Arquivo de novembro 27America/Sao_Paulo 2025

Manutenção emergencial – Av. Desembargador João Machado

Postado por Camila Henriques em 27/nov/2025 - Sem Comentários

*Manaus, 27 de novembro de 2025* – A Águas de Manaus informa que está com equipes atuando na correção de um vazamento de rede na Avenida Desembargador João Machado, Alvorada, Zona Centro-Oeste da cidade. Em razão do serviço emergencial, o abastecimento de água no bairro foi interrompido. A previsão é que a manutenção seja concluída na noite desta quinta-feira (27), com o fornecimento de água retomado em seguida, de forma gradual.

Rede de esgotamento sanitário do Japiim entra em fase final e irá beneficiar mais de 10 mil pessoas

Postado por Daniele Brito em 26/nov/2025 - Sem Comentários

Concessionária realiza visitas porta a porta para orientar sobre a conexão e os benefícios do novo sistema.

A partir de dezembro, cerca de 10 mil pessoas que vivem no bairro Japiim vão passar a ter acesso ao sistema completo de esgotamento sanitário. As obras, iniciadas em maio deste ano, têm previsão de conclusão nos próximos dias. Atualmente, a concessionária atua na construção de uma rede de esgoto que irá transportar o esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, além de realizar visitas porta a porta para informar os moradores sobre o novo serviço e tirar dúvidas.

O novo sistema que beneficiará o bairro Japiim compreende um total de 17,6 mil metros de rede coletora, além de duas estações de bombeamento. De acordo com o gerente de Engenharia da Águas de Manaus, Wendel Sousa, as obras seguem em ritmo acelerado para que os moradores possam usufruir dos benefícios trazidos pelo sistema. “Quando falamos em um sistema de esgoto em operação, estamos falando também de melhorias significativas para a população que vive nessa região. A partir do próximo mês, iremos coletar o esgoto de quase todo bairro do Japiim, transportar e tratar na Estação Raiz, que foi inaugurada recentemente. Todo o esgoto que antes era deixado em fossas ou despejado diretamente nos igarapés passará a ser tratado, e isso gera benefícios para a saúde das pessoas e para todo o meio ambiente”, destaca.

Além das obras, equipes da concessionária realizam uma nova rodada de ações de conscientização porta a porta no Japiim. O objetivo é esclarecer os moradores sobre a importância da conexão ao sistema, apresentar os benefícios que chegam com o novo serviço e orientar sobre como realizar a interligação.

A aposentada Maria do Perpétuo Socorro de Lima mora no Japiim há 55 anos. Durante a visita porta a porta, ela relatou que a chegada do sistema de esgoto traz esperança de uma vida mais saudável. “Moro aqui desde os 14 anos. Hoje, com 69, acompanho a transformação que a Águas de Manaus está fazendo no meu bairro. Ainda quero viver muito tempo e quero ver as ruas limpas, sem água suja na sarjeta. Aqui em casa, uso fossa e, quando ela enche, o cheiro forte incomoda. Quando tudo estiver funcionando, vou me conectar. Acredito que tudo vai mudar e melhorar por aqui com a chegada do esgoto”, afirma

Papel da população

A obra no bairro Japiim faz parte do cronograma do programa Trata Bem Manaus, que tem como objetivo universalizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, reduzir os índices de doenças de veiculação hídrica — como hepatite e diarreia — e colaborar com a recuperação do meio ambiente.

Além das redes coletoras, a concessionária também instala um Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) na calçada de cada imóvel. É por meio dele que cada morador irá se interligar ao sistema.

“Os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são essenciais para evitar riscos de contaminação e proliferação de doenças. Quando falamos em meio ambiente, eles também impactam positivamente, principalmente no controle da poluição dos nossos igarapés. Mas, para que todos esses benefícios sejam de fato percebidos, é fundamental a participação da população por meio da adesão ao sistema. Os benefícios do esgoto são coletivos e a adesão de todos reflete no bem-estar de toda comunidade”, reforça o engenheiro Wendel Sousa.

Trata Bem Manaus: Expansão da coleta e tratamento de esgoto segue em nove bairros da cidade

Postado por Daniele Brito em 24/nov/2025 - Sem Comentários

Intervenções incluem implantação de redes coletoras, ligações novas e construção de estações elevatórias, com serviços realizados nos turnos diurno e noturno.

As obras de ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto do programa Trata Bem Manaus continuam avançando pela cidade. Nesta última semana de novembro, as equipes trabalham em nove áreas distribuídas pelas zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste. As intervenções incluem a implantação de redes coletoras de esgoto, ligações novas e a construção de estações elevatórias de bombeamento.

As atividades são realizadas nos turnos diurno e noturno, conforme o fluxo de veículos de cada via. A concessionária destaca que, durante a execução dos serviços, as ruas são devidamente interditadas e sinalizadas para garantir a segurança dos moradores e motoristas.

Para esclarecimento de dúvidas sobre as obras em andamento, os moradores podem entrar em contato com a concessionária pelo número 0800 092 0195, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp.

Confira o cronograma de obras de 24 a 29 de novembro:

Manutenção no Nossa Senhora das Graças

Postado por Daniele Brito em 18/nov/2025 - Sem Comentários

Manaus, 18 de novembro de 2025 – A Águas de Manaus atua, nesta terça-feira (18), em um reparo emergencial no cruzamento entre as ruas Rio Branco e Rio Içá, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Uma estrutura de drenagem foi danificada durante obras de esgoto no local. Por conta do serviço, o trecho está interditado.

As equipes trabalham para concluir o reparo na madrugada desta quarta (19), com a liberação da via na sequência. A Águas de Manaus reforça que o abastecimento de água da região não foi impactado.

A concessionária pede desculpas pelo transtorno temporário e orienta os motoristas a buscarem rotas alternativas no período.

Águas de Manaus avança com obras de esgoto em todas as zonas da cidade; confira

Postado por Camila Henriques em 18/nov/2025 - Sem Comentários

Intervenções abrangem nove localidades e incluem novas redes, ligações e a construção de uma estação elevatória de esgoto.

Dando continuidade à expansão do saneamento básico na capital amazonense, a Águas de Manaus segue avançando com as obras de esgotamento sanitário em diversos bairros. Entre os dias 17 e 22 de novembro, os serviços estarão concentrados em áreas de todas as zonas da cidade, beneficiando milhares de moradores.


Ao todo, nove localidades receberão os serviços para construção da nova infraestrutura. Além dos trabalhos de implantação de rede e ligação nova, a concessionária também atua na construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), que é a estrutura responsável por bombear o esgoto coletado das residências até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).


Em caso de ocorrências durante o período das obras, os clientes podem procurar as equipes de campo ou entrar em contato pelos canais oficiais da Águas de Manaus: 0800 092 0195, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.


Confira o cronograma de obras de 17 a 22.11:

Águas de Manaus usa método inédito no Norte para mapear ruas que receberão obras de esgoto

Postado por Camila Henriques em 17/nov/2025 - Sem Comentários

Veículos semelhantes ao ‘Google Street View’ registram imagens e dados do relevo da cidade para melhorar o planejamento e execução de projetos de esgotamento sanitário. 

Carros equipados com uma tecnologia de mapeamento semelhante ao Google Street View estão nas ruas de Manaus para realizar o levantamento topográfico das áreas que receberão obras de implantação de redes de esgoto. Para garantir a adaptação do sistema de esgotamento sanitário em cada rua da capital, a concessionária Águas de Manaus adotou uma nova tecnologia de mapeamento urbano que registra imagens e dados topográficos de forma automatizada nas vias da cidade.

Os veículos são equipados com câmeras que farão um raio-x das ruas mapeadas pela Águas de Manaus, registrando informações que permitem analisar relevo, obstáculos e condições do solo. 

Os dados coletados serão processados e enviados à concessionária. A partir deles, será possível indicar com mais agilidade a viabilidade de instalação de novas redes e planejar adaptações nos sistemas já existentes. O levantamento é realizado sem necessidade de interdição de ruas e, portanto, sem impactos na rotina da população. 

A previsão é de que mais de 500 quilômetros sejam mapeados até o fim do ano, abrangendo bairros de todas as zonas da cidade. Manaus é a primeira cidade da Região Norte a utilizar essa tecnologia de ponta, que combina câmeras de alta resolução e sensores a laser para realizar o levantamento topográfico das áreas que receberão obras de esgotamento sanitário. Desenvolvido por uma empresa estadunidense, o sistema marca também a primeira aplicação desse tipo de ferramenta em uma concessionária do grupo Aegea.

A expansão dos serviços de saneamento básico em Manaus enfrenta desafios que passam pela própria geografia da cidade. O mapeamento contínuo dessas áreas foi essencial para que a capital amazonense alcançasse 99% de cobertura de água tratada em 2023. Com o foco voltado à ampliação da coleta e do tratamento de esgoto, esse trabalho ganha nova dimensão.  

“Quando iniciou as operações em Manaus, a empresa mapeou as áreas de difícil acesso para entender as particularidades sociais, climáticas e topográficas das comunidades que passaram a ser atendidas com abastecimento de água. Para ampliar o esgotamento sanitário em menos de dez anos, é preciso realizar ações simultâneas em ruas com diferentes características. No caso de Manaus, estamos falando de uma cidade com muitas elevações, solo arenoso e que cresce diariamente com o surgimento de novas comunidades. Por conta dessas especificidades, esse novo levantamento garante uma análise mais precisa e otimizada, essencial para o processo de instalação das redes de esgoto”, explica Wendel Sousa, gerente de Engenharia da Águas de Manaus.

Evolução do saneamento básico em Manaus ganha destaque na COP 30 nesta semana

Postado por Camila Henriques em 11/nov/2025 - Sem Comentários

Solução que levou água e esgoto tratados para palafitas e cases de estiagem e Tarifas Sociais serão abordados em debates e espaços oficiais da Conferência, em Belém 

Capital que mais investiu em saneamento básico na Amazônia nos últimos sete anos, Manaus estará presente em debates e espaços oficiais da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA) até o dia 21 de novembro. As soluções operacionais para enfrentar eventos climáticos extremos como as secas de 2023 e 2024 e a infraestrutura adaptada para garantir água e esgoto tratados em regiões de palafitas, serão evidenciados. 

Grupo líder em saneamento básico no país, a Aegea, holding que a concessionária a Águas de Manaus faz parte, terá mais de 40 participações em painéis e atividades oficiais da COP-30. 

Na Blue Zone (área restrita da conferência onde ocorrem negociações oficiais e circulam delegações internacionais e chefes de Estado), executivos da Aegea apresentam as soluções de infraestrutura e de atendimento voltadas à população vulnerável desenvolvidas em Manaus. Os debates serão feitos para instituições como o Ministério das Cidades, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Pacto Global da ONU e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Aegea também marca presença com um stand na Green Zone (área aberta ao público em geral), onde um espaço imersivo destaca o Beco Nonato, comunidade da zona Sul de Manaus que é a primeira área de palafitas a ter acesso aos serviços de água e coleta de esgoto no país. O case ilustra o impacto social do saneamento básico em Manaus.

As soluções desenvolvidas no Beco Nonato tornaram-se modelo para outras regiões da cidade. Somente com estrutura de água adaptada para becos e palafitas, mais de 200 km de redes foram instalados na capital amazonense nos últimos anos. O projeto de saneamento do Beco Nonato foi reconhecido com o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento, concedido pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Já em 2023, os mais de 900 moradores da região passaram também a ter acesso à coleta de esgoto, por meio de redes construídas respeitando as características estruturais de cada residência.

Além da infraestrutura, a concessionária destaca a importância de assegurar que populações vulneráveis tenham condições de acessar e manter o serviço. Manaus é hoje referência nacional em Tarifas Sociais, com a Tarifa Manauara, que concede 50% de desconto na fatura, e a Tarifa 10, que fixa em R$ 10 o valor para as famílias de maior vulnerabilidade. Aproximadamente 140 mil famílias da capital são beneficiadas por essas políticas.

Soluções operacionais

Em 2024, Manaus enfrentou a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro atingiu a cota de 12,11 metros, exigindo uma operação especial para garantir o fornecimento de água tratada aos mais de 2 milhões de habitantes da cidade. Foram necessários investimentos e intervenções inéditas nas estruturas de captação e distribuição.  A adaptação das estruturas de abastecimento também ocorre durante o período de cheia, no primeiro semestre, quando são realizadas suspensões e elevações provisórias de tubulações em áreas vulneráveis, posteriormente substituídas conforme o comportamento do rio.

“É um orgulho muito grande para a Águas de Manaus participar desse evento no coração da Amazônia que coloca no centro das discussões temas como preservação ambiental e a resiliência hídrica. Os benefícios promovidos pelo saneamento se conectam nesses temas. Serão dias de muito diálogo e troca de experiências sobre o nosso trabalho para levar saneamento para todos, com soluções que garantam dignidade, saúde e futuro sustentável para a população manauara”, destaca o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas.

Referência

A Aegea está presente em mais de 130 municípios da Amazônia. Além de Manaus, atua em 128 cidades do Pará e em cinco de Rondônia. Há sete anos na capital amazonense, a empresa já universalizou o abastecimento de água e avança rumo à universalização do sistema de esgotamento sanitário. Segundo o ranking mais recente do Instituto Trata Brasil, divulgado em julho deste ano, Manaus é a capital do Norte que mais investiu no setor. Os investimentos na cidade representam 89% do total aplicado em toda a região. Até o segundo semestre de 2025, mais de R$ 1,6 bilhão foram investidos em saneamento na capital.

Os cases de sucesso desenvolvidos em Manaus para atendimento à população vulnerável inspiraram um projeto em Belém-PA, que passou a ser atendida pela Aegea neste ano. A comunidade da Vila da Barca, uma das maiores áreas de palafitas da América Latina, já conta com água tratada para mais de 5 mil moradores. A Vila também já recebe obras para implantação do sistema de esgotamento sanitário. Em Barcarena (PA), onde a Aegea atua há mais de dez anos, o avanço é ainda mais expressivo, com a antecipação em quase uma década das metas nacionais para o setor. Com investimentos que somam R$ 220 milhões, Barcarena se torna, ainda neste ano, a primeira cidade paraense a contar com água e esgoto tratados para praticamente toda a sua população.

Águas de Manaus divulga cronograma semanal de obras de esgoto; confira

Postado por Daniele Brito em 10/nov/2025 - Sem Comentários

Durante as intervenções as vias são interditadas parcialmente e sinalizadas.

Nesta semana, a Águas de Manaus segue com frentes de obras em nove áreas distribuídas pelas zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Leste e Oeste da capital. As equipes atuam na implantação de redes coletoras e ligações domiciliares de esgoto. As obras fazem parte do programa Trata Bem Manaus que tem como objetivo a expansão do sistema de esgotamento sanitário da cidade e a universalização no prazo de menos de 10 anos.

Para minimizar impactos no trânsito, os serviços em vias de maior movimentação, são realizados no período noturno. Já durante o dia, as equipes se concentram em ruas com menor fluxo de veículos. Todas as intervenções são sinalizadas e interditadas durante a execução dos serviços.

Em caso de dúvidas sobre o serviço, a concessionária disponibiliza o canal de atendimento 0800 092 0195, que funciona para ligações e mensagens via WhatsApp.

Confira o cronograma das obras entre os dias 10 a 15 de novembro:

Águas de Manaus lança campanha “Zera Dívida” com foco em atendimento digital e comodidade ao cliente

Postado por Daniele Brito em 10/nov/2025 - Sem Comentários

Ação será realizada nos canais digitais oferecendo descontos de até 80% e condições especiais de parcelamento.

A Águas de Manaus inicia nesta segunda-feira (10) a campanha “Zera Dívida”. O objetivo da companha é facilitar a regularização de débitos de forma totalmente prática, segura e digital. A ação oferece descontos de até 80% e condições especiais de parcelamento até o dia 30 de novembro, priorizando o atendimento pelos canais de atendimento online da concessionária.

A campanha, que já integra o calendário comercial da concessionária, reforça o compromisso da Águas de Manaus em oferecer soluções acessíveis e inovadoras aos clientes. Este ano, o grande destaque é a possibilidade de negociação sem sair de casa, com atendimento disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio do 0800 092 0195, que funciona tanto por WhatsApp quanto por ligação telefônica.

Pelos canais digitais, os clientes podem consultar débitos, simular parcelamentos e concluir acordos em poucos minutos, com total segurança, agilidade e comodidade.

De acordo com a gerente comercial da Águas de Manaus, Carla Dutra, a digitalização do atendimento fortifica o relacionamento e tem sido fundamental para aproximar a empresa dos clientes e oferecer soluções mais rápidas e acessíveis.

“Nosso objetivo é facilitar a vida do cliente. Com apenas uma mensagem pelo WhatsApp, ele consegue regularizar sua situação, escolher a melhor forma de pagamento e aproveitar descontos que chegam a até 80%. É um processo rápido, seguro e totalmente online”, destaca Carla Dutra.

Para participar da campanha “Zera Dívida”, os clientes precisam ter em mãos RG, CPF e a fatura para identificação da unidade consumidora.

“Embora o atendimento presencial também esteja disponível nas lojas e guichês parceiros, mediante agendamento, a Águas de Manaus reforça que o atendimento digital é a maneira mais prática e rápida de negociar nesta edição da campanha”, reforça a gerente.

Conclusão de manutenção elétrica na PDI

Postado por Camila Henriques em 06/nov/2025 - Sem Comentários

Manaus, 6 de novembro de 2025 – A Águas de Manaus concluiu uma manutenção elétrica emergencial no Complexo de Produção de Água da Ponta do Ismael, na Compensa. Com isso, o abastecimento de água nos locais atendidos pela unidade está em fase de recuperação gradativa, com previsão de restabelecimento total ao longo da noite desta quinta-feira (6) e a madrugada de sexta (7).

A Águas de Manaus agradece a compreensão da população e informa que, qualquer situação emergencial deve ser informada imediatamente à concessionária, nos canais de atendimento: 0800-092-0195 (Whatsapp e SAC), www.aguasdemanaus.com.br.