender o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, os participantes podem visitar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Educandos, na zona Sul, ou a ETE Timbiras, na zona Norte. As unidades estão entre as maiores da capital amazonense. Atualmente, mais de 62 milhões de litros de esgoto são tratados e devolvidos ao meio ambiente todos os dias, em um sistema que continua em constante expansão tendo como meta a universalização do serviço.

Agendamento
Escolas, universidades e instituições interessadas em participar do Programa Portas Abertas podem solicitar o agendamento das visitas pelo e-mail [email protected] . Após o contato, a equipe de Responsabilidade Social retorna com as orientações e informações necessárias.
Postado por [email protected] em 10/dez/2025 - Sem Comentários
Confraternização apresentou os resultados do saneamento em 2025 e fortaleceu o diálogo com as comunidades, por meio das lideranças comunitárias.
Na manhã desta quarta-feira (10), lideranças comunitárias de todas as zonas de Manaus participaram da confraternização anual do programa Afluentes, promovido pela Águas de Manaus. O encontro, realizado no Sírio Libanês, celebrou as conquistas do saneamento em 2025, apresentou o balanço das ações da concessionária ao longo do ano e apresentou as ações previstas para 2026.
O programa existe há sete anos. Atualmente, o programa conta com mais de mil líderes comunitários ativos. Para a gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Simony Dias, o sucesso do Afluentes está diretamente relacionado ao cuidado e à atenção dedicados às comunidades.

“O programa vem se fortalecendo ao longo dos anos e, hoje, já reúne mais de mil lideranças de todas as zonas de Manaus. Nosso relacionamento com elas é diário, e nos colocar no lugar de cada uma tem feito a diferença na hora de levar as demandas adiante. Trata-se de uma relação de confiança mútua, com trocas constantes de conhecimento e experiência. Nós, da Águas de Manaus, temos muito orgulho do sucesso do Afluentes”, destacou.
Durante a confraternização, as lideranças reforçaram a importância do relacionamento direto com a concessionária e do atendimento ágil às demandas dos moradores.

“Essa parceria é muito importante. É gratificante ver que a empresa se preocupa em prestar um bom serviço. Diariamente temos contato com os representantes da Águas de Manaus, que nos ouvem e buscam soluções para as necessidades dos moradores. Hoje, posso dizer que somos ouvidos e valorizados pela empresa”, afirmou Fabiane Gimack, líder comunitária do bairro Japiim 2, na zona Sul.
Para Luiz Salgado, presidente da Associação Comunitária e Social América do Sul, localizada no bairro Colônia Terra Nova 1, zona Norte, a relação próxima entre concessionária e comunidade demonstra o compromisso da empresa com a melhoria dos serviços. “A Águas de Manaus é a única empresa que ouve as lideranças comunitárias e dá celeridade às demandas. Problemas podem existir, mas a empresa está sempre disposta a nos ouvir e resolver”, enfatizou.

Retrospectiva
O ano de 2025 foi marcado por desafios e avanços significativos. Com frentes de obras em todas as zonas da cidade, por meio do programa Trata Bem Manaus, a concessionária implantou mais de 160 mil metros de rede de esgoto e inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, que fica às margens de um dos igarapés mais importantes de Manaus, o Igarapé do 40, e é uma das maiores da região.
Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, o apoio das lideranças comunitárias é essencial para o avanço do saneamento na capital.
“O principal pilar da nossa gestão é o bom relacionamento com as pessoas que vivem em Manaus. Por meio do Afluentes, conseguimos ouvir a população. Temos um plano de universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, e a participação da comunidade é fundamental para que esse movimento aconteça da melhor forma. Sabemos que toda obra causa transtornos, e contar com o apoio das lideranças é essencial para minimizar os impactos na rotina dos moradores”, afirmou.
Além da expansão do sistema de esgotamento sanitário, 2025 também foi marcado por ações voltadas às populações que vivem em áreas vulneráveis, com a chegada do serviço de abastecimento de água e a inclusão de novas famílias nas tarifas sociais da concessionária. Segundo o diretor executivo da Águas de Manaus, Renee Chaveiro, acompanhar o crescimento urbano é parte do compromisso da companhia com a promoção dos benefícios do saneamento em toda a cidade.
“Saneamento é sinônimo de dignidade e qualidade de vida. Para garantir que as pessoas tenham acesso aos nossos serviços, acompanhamos o crescimento de Manaus e estudamos as melhores formas de ampliar a oferta de água e esgoto. Também é fundamental viabilizar o acesso da população em situação de vulnerabilidade. Hoje, mais de 141 mil famílias são protegidas pelas nossas tarifas sociais, e grande parte delas foi identificada por meio do programa Afluentes”, revelou.
Postado por [email protected] em 08/out/2025 - Sem Comentários
Após sete meses de imersão na concessionária, estudantes são premiados e dupla vencedora irá participar de etapa nacional.
Após serem selecionados entre mais de 700 inscritos e vivenciarem uma imersão de sete meses na rotina da concessionária Águas de Manaus, 17 jovens estudantes de escolas públicas participaram, nessa terça-feira (07), da formatura da 7ª edição do projeto Pioneiros. O evento foi realizado na sede da empresa e contou com a presença de familiares, amigos e tutores que acompanharam os alunos durante o desenvolvimento de seus projetos.

O projeto tem como objetivo o estímulo à inovação e à busca por soluções criativas para desafios do saneamento básico nas comunidades locais. Durante a cerimônia, todos os participantes receberam certificados, e os três primeiros lugares foram premiados com vales-brindes.
A dupla vencedora foi formada pelos estudantes Emanuel Leite e Matheus Rolim, com o projeto “Descarte Pneumático de Lixo”. A proposta utiliza tecnologia de tubulação a vácuo adaptada ao contexto amazônico, oferecendo uma alternativa econômica e sustentável para o descarte de resíduos sólidos. “Nosso projeto surgiu da preocupação com a destinação correta do lixo. Queríamos algo que fosse viável para as comunidades e que trouxesse impacto positivo no meio ambiente”, explicou Matheus Rolim. A dupla irá representar Manaus na etapa nacional do projeto, concorrendo com iniciativas de outras cidades do país.

Em segundo lugar, Jhennifer Sousa e Ester Souza apresentaram o projeto “Flutuantes Sustentáveis”, focado na preservação do igarapé Tarumã-Açu, especialmente na região da Marina do Davi. “Conversamos com moradores locais e, com base nos relatos, propusemos a instalação de ecobarreiras no Igarapé do Gigante, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto na Marina. Acreditamos que essa solução possa trazer mais qualidade de vida para o meio ambiente e os moradores que vivem nessa área”, destacou Jhennifer.

O terceiro lugar ficou com Adriel Oliveira e Antônio Nickson, criadores do projeto “Sistema de Monitoramento da Qualidade da Água”. A ideia é permitir que a própria população possa monitorar a qualidade da água em caixas d’água e reservatórios, prevenindo contaminações causadas por armazenamento inadequado. “Identificamos, em campo, que muitos casos de contaminação estão ligados a problemas no armazenamento doméstico. Nosso sistema propõe o uso de sensores simples para verificar parâmetros essenciais da água”, explicou Adriel.

Para a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias, o sucesso da 7ª edição do Pioneiros reflete o engajamento crescente da juventude com temas socioambientais e o fortalecimento do vínculo da empresa com as comunidades. “Foi uma edição marcante. Tivemos muitas inscrições, e os projetos apresentados superaram nossas expectativas em qualidade e criatividade. Esses jovens mergulharam no universo do saneamento, conheceram diferentes profissões e desenvolveram habilidades que certamente farão diferença no futuro acadêmico, profissional e pessoal de cada um”, afirmou a gerente.

Pai do estudantes Matheus Rolim, que foi um dos vencedores, Josimar da Silva, a oportunidade vivenciada foi de extrema importância para a vida do filho. “Esse projeto é muito importante porque desse período da transição entre a adolescência e a fase adulta é preciso um direcionamento. O Pioneiros trouxe para esses jovens um primeiro contato com as profissões, com assuntos relacionados ao meio ambiente. Ver o desenvolvimento dele durante esses sete meses foi muito satisfatório. Nós, pais, ficamos muito agradecidos pela iniciativa da Águas de Manaus”, destacou.
O projeto Pioneiros é voltado exclusivamente para estudantes de escolas públicas e tem como missão formar jovens mais conscientes, protagonistas e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. A dupla campeã agora se prepara para representar Manaus na etapa nacional, concorrendo com projetos desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil.
Postado por [email protected] em 01/set/2025 - Sem Comentários
Ação promovida pela Águas de Manaus e parceiros levou atendimentos de saúde, cidadania, lazer e vacinação de pets à zona Norte da capital.
Mais de 4 mil pessoas participaram da terceira edição do “Prospera – Um Movimento pela Vida”, em Manaus. Foram oferecidos mais de 100 serviços gratuitos à população, incluindo atendimentos da Águas de Manaus, além de serviços de saúde, cidadania, lazer e ações de empreendedorismo. O mutirão foi realizado no sábado (30), na Escola Municipal Deputado Federal Ulisses Guimarães, no bairro Amazonino Mendes, zona Norte da capital amazonense.
O evento contou com a participação de cerca de 200 colaboradores voluntários da concessionária, além de profissionais parceiros do programa Manaus Cidadã, da Semasc – da Prefeitura de Manaus –, que envolve órgãos como a Defensoria Pública, Amazonas Energia, Casa Militar, Procon Manaus, Tribunal Eleitoral, entre outros.

Moradores do bairro e de áreas adjacentes aproveitaram a oportunidade e compareceram ao mutirão para acessar diversos serviços. A dona de casa Lucilene de Oliveira buscou atendimento em neuropediatria e comemorou a iniciativa. “Há muito tempo eu aguardava por uma consulta nessa especialidade, mas nunca obtinha uma resposta positiva. Soube que essa ação traria atendimento gratuito para a comunidade e não perdi tempo! Hoje fui atendida com muita atenção, e meu sentimento é de gratidão”, revelou.
Além dos atendimentos voltados à saúde humana, o Prospera também ofereceu vacinação para pets. Somente nessa área, foram realizados mais de 170 atendimentos. Lyana Vitória, moradora do Amazonino Mendes, aproveitou a oportunidade para vacinar o gatinho Bob.

“Vi no Instagram e fiz questão de trazer o Bob. Como o pessoal que passa nas ruas com a vacina ainda não tinha vindo ao bairro, essa pendência com meu gatinho estava me preocupando. Hoje o trouxe e agora fico mais tranquila com relação à saúde dele. Parabéns pela iniciativa”, elogiou.
Durante toda a manhã, a população teve acesso a diversos serviços. A pedagoga Minara dos Santos foi atendida pelo Procon Manaus e pela Águas de Manaus. “Vim com grandes expectativas para resolver minhas pendências. Primeiro, fui atendida pelo Procon, que me orientou muito bem. Em seguida, fui atendida pela Águas de Manaus, e hoje já saio daqui com todas as minhas questões resolvidas. Antes, eu havia buscado atendimento virtual, mas o brasileiro gosta mesmo é do presencial, do contato. Obrigada por trazerem o Prospera para o bairro e parabéns pela organização”, frisou a pedagoga.

Este é o terceiro ano que a Águas de Manaus promove o Prospera na capital amazonense. Nas três edições, mais de 9 mil pessoas já foram atendidas com diversos serviços. De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Simony Dias, o objetivo da ação é aproximar a companhia das comunidades e oferecer acesso a serviços essenciais.
“Hoje comemoramos o sucesso de mais uma edição do Prospera. Durante todo o ano, atuamos junto às comunidades por meio do programa de relacionamento Afluentes e, por meio dele, ouvimos as necessidades da população. Preparamos a ação para atender a essas demandas, que vão desde os próprios serviços da Águas de Manaus até serviços de cidadania, como emissão de documentos, saúde, empreendedorismo e lazer”, ressalta a gerente.

Prospera
A ação foi realizada simultaneamente em 16 cidades do Brasil. O Prospera é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Aegea, uma das principais ferramentas de atuação social da Aegea, grupo do qual a Águas de Manaus faz parte.
Postado por [email protected] em 28/ago/2025 - Sem Comentários
O evento contará com atendimentos médicos, exames rápidos, vacinação para humanos e pets, serviços de beleza e atividades culturais, das 8h às 12h.
A programação do “Prospera – Um movimento pelo cuidado com a vida”, que ocorre neste sábado (30), contará com uma série de ações voltadas à saúde humana — com consultas e exames —, além da proteção animal, com vacinação antirrábica. O evento também oferecerá serviços de embelezamento. A ação será realizada das 8h às 12h, na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, localizada na rua 27, quadra 124, no bairro Amazonino Mendes.
Para receber atendimentos médicos e vacinas, é necessário apresentar cartão do SUS, RG, CPF e cartão de vacinação. Entre os serviços disponíveis estão: consultas com clínico geral, pediatra, dentista, ortopedista, neuropediatra, entre outros. Também serão realizados testes rápidos para IST, HIV, sífilis, hepatite B e C, aplicação de vacinas de rotina e contra a covid-19, além de testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Para os pets, serão oferecidas vacinas antirrábicas. Nesse caso, os tutores devem levar seus animais com o cartão de vacinação. Já quem quiser aproveitar os serviços de embelezamento poderá contar com limpeza de pele, corte de cabelo unissex, design de sobrancelhas e esmaltação.
Os atendimentos serão realizados por profissionais parceiros do programa Manaus Cidadã, da Semasc, da Semsa, zoonose e da Associação ABS. A ação contará ainda com a participação de mais de 200 colaboradores da Águas de Manaus. A programação também trará um momento cultural com apresentação musical.

Para a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias, a ação é uma oportunidade de fortalecer o relacionamento da concessionária com a população. “Acreditamos que cuidar das pessoas vai muito além do fornecimento dos nossos serviços de água e esgoto. O Prospera é uma forma de estarmos ainda mais próximos das comunidades, promovendo cidadania, saúde e bem-estar. É uma ação que reforça o nosso compromisso com a transformação social de Manaus”, destaca.
Sobre o Prospera
Esta é a 3ª edição da ação social em Manaus. O objetivo é promover oportunidades, saúde e qualidade de vida para a população. Nas duas primeiras edições, o Prospera realizou mais de 5,5 mil atendimentos a moradores das zonas Norte e Leste da cidade.
“Cada edição reforça a importância do cuidado com o outro e do fortalecimento das comunidades. É sobre tocar vidas, gerar esperança e fortalecer laços com as pessoas”, ressalta a gerente.

A atividade acontecerá simultaneamente em 16 cidades brasileiras onde a Aegea — grupo do qual a Águas de Manaus faz parte — atua, com a participação de profissionais especializados que estarão disponíveis para prestar assistência a milhares de pessoas.