Arquivo de fevereiro 27America/Sao_Paulo 2026

Atualização – Manutenção conjunto Lula

Postado por Daniele Brito em 27/fev/2026 - Sem Comentários

Manaus, 27 de fevereiro de 2026 – A Águas de Manaus informa que continua atuando nos ajustes finais da manutenção no poço que abastece parte do Conjunto Lula, na zona Leste da capital. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o fim desta sexta-feira (27).

Para reduzir os impactos à população, a concessionária mantém o envio de carros-pipa para atendimento emergencial na região até a normalização completa do sistema.

A Águas de Manaus agradece a compreensão dos moradores e reforça que a intervenção é fundamental para garantir a qualidade, a regularidade e a segurança do abastecimento de água no local.

Manutenção emergencial – Conjunto Lula

Postado por Daniele Brito em 23/fev/2026 - Sem Comentários

Manaus, 23 de fevereiro de 2026 – A Águas de Manaus informa que voltou a identificar, nesta segunda-feira (23), uma nova ocorrência em um dos poços responsáveis pelo abastecimento do Conjunto Lula, na zona Leste de Manaus.

Após avaliação técnica, foi constatada novamente a necessidade de manutenção corretiva e limpeza da estrutura, a fim de garantir o pleno funcionamento do sistema. A previsão é que os serviços sejam concluídos em até 72 horas.

Durante o período de intervenção, as áreas mais elevadas do conjunto poderão registrar oscilações no abastecimento ou falta momentânea de água. Para minimizar os impactos à população, a concessionária disponibilizou carros-pipa para atendimento emergencial na região.

A Águas de Manaus agradece a compreensão dos moradores e reforça que a medida é essencial para assegurar a qualidade, a regularidade e a segurança do abastecimento no local.

Alvorada e mais seis áreas recebem frentes de obras de esgoto em Manaus; Confira

Postado por Daniele Brito em 23/fev/2026 - Sem Comentários

Na última semana de fevereiro, a Águas de Manaus intensifica os serviços de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na capital amazonense. Ao todo, sete áreas recebem as frentes de obras para implantação de rede coletoras de esgoto, além de ligações novas. Dentre os bairros estão Alvorada, Japiim, Jorge Teixeira, Nossa Senhora das Graças, Lírio do Vale e Petrópolis. Todos os serviços são realizados no período diurno.

As obras fazem parte do programa Trata Bem Manaus e tem como objetivo universalizar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na capital amazonense. Durante a execução das obras, as vias passam por interdições temporárias, devidamente sinalizadas, a fim de garantir a segurança de motoristas, moradores e pedestres.

Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre as obras em andamento, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 092 0195, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp.

Manutenção elétrica no SH Alvorada

Postado por Daniele Brito em 23/fev/2026 - Sem Comentários

Manaus, 23 de fevereiro de 2026 – A Águas de Manaus informa que realiza, nesta segunda-feira (23), uma manutenção elétrica emergencial no Setor Hidráulico Alvorada, que foi impactado pelas fortes chuvas desta segunda-feira (23). Em razão do serviço, o abastecimento de água foi interrompido nos bairros atendidos pelo sistema. A previsão é que a manutenção seja concluída na tarde de hoje, com o abastecimento retomado de forma gradativa, na sequência.

A concessionária agradece a compreensão da população e reforça que permanece à disposição para mais informações por meio dos canais oficiais de atendimento.

Confira as áreas impactadas:

Ajuricaba, Aliança com Deus, Alvorada I, Alvorada II, Américo Medeiros, Augusto Monte Negro, Bairro União, Belvedere, Boas Novas, Bom Jardim, Campo Dourado, Campo Dourado II, Celebridade, Cidadão VI, Cidade Nova II, Comunidade Monte Cristo, Cond. Alegró, Cond. Conquista Torquato, Conj Aruanã, Conj Boas Novas, Conj Campos Elíseos, Conj Canaã, Conj Canaranas, Conj Carlos Braga, Conj Eucalipto, Conj Hileia I, Conj Hileia II, Conj Ipase, Conj Jardim Portugal, Conj Manoa, Conj Mundo Novo, Conj Ouro Verde, Conj Ozias Monteiro, Conj Renato Souza Pinto I, Conj Vila da Barra, Conj. Vista Bela, Eduardo Braga, Fazendinha, Flamanal, Francisca Mendes, Francisca Mendes II, Ingá, Jardim Versalhes, Jesus Me Deu, João Bosco, Lírio do Vale I, Lírio do Vale II, Lot America do Sul, Lot América do Sul, Lot Canaã, Lot Canaã, Manauara I, Manauara II, Monte das Oliveiras, Monte Sinai, Nova Cidade, Nova Esperança, Novo Israel, NSra Perpétuo Socorro, Núcleo 10, Núcleo 11, Núcleo 12, Núcleo 13, Núcleo 14, Núcleo 5, Núcleo 6, Núcleo 7, Núcleo 8, Núcleo 9, Omar Aziz, Osvaldo Frota I, Osvaldo Frota II, Parque Eduardo Braga, Parque Florestal, Parque Santa Etelvina, Raio de Sol, Redenção, Renato Souza Pinto II, Res. Bella Vista, Riacho Doce I, Riacho Doce II, Riacho Doce III, Ribeiro Junior, Rio Piorini, Santa Etelvina, Santa Tereza, Santos Dumont, Sergio Pessoa, Terra Nova I, Terra Nova II, Terra Nova III, União da Vitória, Vera Cruz, Vila dos Pássaros, Vila Real, Villa Jardim, Vista Alegre e Vivenda das Samambaias.

Novidade: 2ª via da fatura da Águas de Manaus agora pode ser emitida pelos leituristas durante visita

Postado por Daniele Brito em 23/fev/2026 - Sem Comentários

Nova funcionalidade permite pagamento na hora, inclusive via PIX por QR Code, garantindo mais agilidade no atendimento.

Os clientes da Águas de Manaus contam com diversas facilidades para manter o pagamento da fatura de água e esgoto em dia sem precisar sair de casa. As opções vão desde a emissão da 2ª via diretamente com os leituristas, durante as visitas aos imóveis, até o acesso aos serviços pelas plataformas digitais, com possibilidade de pagamento via PIX, cartão de crédito ou débito, e também pelo 0800 092 0195. As alternativas visam atender todos os tipos de público, tanto daqueles que preferem receber as contas impressas, quanto os que optam pela praticidade dos canais online.

Durante as ações de leitura dos hidrômetros e entrega das faturas, os leituristas identificam clientes com contas em aberto e, mediante solicitação, podem emitir a 2ª via no momento. Além disso, os profissionais estão preparados para receber pagamentos por cartão de crédito, débito. Caso o cliente opte por fazer o pagamento por PIX, basta acessar o QR Code que vem na própria fatura. A iniciativa é uma oportunidade para que o cliente regularize sua situação com comodidade, sem sair de casa, evitando filas e possíveis atrasos.

“Nosso objetivo é facilitar a vida dos nossos clientes e oferecer mais comodidade, principalmente para aqueles que têm dificuldade de locomoção. Caso haja necessidade de solicitar a 2ª via, o serviço pode ser feito diretamente com o leiturista. Esses colaboradores também estão aptos a receber o pagamento via cartão de crédito e débito, conforme a preferência do cliente. No caso do PIX, o QR Code já vem impresso na própria fatura. Assim, evitamos atrasos e o cliente recebe o comprovante de pagamento na hora, via SMS”, destaca a gerente comercial da Águas de Manaus, Carla Dutra.

Para os clientes que preferem resolver pendências de forma digital, a concessionária disponibiliza diferentes canais de atendimento. Pelo site oficial, pelo aplicativo Águas App ou pelo telefone 0800 092 0195 (ligação ou WhatsApp), o cliente pode consultar faturas, solicitar serviços, emitir 2ª via e atualizar o cadastro.

“Essa alternativa é ideal para os clientes que gostam de resolver tudo pelo celular, com facilidade e segurança. Reforçamos a importância de manter os dados cadastrais atualizados para receber confirmações de pagamento e comunicados da concessionária”, ressalta a gerente.

Manutenção emergencial – Conjunto Lula

Postado por Daniele Brito em 20/fev/2026 - Sem Comentários

Manaus, 20 de fevereiro de 2026 – A Águas de Manaus informa que, na manhã desta sexta-feira (20), identificou uma ocorrência em um dos poços responsáveis pelo abastecimento do Conjunto Lula, na zona Leste da cidade. Após avaliação técnica, foi constatada a necessidade de realizar manutenção e limpeza na estrutura afetada. O serviço deve ser concluído em até 72 horas.

Durante o período das intervenções, as áreas mais elevadas do conjunto poderão registrar oscilações no abastecimento ou falta de água. Para reduzir os impactos à população, a concessionária já disponibilizou carros-pipa para atendimento emergencial na região.

A Águas de Manaus agradece a compreensão dos moradores e reforça que a medida é necessária para assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo a qualidade e a regularidade do abastecimento no local.

Carnaboi 2026: Águas de Manaus oferece hidratação gratuita para público no Sambódromo

Postado por Camila Henriques em 20/fev/2026 - Sem Comentários

Evento, que acontece neste fim de semana, reunirá torcedores de Garantido e Caprichoso. 

A Águas de Manaus estará presente na 25ª edição do Carnaboi, oferecendo pontos de hidratação gratuitos para o público que comparecer ao Sambódromo nesta sexta-feira (20) e sábado (21). A estrutura do evento recebe o apoio da concessionária, que reforça seu compromisso com o bem-estar da população durante a celebração da cultura amazônica. 

Os pontos de hidratação serão temáticos, homenageando os bois Caprichoso e Garantido. Eles estarão posicionados estrategicamente na entrada do Sambódromo, cada um personalizada com as cores de um dos bumbás de Parintins.

O Carnaboi 2026 terá início às 19h e contará com mais de 40 atrações. Além dos bois de Parintins, a festa celebra a força cultural dos bois-bumbás de Manaus, com apresentações dos grupos Brilhante, Corre Campo, Garanhão e Tira Prosa. 

“O acesso à cultura e ao lazer com segurança é um direito fundamental, assim como o saneamento básico. Estaremos presentes com nossos pontos de hidratação para garantir que o brincante possa aproveitar a festa com saúde e conforto”, reforça o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas.

Japiim, Jorge Teixeira e mais duas áreas recebem obras de esgoto nesta semana

Postado por Daniele Brito em 16/fev/2026 - Sem Comentários

As obras de ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto do programa Trata Bem Manaus seguem avançando na capital amazonense. Nesta semana, as equipes atuam simultaneamente em cinco áreas da cidade: bairros Japiim, Jorge Teixeira, Lírio do Vale e Nossa Senhora das Graças. Os serviços são realizados no período diurno.

Durante a execução das obras, as vias recebem sinalização adequada e passam por interdições parciais para garantir a segurança das equipes, pedestres e motoristas que circulam pelas áreas atendidas.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura de esgotamento sanitário, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde pública, qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente em Manaus.

Em caso de dúvidas ou ocorrências relacionadas às obras, a população pode procurar as equipes em campo ou entrar em contato com a Águas de Manaus por meio dos canais oficiais de atendimento: 0800 092 0195, site aguasdemanaus.com.br ou aplicativo Águas APP.

Confira o cronograma de obras de 16 a 21 de fevereiro:

Programa Portas Abertas retorna em 2026 com visitas gratuitas às estações de água e esgoto

Postado por Daniele Brito em 16/fev/2026 - Sem Comentários

Iniciativa oferece visitas guiadas às estações de tratamento de água e esgoto para estudantes e instituições a partir de 12 anos.

Manaus segue avançando no saneamento básico, e compreender como funcionam os processos de captação, tratamento, produção e distribuição da água, assim como o tratamento de esgoto, é fundamental para reconhecer a importância desses serviços na melhoria da qualidade de vida da população. Com esse objetivo, a Águas de Manaus inicia a nova temporada do programa Portas Abertas, que recebe estudantes, instituições do terceiro setor e grupos parceiros de comunidades para visitas guiadas às estações de tratamento de água e esgoto da concessionária.

As visitas são gratuitas, mediante agendamento, e organizadas pelo setor de Responsabilidade Social da empresa. Nas estações de água, a atividade é destinada a públicos a partir de 8 anos de idade, já nas estações de esgoto, a participação é permitida a partir dos 12 anos. Realizadas nas principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da capital, as visitas oferecem uma experiência educativa sobre todas as etapas do saneamento básico, além de promover a conscientização ambiental e o uso responsável dos recursos naturais.

Desde a criação do programa, cerca de 6,5 mil pessoas já participaram das visitas. Para a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias, a iniciativa reforça o papel do saneamento no desenvolvimento da cidade. “Abrir as portas das nossas estações é uma forma de aproximar a população do saneamento básico e mostrar como cada etapa do tratamento da água e do esgoto impacta diretamente a qualidade de vida e o futuro ambiental de Manaus. Acreditamos que informação e vivência são ferramentas essenciais para formar cidadãos mais conscientes e engajados”, destaca.

Roteiro das visitas

No Complexo Ponta do Ismael, localizado na zona Oeste, os visitantes conhecem de perto todas as etapas das Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e 2), desde a captação até a finalização do processo, quando a água está pronta para ser distribuída à população. No local, são produzidos diariamente mais de 600 milhões de litros de água tratada que abastecem cerca de 70% da cidade.

Já para compreender o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, os participantes podem visitar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Educandos, na zona Sul, ou a ETE Timbiras, na zona Norte. As unidades estão entre as maiores da capital amazonense. Atualmente, mais de 62 milhões de litros de esgoto são tratados e devolvidos ao meio ambiente todos os dias, em um sistema que continua em constante expansão tendo como meta a universalização do serviço.

Agendamento

Escolas, universidades e instituições interessadas em participar do Programa Portas Abertas podem solicitar o agendamento das visitas pelo e-mail [email protected] . Após o contato, a equipe de Responsabilidade Social retorna com as orientações e informações necessárias.

Falta de energia impacta funcionamento da PDI

Postado por Camila Henriques em 15/fev/2026 - Sem Comentários

Manaus, 15 de fevereiro de 2026 – A Águas de Manaus informa que o funcionamento do Complexo da Ponta do Ismael foi interrompido após uma queda de energia na tarde deste domingo (15). Com isso, as áreas atendidas pela unidade podem ter oscilações no abastecimento de água. O sistema está em fase de recuperação e o serviço deve ser restabelecido nas áreas impactadas até a noite deste domingo.

Equipes da Águas de Manaus estão mobilizadas com carros-pipa, para abastecer locais prioritários, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Escolas nas zonas abrangidas pelo serviço. A concessionária informa que, qualquer situação emergencial deve ser informada imediatamente à concessionária, nos canais de atendimento: 0800-092-0195 (Whatsapp e SAC), www.aguasdemanaus.com.br.

Veja lista de áreas impactadas:

Abílio Nery | Abraham Pazzuelo | Adrianópolis | Agnus Dei | Ajuricaba | Aleixo | Aliança Com Deus | Alphaville I | Alvorada I, II e III | Amaral | Américo Medeiros | Araras | Arezo | Armando Mendes | Asturias | Augusto Montenegro I e II | Bairro Da União – PQ 10 | Baixada Fluminense | Beco Do Macedo | Beija Flor I, II, III e IV | Belvedere I e II | Betânia | Boas Novas | Bom Jardim | Bom Jesus | Cachoeirinha | Campo Dourado I e II | Campos Elíseos I, II e III | Canaã | Canaranas | Carlos Braga | Celebridade | Celetra | Cemitério Dos Índios | Centro Chapada | Cidadão I | Cidadão VI | Cidadão VII | Cidadão XII | Cidade Nova I | Cidade Nova II | Colina Do Aleixo | Colônia Oliveira Machado | Colônia Santo Antônio | Com. Ouro Verde | Comunidade Luis Otavio | Comunidade Monte Cristo | Comunidade Nobre | Comunidade Peniel | Comunidade Sharp | Conj Acariquara | Conj Adrianópolis | Conj Ajuricaba | Conj Alphaville | Conj Americo Medeiros | Conj Aripuanã | Conj Asteca | Conj Ayapuá | Conj Boas Novas | Conj Canaranas | Conj Carijo | Conj Carlos Braga | Conj Celetra | Conj Costa E Silva | Conj Déborah | Conj. De Flores I | Conj. De Flores II | Conj Der Am | Conj Eldorado | Conj Francisca Mendes | Conj Hileia I e II | Conj Ica Paraíba | Conj Itaporanga II | Conj Itapuã | Conj Jardim Amazonas | Conj Jardim Paulista | Conj Jardim Petropolis | Conj João Bosco II | Conj Kissia | Conj Manauense | Conj Manoa | Conj Morada Do Sol | Conj Mundo Novo | Conj Murici | Conj Omar Aziz | Conj Ouro Verde | Conj Ozias Monteiro | Conj Parque Das Samambaias | Conj Petros | Conj Renato Souza Pinto I | Conj Rio Maracana | Conj Rio Maracanã | Conj Sargento | Conj Sergio Pessoa Neto | Conj Sta Cruz | Conj Subtenente | Conj Tropical | Conj Uirapuru | Conjunto Álvaro Neves | Conj Vila Amazônia | Conj Vila Da Barra | Conj Vila Gaia | Conj Vila Verde I e II | Cophasa | Coroado I | Coroado III | Costa E Silva | Crespo | Cristo Rei | Dallas | Dalva Toledo | Da Paz | Deborah | Deus Proverá | Dom Pedro | Duque De Caxias | Eduardo Braga | Eduardo Gomes | Educandos | Eldorado | Elegance | Espaço Verde | Eucalipto | Fazendinha | Flamanal | Flores | Fortaleza | Francisca Mendes | Francisca Mendes II | Galiléia | Guaianás I | Guaianás Ii | Hiléia I e II | Huascar Angelim | Hydea III | Ica Paraíba | Ilha Do Campos Elíseos | Ilhas Gregas | Inv. João Paulo | Itacolomy | Itapuranga | Itapuranga III | Japiim | Japiinlândia | Jardim Brasil | Jardim Das Américas | Jardim Do Édem | Jardim Do Hiléia | Jardim Encontro Das Águas | Jardim Europa | Jardim Imperial I e II | Jardim Itaoca | Jardim Paulista | Jardim São Luis | Jardim Versalles I, II e III | Jerusalém | Jesus Me Deu | João Bosco | Joao Paulo Suhab 4 Etapa | Jonasa | José Bonifacio | Jurema | Juruá | Kíssia I e II | Lagoa Verde | Laranjeira II Premium | Laranjeiras I | Lion | Lírio Do Vale I e II | Lot Agnus Dey | Lot America Do Sul | Lot América Do Sul | Lot Canaa | Lot Canaã | Lot Fortaleza | Lot Raquel | Lot Sao Luiz | Luiz Otávio | Manauense | Manoel Nogueira | Marina Do Davi | Monte Cristo | Monte Das Oliveiras | Monte Pascoal | Monte Sinai | Morar Mais | Morrinho | Morro Da Liberdade | Mosaico Ponta Negra | Mundo Novo | Murici | Nobre | Nossa Senhora Das Graças | Nova Cidade | Nova Esperança I e II | Nova Jerusalém | Novo Israel | Nsra. Do Perpétuo Socorro | Nsra Perpétuo Socorro | Nucleo 10 | Nucleo 11 | Nucleo 12 | Nucleo 13 | Nucleo 14 | Nucleo 5 | Nucleo 6 | Nucleo 7 | Nucleo 8 | Nucleo 9 | Núcleo I | Núcleo Ix | Núcleo V | Núcleo VI | Núcleo VII | Núcleo VIII | Núcleo X | Núcleo XI | Núcleo XIII | Núcleo XIV | Omar Aziz | Orla Ponta Negra | Osvaldo Frota I e II | Parque 10 | Parque Aripuanã | Parque Centenário | Parque Das Laranjeiras – Av. Nilton Lins | Parque Dos Franceses | Parque Dos Rios II | Parque Eduardo Braga | Parque Eduardo Gomes | Parque Florestal | Parque Mosaico | Parque Residências | Parque Sabiá | Parque Santa Etelvina | Parques Das Nações | Paulo Nery | Peniel | Petrópolis | Planeta Dos Macacos | Ponta Negra | Praça 14 | Pró-Morar Alvorada | Pros. Cachoeirinha | Pros. Gilberto Mestrinho | Pros. Ipixuna | Raio De Sol | Raiz | Redenção | Renato Souza Pinto I e II | Res. Alphaville II | Res. Alphaville III | Res. Alphaville IV | Resd Parque Verde | Resd Stillus | Resd Turim | Residenza | Riacho Doce I, II e III | Ribeiro Junior | Rio Piorini I, II, III, IV e V | Samambaia | Santa Cruz | Santa Etelvina I e II | Santa Luzia | Santa Marta | Santa Rosa | Santa Tereza | Santa Terezinha | Santo Agostinho | Santos Dumont | São Francisco | São Jorge | Sao Jose I | São José II | Sao Lazaro | São Sebastião | Sapolândia | Senador João Bosco | Sergio Pessoa | Sharp | Sta Luzia | Sta Marta | Sta Tereza | Sta Terezinha | Suhab João Paulo Etapa Iv | Terra Nova I, II e III | Tiradentes | Tropical | Uirapuru Orquídea | União Da Vitoria | Vale Do Sinai | Vera Cruz | Vila Da Barra | Vila Dos Lírios | Vila Humaita | Vila Municipal | Vila Parque | Vila Real | Vila Verde I e II | Villa Cidades | Vista | Vista Alegre | Vista Bela | Vista Do Sol | Vitalli | Vitoria Regia | Viver Melhor III | Zumbi I | Zumbi III | Compensa, Vila marinho, Rio Xingu, Vila da Prata, Conjunto Vitória Regia, Glória, São Raimundo, conjunto Aruana, presidente vargas, Aparecida, Conjunto Tocantins, Vieiralves, Conjunto Pantoja, Santo Antônio, Porta do Rio Negro, Condomínio Paradaiso Sky, Paradaiso Sunrise, Paradaiso River, Life Flores, Flex Tapajos, Smart Tapajos, Conquista Torquato, Conquista Rubi, Alegro, Conjunto Planalto